Administração do tempo pessoal – Saiba como multiplicar seu tempo

Publicidade

A administração do tempo pessoal é considerada hoje uma das coisas mais desafiadoras para a maior parte das pessoas no mundo todo. Conciliar todas as atividades durante as 24 horas do dia não é nada fácil.

Uma boa parte das pessoas, acha que a vida se divide em apenas duas partes: “pessoal e profissional”. Esse é um engano comum e, talvez por isso, seja tão desafiador para elas, administrar o próprio tempo.

Publicidade

Para conseguir sucesso na administração do tempo pessoal, devemos entender algumas coisas bem simples, mas que requerem muita atenção. Convidamos você a ler esse artigo até o final e aprender a multiplicar o seu tempo e ser mais produtivo.

Fonte: Imagem do (Google)

Algumas curiosidades sobre o tempo

Você sabia que não existe “nada mais justo” que o tempo nesse mundo? Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso. E a maioria das pessoas nunca fez isso também. Mas é uma verdade absoluta isso, pois todos temos 24 horas.

Crianças e adultos. Homens e mulheres. Bebês e idosos. Ricos e pobres. Estudantes e professores. Pais e filhos. Não importa de quem estamos falando, todos têm a mesma quantidade de tempo todos os dias: 86.400 segundos.

E algumas coisas curiosas sobre ele: não podemos emprestar ou dar para qualquer pessoa. Não podemos estocar para usar em outro dia e não podemos ter mais dele. Entende agora como a administração do tempo pessoal é importante?

A nossa vida não se divide em apenas 2 áreas

É isso mesmo! Nossa vida se divide em “7 áreas” e é necessário dedicar tempo para cada uma delas. Quando você entende esse conceito, fica mais fácil a administração do tempo pessoal. Vamos entender quais são essas áreas?

Publicidade

“Familiar” é a primeira. “Emocional” é a segunda. “Física” é a terceira. “Mental” é a quarta. “Financeira” é a quinta. “Profissional” é a sexta e “Espiritual” é a sétima. É importante saber isso para poder gerir o seu tempo de forma equilibrada entre elas.

O próximo passo é fazer um diagnóstico. Ninguém deveria tomar um remédio antes de que seja diagnosticada alguma doença. Você acha que precisa aprender a administrar o seu tempo? Vamos descobrir abaixo:

Como saber se preciso de administração do tempo pessoal?

Analise todas as perguntas abaixo e responda “SIM” ou “NÃO” para cada uma delas, de forma bastante sincera. Temos certeza que ao final, você saberá se precisa ou não aprender a administrar o seu tempo.

  1. Tenho “facilidade para me concentrar” e consigo “manter o foco” nas atividades que realizo?
  2. Sei exatamente “em quê” dedico a maior parte do meu tempo, “todos os dias”?
  3. Sempre “sou pontual” em todos os encontros e compromissos que assumo?
  4. Tenho facilidade para “tomar decisões” e consigo fazer isso “de forma rápida”?
  5. As coisas “na minha casa e no meu trabalho” estão sempre organizadas?
  6. Tenho tempo disponível para fazer “todas as coisas que gosto”?
  7. Resolvo todos os assuntos “na mesma hora” e nunca adio nada, “deixando pendências para depois”?
  8. Consigo terminar “todas as tarefas”, sem “nunca deixar nada inacabado” ou para fazer depois?

É provável que a resposta tenha sido “NÃO” para uma ou mais perguntas. Isso significa que você precisa adotar um método eficiente, baseado em ações simples no seu dia a dia. Essas ações irão transformar a sua vida, para melhor, esteja certo disso!

Uma metodologia bastante eficiente se pauta basicamente em 4 ações primárias. Uma vez que você passe a adotar esse novo método de aproveitar o tempo, perceberá que muito mais coisas cabem no seu dia.

Método PPOE: Planejamento, Preparação, Organização e Execução

Uma perfeita administração do tempo pessoal começa com o “planejamento” do seu dia, que deve ser feito na noite anterior. Acordar alguns minutos mais cedo, pode ajudar com o segundo passo, ou seja, com a “preparação” do que fará.

Após ter planejado e ter se preparado para as atividades, é hora da “organização”, tendo consciência do que fazer e em que hora fazer. A partir daí, é a “execução” de cada um dos passos que planejou na noite anterior. Faça isso com a semana também!

Existem muitos aplicativos que ajudam bastante as pessoas a fazerem a gestão do seu próprio tempo, alguns até de forma rápida e muito divertida. Após algumas semanas de uso, você verá como a sua vida melhorará.

Aplicativos que irão ajudar na administração do tempo pessoal

Se você tem um celular Android ou iOS (iPhone), basta ir até a sua loja de aplicativos (Google Play Store ou App Store) e baixar qualquer um deles e começar a dar uma reviravolta na sua produtividade. Isso vai te deixar mais feliz e te trazer mais dinheiro.

Pesquise alguns deles: “Gestão do Tempo”, “Mini Hábitos”, “Planejador de Tempo”, “S.Graph”, “Organizador Day by Day” e “Meu Planejador Diário”. Cada um deles possui recursos e funcionalidades diferentes, mas todos tem o mesmo objetivo: ajudar você!

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos

Agora que você já sabe a importância da administração do tempo pessoal, baixe alguma das ferramentas acima em seu smartphone e aumente a sua produtividade. Mais dinheiro e felicidade são apenas duas, das muitas coisas que virão até você.

Publicidade