Aplicativos interativos para sala de aula – Saiba qual é o melhor

Publicidade

Ter em seu celular alguns aplicativos interativos para sala de aula se tornou algo necessário nos dias de hoje. Assistir aulas de casa, participar de reuniões de pais online ou apresentar um trabalho por videoconferência são coisas normais agora.

Esse foi um dos eventos da pandemia aqui no nosso país. Podemos até concluir que esse foi um dos poucos efeitos positivos nesse contexto. O Brasil que estava tão atrasado nesse aspecto da tecnologia, hoje não está mais.

Publicidade

Aplicativos interativos para sala de aula devem estar presente nos smartphones de professores, de alunos e dos pais que desejam acompanhar o desempenho dos seus filhos na rotina escolar. Mostraremos abaixo algumas boas opções. Boa leitura!

Fonte: Imagem do (Google)

Pós-pandemia: a triste realidade da educação no Brasil

Vamos entender algumas razões pelas quais usar aplicativos interativos para sala de aula é uma atitude inteligente. Para isso, busquemos informações relativas a educação em nosso país. Os números assustam e falam por si.

Pesquisas realizadas recentemente, cujos resultados foram divulgados em junho/21 mostram na rede pública de ensino, há o risco de que 4 entre 10 alunos deixem de estudar. No âmbito geral, de 2020 para 2021 o percentual aumento de 26% para 40%.

A triste realidade é que 29% dos alunos não aprendeu nada e 22% desaprendeu o que já sabia. Por isso, todo e qualquer recurso que a tecnologia possa oferecer para melhorar o ensino é válido. Se você é professor ou mãe e pai, baixe alguns apps.

Class Dojo: milhões de pessoas no Brasil já utilizam essa plataforma

É isso mesmo! Mais de 10 milhões de pessoas já se renderam aos seus recursos. Entre os aplicativos interativos para sala de aula, ele é um dos mais baixados atualmente. Vá agora na sua loja de apps Google Play Store ou App Store e baixe-o você também!

Publicidade

Com ele, os educadores criam comunidades onde os alunos registram os momentos de aprendizado diário. Permite que o conteúdo dado seja visto pelos pais, facilitando o acompanhamento do desempenho e a interação entre eles e os educadores.

Kahoot: um dos mais diferentes aplicativos interativos para sala de aula que existe

O aplicativo Kahoot é bem diferente, pois ensina e fixa conteúdo através de jogos interativos. A criação de alternativas com múltiplas escolhas e a utilização de vídeos e imagens são ótimos recursos que o app oferece. Está disponível para Android e iOS.

Figurando entre os aplicativos interativos para sala de aula com maior destaque, o Kahoot é excelente para a execução dos jogos e questões em grupo, mostrando as respostas e resoluções em tempo real. Fantástico, não é mesmo?

Google Classroom: uma ferramenta forte e necessária no ensino

Entre as vantagens que os aplicativos interativos para sala de aula podem oferecer, a comunicação em tempo real entre educadores, alunos e pais é a que maior destque ganha. E, nesse aspecto, o Google Classroom é imbatível!

Com ele, é possível a criação de turmas diferentes, a distribuição de tarefas, a promoção de debates e a apresentação de temas através de palestras.  As perguntas e dúvidas dos alunos também são esclarecidas de forma fácil dentro do app.

Conheça mais alguns aplicativos interativos para sala de aula

Achamos que o app “Google Classroom” é a melhor opção até agora entre os aplicativos interativos para sala de aula. Com ele, a retomada da boa educação ao patamar que ela estava antes da pandemia em 2019, será mais fácil. Baixe agora!

Nessa linha de raciocínio, além das 3 opções elencadas acima, mostraremos à você outras alternativas de apps que também farão a diferença no combate ao “desaprendizado” na educação escolar. Conheça outros aplicativos abaixo:

  1. Canva: ensinar através de infográficos e recursos visuais ilimitados é uma das melhores ferramentas que esse app disponibiliza. Além disso, a plataforma permite que e-books sejam criados, editados e disponibilizados aos alunos, permitindo o estudo com mais qualidade. Possui um banco próprio de imagens e sua utilização é bastante intuitiva. Pode ser acessado através de computadores ou celulares, o que facilita bastante a sua utilização. Possui versão gratuita de utilização, bem como uma versão Premium que é paga. Pode ser utilizado em celulares Android e iOS.
  2. Jamboard: esse aplicativo funciona como um quadro branco virtual, permitindo, dentre outros recursos de colaboração disponíveis, que anotações sejam realizadas, transformando-as em documentos que podem ser salvos na nuvem e, posteriormente, podem ser compartilhados com outros dispositivos (celulares ou computadores).  
  3. Trello: Aplicativo bastante utilizado como gerenciador de projetos, através de listas. Sua principal vantagem é com a organização das tarefas realizadas no dia a dia, quer seja o usuário um educador ou um aluno. Elencar as prioridades para que o aproveito nos estudos seja eficiente, é outro recurso bastante utilizado na plataforma. O acesso pode ser feito pelo smartphone (iOS e Android), bem como pela internet. Possui duas versões, sendo uma paga e a outra gratuita.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos

Agora que você já conhece algumas das ferramentas disponíveis para ajudar a melhorar a educação dos seus filhos ou dos seus alunos, vá até a sua loja de aplicativos e baixe alguns deles em seu smartphone. Boa sorte e até breve!

Publicidade