5G vs 4G – Descubra se você precisará trocar o seu celular

Publicidade

Hoje em dia ouvimos muito falar sobre tecnologia 5G vs 4G. Mas você por acaso sabe qual dessas tecnologias é melhor? E, ainda mais importante do que isso, você sabe se vai precisar trocar seu celular quando essa nova tecnologia chegar ao Brasil?

Na realidade, a tecnologia 5G, bem como a tecnologia atualmente existente aqui no Brasil, 4G, dizem respeito à muito mais do que aparelhos celulares. Elas envolvem tudo relacionado à internet e como isso afeta o nosso dia-a-dia.

Publicidade

5G vs 4G será um assunto bastante conversado por milhões de pessoas, pois a corrida para implementação da tecnologia no Brasil começou há alguns dias. Você não vai querer ficar de fora desse assunto. Para saber mais, leia esse artigo até o final. Boa leitura!

Fonte: Imagem do (Google)

A internet das coisas (IoT) e as tecnologia 5G vs 4G

A internet das coisas (IoT – Internet of Things) já existe entre nós desde o ano de 1999. Você já tinha ouvido falar dela? Não? Fique tranquila(o). Ela é mais comum do que você imagina e está diretamente relacionada com tecnologias 5G vs 4G.

O conceito surgiu há alguns anos prevendo que, em um futuro não muito distante (nosso presente), os dispositivos (computadores, tablets, notebooks, celulares, smartwatches) saberiam das coisas sem a intervenção dos seres humanos, apenas pelos dados coletados.

Isso tudo previsto em 1999 se concretizou. Grandes processadores, redes sem fio e outras facilidades foram criadas para transmitir dados, que usam a tecnologia 4G hoje e num futuro próximo usarão a tecnologia 5G. Está mais claro agora? Achamos que sim!

O que você precisa saber sobre a tecnologia 4G e como era sua vida antes dela

Em uma linguagem bastante simples e resumida, a tecnologia 4G é o que todos nós usamos atualmente, desde o ano de 2010 quando ela chegou ao Brasil, substituindo a tecnologia 3G.

Publicidade

A então substituída 3G teve seu início no ano 2000. Ela trouxe acesso à internet através dos celulares, permitindo mandar mensagens, e-mails e usar redes sociais. Quando o 4G chegou, trouxe uma velocidade 50 vezes maior.

O 4G permite que as pessoas assistam a vídeos dentro de um ônibus, indo ao trabalho, algo que não era possível antes (entre outras coisas). Entenda melhor abaixo a diferença das tecnologias 5G vs 4G.

Tecnologia 5G: o que ela trará de benefícios e quando chegará ao Brasil?

A primeira coisa importante na análise comparativa das tecnologias 5G vs 4G é entender que você não precisa, se não quiser, trocar o seu celular agora, pois a tecnologia 5G somente tem previsão de chegar ao Brasil em 2022.

Para ser mais exato, ela chegará “nas grandes capitais do Brasil” em julho de 2022, ou seja, se você não mora em uma das capitais, terá ainda bastante tempo sem ter o sinal do 5G na sua localidade. Aproveite um pouco mais o seu aparelho 4G enquanto isso.

Como benefícios agregados à essa nova tecnologia estão a capacidade de se ligar muito mais dispositivos em funcionamento e a velocidade que chegará a ser até 100 vezes mais rápida que a atual velocidade do 4G. Dá para imaginar como será isso?

Entenda o que significa ter uma tecnologia 5G na sua vida

Mesmo sabendo que agora você consegue entender um pouco melhor a comparação 5G vs 4G, queremos deixar ainda mais claro para você o que significa melhorar a sua vida e a vida de todos os brasileiros.

Vamos dar alguns exemplos que mostrarão isso na prática, ou ainda, que facilitarão a sua forma de ver as coisas dentro desse contexto de tecnologia. Temos certeza que depois disso, você mesmo poderá explicar aos seus amigos tudo sobre o assunto:

  1. Para baixar um filme HD que tem duração de 1 hora, com a tecnologia 4G, você leva hoje aproximadamente 6 horas. Com a tecnologia 5G esse tempo será de 6 segundos.
  2. Nos jogos online, para quem gosta, muitas vezes a habilidade no jogo somente não basta, pois atualmente, com a tecnologia 4G, a sua ação no momento certo pode não significar uma reação imediata e isso faz com que perca o jogo. Isso, nos jogos se chama “latência”. No 4G ela se manifesta em torno de 80 milissegundos, sendo que a previsão na tecnologia 5G é de 1 à 4 milissegundos.
  3. Um smartphone 4G que hoje que é usado para assistir um filme, se for usado com algum outro aplicativo em funcionamento, pode ter a velocidade comprometida. Com o 5G, muitos aplicativos, equipamentos, eletrodomésticos podem ser conectados ao mesmo tempo que se assiste ao filme, sem perder qualidade.
  4. Atualmente o 4G permite que até 10 mil dispositivos por quilômetro quadrado se conectem à uma rede de internet. Em um show de 20 mil pessoas isso é sinal de lentidão. Com 5G serão possíveis em média 1 milhão de dispositivos conectados que poderão postar fotos e vídeos no mesmo lugar e ao mesmo tempo. Incrível, não é mesmo?

Conheça um excelente aplicativo 5G vs 4G para baixar no seu celular ou computador

Você com certeza já ouviu falar no app “Google Meet”, não é mesmo? Bem, mesmo que não tenha ouvido ou utilizado esse app, não temos dúvida que em breve o fará. Quando se trata de tecnologias 5G vs 4G, ele é um verdadeiro ícone no assunto.

Muito mais do que proporcionar um ambiente para 100 pessoas se reunirem virtualmente ao mesmo tempo, ele ainda funciona como meio de sincronizar informações de calendários, compartilhar dados, ver e ouvir. Fantástico isso!

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Agora você já sabe que a tecnologia 5G ainda não chegou ao Brasil e, com isso, não será preciso trocar o seu celular. Baixe agora mesmo o app Google Meet e use todos os seus recursos com a tecnologia 4G. Futuramente, você troca o celular, se quiser, ok? Até breve.

Publicidade