Aplicativos de memorização espaçada – Saiba qual é o melhor

Publicidade

Muitas pessoas nunca sequer ouviram falar sobre aplicativos de memorização espaçada e por essa razão, quase sempre não têm acesso ou não conseguem guardar informações que podem ser valiosíssimas em sua vida pessoal ou no trabalho.

Ter uma memória saudável, capaz de guardar tudo aquilo que se aprende nos estudos, os nomes das pessoas e as informações que temos acesso durante todo o dia não é uma tarefa fácil, por isso existem recursos tecnológicos que permitem fazer isso.

Publicidade

Aqui é que entram os aplicativos de memorização espaçada, que podem transformar a forma como você aprende e guarda em sua memória tudo o que tem contato durante o dia. Quer ser uma um profissional melhor? Então leia esse artigo até o final e saiba mais.

Fonte: Imagem do (Google)

Você sabe quanto tempo leva para esquecermos as coisas?

É impossível falar sobre aplicativos de memorização espaçada sem mencionar a tão famosa (mas que poucos prestam a devida atenção ou se importam com ela) “curva do esquecimento”. Pode ser que você já tenha ouvido falar dela (ou não).

Essa curva do esquecimento foi trazida ao conhecimento da humanidade por um psicólogo nascido na Alemanha, chamado Hermann Ebbighaus. Basicamente horas depois de ouvir algo já esquecemos e no dia seguinte lá se foi quase tudo. E como fazer então?

O cérebro faz isso porque considera a maior parte das coisas como “descartáveis”, mas há técnicas e recursos que você pode utilizar para fixar o aprendizado no seu cérebro. As técnicas se chamam “reforço e repetição” e os recursos são alguns apps.

Aplicativos de memorização espaçada e o SRS (Spaced Repetition System)

O SRS é um conjunto de técnicas desenvolvido por Hermann Ebbighaus para evitar a perda das informações importantes em sua memória. Basicamente essas técnicas permitem armazenar aquilo que você quiser em sua memória de longo prazo.

Publicidade

Já vimos que o reforço e a repetição são muito importantes nesse processo, porém, apenas repetir, por si só não é 100% eficiente. Segundo psicólogo alemão, existe “o melhor momento” para fazê-lo. Saber isso economizará horas e horas de esforço.

Usar aplicativos de memorização espaçada é colocar em prática o que o SRS – Sistema de Repetição Espaçada sugere, ou seja, repetir as informações exatamente no momento em que o cérebro está prestes a esquecê-la. Isso é muito legal, não é mesmo?

Quais as vantagens e benefícios de usar esse sistema?

Usar o seu celular para algo tão útil como esse, por si só já representaria uma vantagem à você. Porém, vamos trazer mais do que isso. Os benefícios são muitos ao baixar um aplicativo de memorização espaçada.

Na sua vida pessoal você terá uma memória espetacular. Na sua vida profissional poderá melhorar o seu desempenho. Na escola, na faculdade ou para passar em um concurso público, essas informações e técnicas são essenciais.

Por essa razão, esteja atento à todas as vantagens que vamos trazer ao seu conhecimento, a fim de extrair o melhor do seu potencial de aprendizado e memorização. Conheça á seguir todos os benefícios da memorização espaçada:

  1. Melhora sua autoestima, autoconfiança e sua autoimagem, tornando você uma pessoa melhor preparada.
  2. Permite que você faça “mais coisas” em “menos tempo”, ou seja, sua produtividade aumenta exponencialmente.
  3. Você dedicará menos tempo aos estudos e os seus resultados (as suas notas, a quantidade de conteúdo estudado) em um único dia aumentará.
  4. Você aprenderá em menos tempo e conseguirá acessar as informações aprendidas e armazenadas sem esforço.
  5. Chega de brancos ou lapsos de memória.

Conheça alguns apps que vão te ajudar a lembrar daquilo que você precisa

É possível você criar “manualmente” alguns cartões e passar a treinar as repetições, de forma a tornar o seu cérebro e a sua memória mais ágeis. Porém, você pode, ao invés disso, baixar aplicativos de memorização espaçada e fazer isso de forma mais fácil.

O primeiro app que sugerimos é o “Memrise”, que ensina de forma divertida e usando as técnicas de jogos, para te ensinar a obter melhores resultados no seu dia-a-dia. O Memrise pode ser baixado em smartphones Android e iPhones.

Outros apps que tem a mesma função, mas apresentam recursos diferentes são: “Brainscape”, “Cerego”, “Lingvist”, “Course Hero”, “Mnemosyne”, “Quizlet”, “Pleco Software”, “Synap”, “SuperMemo” e “WaniKani”.

Anki: o melhor dos aplicativos de memorização espaçada

Entre todos as opções disponíveis, nós achamos o “Anki” um dos melhores aplicativos de memorização espaçada que podemos encontrar nas lojas de aplicativos Google Play Store ou App Store. Saiba mais sobre ele e baixe agora mesmo no seu celular.

É um app que permite ao usuário criar cartões de memorização usando textos, imagens e vídeos. Você pode (e deve) utilizá-lo para qualquer coisa que queira ou precise lembrar. Você poderá gerar quantos cartões de memória precisar. É sensacional!

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos

Não perca mais tempo tentando lembrar das coisas e melhore seu desempenho no trabalho e na sua vida pessoal. Torne-se uma pessoa mais produtiva e conquiste melhores empregos. Faça tudo isso melhorando a sua memória. Boa sorte e até breve!

Publicidade