App Inventor – Saiba como criar seu próprio aplicativo sem mistério

Publicidade

Você conhece ou já ouviu falar sobre o app inventor? Se a sua resposta à essa pergunta foi “sim”, você certamente descobrirá mais algumas informações preciosas sobre ele, afinal, muito se fala sobre ele atualmente. 

Entretanto, se a sua resposta foi “não, nunca ouvi falar dele”, então, esteja pronto para conhecer nesse artigo, como você poderá criar o seu próprio aplicativo, sem qualquer dificuldade ou mistério.

Publicidade

Ele é frequentemente chamado por seus usuários de app inventor for Android. De uma forma bem simples, é um aplicativo de código aberto, criado pela gigante Google e que permite a novos programadores criar aplicativos para sistema Android.

Fonte: Imagem do (Google)

Aprendendo um pouco com a sua história

Se você é da área ou é apaixonado por programação, então certamente já deve ter ouvido o nome de “Hal Abelson”. Em 2010, quando o app foi criado, posteriormente disponibilizado e lançado ao público, foi ele o responsável por tudo isso.

À partir do segundo semestre de 2011, com o financiamento do Google, outros professores, assim como Hal Abelson, se juntaram à ele para lançar em 2012 uma nova versão do app inventor. Seus nomes são Eric Klopfer e Mitchel Resnick.

E foi em 2013, que uma nova versão do aplicativo (versão 2) foi lançada, fazendo com que a sua versão original passasse à ser denominada como: App Inventor Classic. Essa nova versão continha diferenças significativas, principalmente no editor de blocos.

Conheça um pouco mais sobre o app inventor

Hal Abelson criou o app inventor na universidade americana chamada MIT – Massachusetts Institute of Technology, permitindo assim que aplicativos fossem criados usando um navegador de internet, conectado à um telefone ou emulador.

Dessa forma, a criação desses aplicativos é feita através de uma seleção de componentes e da montagem de blocos que especificarão de que forma esses componentes irão se comportar.

São basicamente duas seções que compõem o app inventor, sendo elas o “App Inventor Designer” (que constrói a interface do app) e o “App Inventor Blocks Editor” (que permite aos componentes interagirem entre si).

Conhecendo a seção “App Inventor Designer”

Ele é conhecido como o foco principal do projeto, onde a interface do aplicativo será desenhada e construída. Você define aqui o posicionamento dos botões e quais serão as imagens à serem utilizadas. 

Toda a construção do programa será baseada nos componentes e fotos importadas dos checkboxes e droplists. Aqui você usa toda a sua criatividade, amparando a sua estrutura em 4 colunas, à seguir:

Publicidade

  1. Coluna 1 – Palette (Paleta): nela é onde estarão basicamente todos os componentes à serem utilizados em um aplicativo. Ela será totalmente separada em novas seções, o que permite localizar os componentes de maneira fácil, sejam eles componentes básicos como botões, textos, imagens, bem como ferramentas um pouco mais complexas que permitirão sua integração com outras ferramentas de Lego Mindstorms. Os componentes criados na paleta serão arrastados para a segunda coluna.
  2. Coluna 2 – Viewer (Visualizador): ela é basicamente um organizador para os objetos criados anteriormente. Aqui você começa a dar “a carinha” para o aplicativo, tal e qual você imaginou. Através da exibição de uma janela, você poderá simular a tela de um celular e também organizar quanto espaço será utilizado nesse programa. Tudo o que foi inserido aqui e na coluna anterior, serão apresentados na terceira e próxima coluna.
  3. Coluna 3 – Components (Componentes): é responsável pelo armazenamento de tudo o que foi inserido antes, sejam eles componentes que serão visíveis na tela do aplicativo ou não. Dessa forma, cada objetos estará armazenado de maneira organizada e fácil, sendo permitido criar nomes que facilitem ou que tenham relação com o seu projeto. Além disso, você pode adicionar arquivos de mídia (vídeos, fotos e sons) e editá-los na quarta e última coluna.  
  4. Coluna 4 – Properties (Propriedades): Aqui está o ponto mais importante da sua criação, pois nessa coluna serão definidos elementos cruciais como: cores de fundos, o que contém cada texto e o seu tamanho, quais as informações, quais os botões, a dimensão (largura e altura) de cada objeto, etc. O que for configurado aqui é aplicado imediatamente na na coluna “Viewer”.

Com quase tudo já montado, dá-se início à fase de atribuição de funções para cada um dos componentes que você escolheu. Basta tão somente clicar sobre o botão “Blocks” para ser direcionado à uma nova seção.

Conhecendo a seção “App Inventor Blocks Editor”

Uma vez tenha acessado a seção “Blocks Editor”, será o momento de definir o que cada item do seu aplicativo fará. É basicamente a sensação de montar um quebra-cabeça.

Utilizando um menu de funções, você combinará de forma simples e intuitiva, cada comando e combinações. E tudo isso é feito através de encaixes perfeitos, pois somente as funções compatíveis se encaixarão. 

Dessa forma, quando você utilizar blocos de condicionais (como por exemplo “if ou for”), automaticamente você estará criando e estabelecendo uma lógica para o seu no aplicativo dentro do app inventor.

É muito fácil criar o seu aplicativo

É claro que, para quem quer aprender sobre como programar, o início pode até parecer difícil ou quem sabe, um pouco confuso. Mas tenha certeza que o app inventor deixará isso bem mais fácil.

Apesar de ter sido criado com o objetivo de inserir alunos no universo das programações, ele hoje permite que diversos tipos de aplicativos sejam criados (dos simples até os mais complexos). Todos com recursos limitados, é claro.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos

Não importa se você já tem o seu novo aplicativo desenhado ou apenas definido em sua imaginação, o app inventor irá te ajudar à concretizar o seu objetivo de forma rápida e muito fácil.

Publicidade