Publicidade

App jogos para idosos – Cuide da saúde mental dos idosos 

Publicidade

Certamente você já sabe que baixar um app jogos para idosos no seu celular ou no celular dos idosos pode ser uma excelente alternativa. Não somente para preservar a lucidez deles, mas também porque mantém a saúde mental em ordem.  

Afinal de contas, todos aqueles que envelhecem costumam apresentar, com o passar do tempo, algum tipo de dependência. Não somente física, mas também uma incapacidade de raciocinar por si só, ou ainda, tornam-se repetitivos.

Publicidade

Um app jogos para idosos visa trabalhar na prevenção, ao contrário do que a maioria das pessoas faz hoje. Ou seja, buscam alternativas depois que as coisas já aconteceram. É possível cuidar da saúde mental do idoso. Saiba como, lendo o artigo.

Fonte: Imagem do (Google)

Por que a saúde mental dos idosos fica comprometida?

Certamente, antes de adentrarmos o assunto app jogos para idosos em profundidade, vale a pena analisar quais as causas que levam os idosos a terem a sua saúde mental comprometida. Você tem alguma ideia do porquê isso acontece?

Primeiramente, o que as pesquisas mostram é que a maioria das pessoas que chegam a uma idade avançada, tem as células do cérebro danificadas. A maior surpresa está no fato de que isso acontece “pela simples falta de uso”. É isso mesmo que você leu! 

Do mesmo modo que um músculo sem movimento tende a ficar sem utilidade, assim também acontece com o cérebro do idoso. Por falta de uso através do raciocínio, imaginação e criatividade, a saúde mental ficará comprometida. É muito sério isso!

Publicidade

Que tipo de benefícios um app jogos para idosos pode proporcionar?

Em primeiro lugar, vale lembrar que um dos maiores males da humanidade nos tempos atuais e que atinge a maioria dos idosos se chama Alzheimer. Certamente você já ouviu algo a esse respeito, correto? Mas, o que é essa doença afinal?

Em resumo, quando as células do nosso cérebro não se comunicam mais entre si, criando novos padrões de pensamentos e aprendizado, acontece o Alzheimer. Se colocarmos o idoso para realizar atividades cerebrais, essa situação não acontece.

Em segundo lugar, outro mal é a televisão em excesso, a qual não somente desestimula a atividade física, mas também acaba com a saúde mental. Um app jogos para idosos é algo que muda completamente esse cenário. Veja as principais vantagens:        

  • Primeiramente, a inclusão digital aparece como uma forma de gerar interação com os demais membros da família, em especial, as crianças que possuem prazer em ensinar os mais velhos a jogarem.
  • De maneira idêntica, uma vez que tenha alguns desafios, o idoso se sente estimulado a aprender e motivado a tornar-se melhor hoje do que estava antes.
  • Nesse sentido, se existe prazer em realizar uma atividade, alguns neurotransmissores são produzidos e isso gera melhoras. Não somente na saúde mental, mas também na saúde física do idoso.
  • Em resumo, a ideia é que a 3a idade não seja um fardo para quem venha a cuidar do idoso. Literalmente estamos falando de fazer a pessoa envelhecer, sem ficar velho. E isso é simplesmente maravilhoso.

Conheça agora boas opções de app jogos para idosos

Inegavelmente, existem alguns jogos que podem e devem ser praticados por todos nós. Como mencionado anteriormente, a ideia aqui é falar de prevenção. Para os idosos também funciona como forma de estímulo. E quais jogos são esses?  

“Trilha”, “Ludo”, “Jogo da Velha”, “Palavras Cruzads”, “Sudoku”, “Jogo da Memória”, “Uno” e também “Dominó”. São apenas alguns exemplos. Você pode pesquisar na loja de aplicativos do seu smartphone para encontrá-los na versão digital.

Do mesmo modo, procure pelo app jogos para idosos chamado “Tetris”. Ele está disponível para smartphones Android e iPhones e é gratuito. Possui cores estimulantes e um layout agradável e também intuitivo. Nossos idosos irão amar esse aplicativo.

Outras ótimas recomendações de aplicativos

Com toda a certeza, o app jogos para idosos chamado “Solitário” irá fazer muito sucesso na sua casa. Não somente porque simula um jogo de cartas, mas também porque é prazeroso e gratuito. Disponível também para iPhones e Android.

De maneira idêntica, o aplicativo “Two Dots” irá deixar o idoso completamente satisfeito. Trata-se de um app gratuito que não somente diverte, mas também estimula e desafia, uma vez que permite que haja uma competição saudável com outras pessoas. 

Além disso, temos também como recomendação o aplicativo “1Line”. Apesar de ser algo simples, ele é extremamente desafiador, pois requer atenção e concentração. Está disponível para smartphones Android e iPhones e também é gratuito. 

Que tal baixar um dos maiores sucessos de todos os tempos? 

Sem dúvida, estamos falando do “Sudoku”. Saiba mais pesquisando as muitas variações desse jogo nos mais diversos aplicativos. Você pode fazer pesquisa na Google Play Store e na App Store. A maioria dos apps são gratuitos.

Trata-se de um jogo que funciona como um quebra-cabeça de números, onde a lógica e o raciocínio são estimulados constantemente. Extremamente fácil e dinâmico, esse aplicativo conquista o coração de crianças e adultos. Dos idosos principalmente.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Pronto, você agora já sabe como escolher o melhor app jogos para idosos se estiver atento às dicas que compartilhamos acima. Temos certeza que você adorou as dicas. Aproveite para compartilhar essa informação com outras pessoas. Até breve.