5G e IoT – Saiba tudo sobre a internet das coisas e a nova tecnologia 5G

Publicidade

As siglas “5G e IoT” são muito usadas hoje em dia quando se refere à tecnologia que envolve celulares, computadores e principalmente quando se fala em internet. Mas, o que você sabe sobre elas? Tem ideia do quanto elas estão presentes em sua vida?

É provável que, como muitas pessoas no Brasil, você apenas tenha ouvi falar ou lido vagamente à respeito. Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois iremos tratar desse assunto de forma bem simplificada, para você pode entender tudo sobre isso.

Publicidade

Afinal, quando tratamos de 5G e IoT, não estamos falando de coisas que estão longe de entrar em nossas vidas. Ambas já estão presentes e é bom você estar por dentro de tudo. Se quiser saber mais, acompanhe a leitura até o final.

Fonte: Imagem do (Google)

Por que 5G e IoT são importantes hoje em dia?

Quando o assunto envolve “5G e IoT” estamos tratando de “tecnologia 5G” e sobre um conceito muito difundido atualmente que se refere à “internet das coisas”. Temos certeza que você já presenciou alguma conversa, leu alguma matéria ou já ouviu algo sobre isso.

E por que é tão importante você estar por dentro desses assuntos? Porque, como dissemos acima, isso já faz parte da nossa realidade. E você não quer ficar de fora das novidades relacionadas à tecnologia quando se trata desses assuntos, não é mesmo?

Todos os dias, quando você usa o seu celular, seu tablet, seu computador ou mesmo quando usa o sinal wi-fi ou vai ao supermercado, você está usufruindo de uma parte desses benefícios.

O que é a internet das coisas e como ela está presente na sua vida?

Esse é um conceito que surgiu em 1999, e as letras “IoT” são das palavras “Internet of Things”, as quais traduzidas para nosso idioma, significam “internet das coisas”. Mas, qual a relação entre 5G e IoT? Explicaremos à seguir.

Publicidade

A IoT mostra que os computadores são capazes de saber das coisas através de dados que são coletados sem qualquer intervenção humana. Isso mudou as atividades diárias das pessoas e empresas.

Daí surgiram processadores robustos e redes sem fio que transmitem dados, facilitando assim a nossa vida. E a velocidade com que esses dados são transmitidos aumentarão com a tecnologia 5G. Ficou um pouco mais claro agora?

Alguns exemplos onde você pode observar a internet das coisas em ação

Temos certeza que as dúvidas sobre 5G e IoT começam a ser esclarecidas na sua cabeça aos poucos. Mas quando você conseguir enxergar exemplos onde a internet das coisas está presente, aí ficará bem mais fácil, não é mesmo?

Você já deve ter ouvido falar ou até já possui um “smartwatch”. Pois bem, ele é um bom exemplo onde não apenas faz as funções do seu celular, mas também entende as “suas coisas” através da inteligência, como batimento cardíaco, caloria e pressão arterial.

Carros e casas inteligentes são outros exemplos da IoT em ação. É possível ver em algumas casas e carros que os comandos são dados por voz, como acender os faróis, as luzes, aumentar a temperatura da geladeira, entre outros.

Que tal entender a diferença entre 3G, 4G e 5G?

Agora sim estamos falando a sua língua, não é verdade? Afinal, você deve ter um celular que usa a tecnologia 3G, 4G ou mesmo já adquiriu um que está pronto para receber a tecnologia 5G quando chegar ao Brasil.

No próximo dia 4 de novembro de 2021 a Anatel fará o leilão da tecnologia 5G, a qual trará uma verdadeira revolução para nossas vidas, à exemplo de uma internet ultrarrápida e até veículos que dirigem sozinhos. Isso já existe fora do Brasil e está chegando aqui.

Em se tratando de 5G e IoT, há sempre a dúvida sobre o que significa o “G” (das tecnologias 3G, 4G e 5G). Simples, ele significa a geração. O aumento da numeração (de 3 para 4 e agora para 5) envolve melhorias. Veja como isso é na prática:

  1. 3G: foi chamada de “a 3ª. geração de rede móvel”, a qual foi lançada no início de 2000. Foi através dela que a internet passou a ser acessada nos celulares, permitindo que você usasse as redes sociais, mandasse mensagens e e-mails. Essa tecnologia está disponível hoje em todos as cidades do Brasil.
  2. 4G: a 4ª. geração da rede móvel teve seu início em 2010. Ela trouxe consigo uma melhora considerável na estabilidade do sinal, no tráfego de informações e dados, além de uma conexão mais veloz. Sabe quando você assiste a uma série no ônibus? Pois bem, foi a tecnologia 4G que permitiu isso. A tecnologia 4G dobrou a velocidade da internet em relação à tecnologia 3G.
  3. 5G: a 5ª. geração da rede móvel promete chegar nas capitais do Brasil até o mês de julho de 2022 e sua velocidade pode chegar a ser até 100 vezes mais rápida que o 4G.

Qual o melhor aplicativo 5G e IoT para baixar no celular?

São vários, porém, nós achamos que o Google Meet é o melhor entre eles. Afinal de contas, uma das maiores promessas envolvendo 5G e IoT é que a velocidade da internet seja muito melhor.

Esse app se conecta atualmente ao Google Calendar (para compromissos), Google Drive (para compartilhar documentos) e à câmeras que permitem ver, ouvir e falar com até 100 pessoas. Com uma velocidade maior isso será fantástico não é mesmo?

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Pronto! Nós cumprimos o que prometemos. Agora você já sabe tudo sobre a internet das coisas e sobre a tecnologia 5G que promete revolucionar as coisas. Prepare-se para obter dessa tecnologia o que há de melhor. Até breve.

Publicidade