Publicidade

Alfabetização na educação infantil – Baixe o melhor app 

Publicidade

Sem dúvidas, a alfabetização na educação infantil é um assunto que preocupa e também requer cuidados em todo o mundo. Principalmente no Brasil isso não é diferente. Entretanto, o assunto nem sempre é tratado como prioridade no governo. 

Não somente no âmbito governamental podemos observar a falta de atenção e cuidado, mas também dentro de cada lar, cujos pais talvez não estejam conscientes do processo de aprendizado dos seus filhos. A verdade é que muitos não sabem como ajudar.

Publicidade

Entretanto, auxiliar e também acompanhar a alfabetização na educação infantil é mais fácil do que os pais podem imaginar. Existem aplicativos de smartphones que foram criados com esse intuito. Acompanhe a leitura desse artigo e saiba mais sobre eles.  

Fonte: Imagem do (Google)

Vamos entender como está o nosso cenário frente ao mundo 

Antes de nos aprofundarmos em tudo o que pode ser feito no sentido de melhorar a alfabetização na educação infantil dentro e também fora dos lares, é importante entender como está o nosso cenário hoje. Como está esse assunto no Brasil e no mundo todo?  

Primeiramente, vamos entender que uma pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e também escrever, sabe usar os números, expressa várias opiniões e idéias, manipula informações e consegue tomar decisões. É importante ser alfabetizado, concorda?   

Certamente é preocupante saber que, apesar do Brasil não figurar entre os 20 países com o maior índice de analfabetos, ele possui um percentual de 41% de crianças analfabetas. Isso considerando a idade correta de alfabetização que está entre 6 e 8 anos.

Publicidade

Quais as vantagens e desvantagens da alfabetização na educação infantil?  

Sem dúvida, a resposta para essa pergunta talvez possa ser encontrada em uma frase de Monteiro Lobato, quando afirmou que a pessoa que não lê bem, não escreve certo, não fala corretamente e também não pensa direito. A alfabetização na educação infantil é tudo!  

A primeira coisa a entender como desvantagem é que uma criança não alfabetizada, desde cedo não sente gosto por ler, o que certamente não contribuirá para o desenvolvimento de sua imaginação e também da sua criatividade.  

O fato de uma criança não ser alfabetizada terá impactos diretos em sua autoestima, autoconfiança e também na sua autoimagem. Financeiramente também, os impactos são enormes. Conheça todas as vantagens de uma alfabetização correta:         

  • Em primeiro lugar, como já vimos acima, a criança que aprende a ler e a escrever corretamente, consegue falar, se expressar e principalmente, aprende a pensar corretamente.
  • Em segundo lugar, quando se olha sob o aspecto das relações humanas, a criança que sabe se expressar através de uma alfabetização adequada, tem maiores chances de se inserir no contexto de uma sociedade.
  • Desse modo, suas chances de conseguir um melhor emprego, de aumentar sua renda, ou ainda, de aprender um novo idioma, permitirá, inegavelmente, que ela venha a ter melhores ganhos financeiros.
  • Em resumo, a alfabetização não apenas é importante, mas também necessária. Conheça abaixo alguns aplicativos que podem ajudar, de diversas formas, na alfabetização dos nossos pequeninos.  

Conheça 4 apps que auxiliam nossas crianças a se alfabetizarem

Certamente o primeiro da nossa lista é o “ABC do Duolingo”. Ele é simplesmente maravilhoso. Todo o sucesso do aprendizado de idiomas está adaptado aqui para a alfabetização. Ele é um dos melhores para a alfabetização na educação infantil.

Outras três excelentes opções de aplicativos de smartphones com esse intuito que você deve baixar hoje mesmo são:“ABC Dino”, “Papumba” e também “Bini ABC”. Cada um oferece recursos fantásticos e ensinam de forma bastante divertida.  

Todos eles estão disponíveis para que você baixe em celulares Android e iPhones. Você pode fazer o download de forma gratuita e, cada um deles oferece uma versão gratuita (com anúncios) e uma versão paga (sem anúncios). Pesquise e experimente todos eles. 

Conheça outras alternativas de aplicativos com essa mesma finalidade? 

Surpreendentemente, a maioria das pessoas e, principalmente dos pais, não sabia que haviam tantas opções de aplicativos que auxiliam a alfabetização na educação infantil. Você estava entre as poucas pessoas que sabiam disso? Certamente que sim! 

Entretanto, antes de encerrarmos esse artigo e mostrarmos o melhor app com essa finalidade em nossa opinião, queremos deixar para você mais algumas opções de aplicativos para você pesquisar e baixar no seu smartphone. Está preparada(o)?  

Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e pesquise pelos apps: “Letter School – Aprender a Ler e Escrever”, “Khan Academy Kids”, “Luz do Saber”, “Silabando”, “Edu Edu” e também o aplicativo “Ler e Contar”. Todos são maravilhosos!

Conheça agora o melhor app de alfabetização na educação infantil 

Será que você já ouviu falar do app “GraphoGame Brasil”? Saiba mais aqui sobre esse aplicativo fantástico, o qual escolhemos como o melhor entre os melhores no que diz respeito a auxiliar a alfabetização na educação infantil. O melhor de tudo: é 100% grátis!

Saiba também que ele foi desenvolvido por cientistas de outros países, testado e aprovado fora do país e totalmente adaptado para o nosso sistema de alfabetização. Além disso, o app funciona sem internet, o que o torna ainda melhor, não é mesmo? 

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Muito bem! Se você chegou até aqui já entendeu a importância desse assunto não somente dentro da sua própria casa, mas também em todo o nosso país. Portanto, compartilhe agora mesmo essas informações. Até breve.