Auxílio estudantil – Saiba mais sobre como obter o benefício

Publicidade

Você já ouviu falar sobre o auxílio estudantil? Não? Fique tranquila(o), pois esse é o tema que trataremos nesse artigo que, à proposito, tem uma relevância muito grande, razão pela qual aconselhamos que você não perca popr nada essas informações.

Afinal de contas, trataremos sobre ações visam cuidar do futuro do ensino em nosso país e, tudo o que envolve fazer com que os jovens permaneçam estudando, que o aprendizado e o conhecimento sejam melhores vale a pena estar por dentro.

Publicidade

O auxílio estudantil é um tema que todos os brasileiros deveriam estar cientes para de, alguma forma, ajudar com que mais pessoas tenham acesso e que assim os jovens de hoje sejam adultos melhores amanhã. Saiba mais e boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Algumas informações preocupantes sobre o ensino no Brasil

Algumas pessoas talvez se questionem sobre a importância do auxílio estudantil e por que ele é tão comentado nos dias de hoje. Nossa intenção é esclarecer possíveis dúvidas sobre isso e conscientizar o maior número de pessoas sobre isso. Contamos com você para isso.

Antes da pandemia que teve seu início em março de 2020, o ensino em nosso país já atravessava momentos preocupantes. Isso se devia em parte ao desinteresse dos jovens em estudar, mas principalmente pelas condições financeiras.

A maioria dos jovens preferia deixar os estudos para ingressar no mercado de trabalho, o que fazia da educação algo raro entre esses jovens. E aqueles que permaneciam, nem sempre se dedicavam como devia. Com isso perdíamos em quantidade e qualidade.

Como ficou a situação pós pandemia e como o auxílio estudantil pode ajudar

Se antes da pandemia a situação já não era das melhores, como vimos acima, depois de tudo o que o mundo (e também nosso país) passou, as coisas não melhoraram…, ao contrário disso, a situação se agravou.

Publicidade

Aqueles estudantes que antes decidiam permanecer estudando, se viram de uma hora para outra sem aulas. E para agravar, os pais perderam seus empregos e com isso a maior parte se sentiu desestimulada.

O auxílio estudantil é algo importante pois tem o efeito de estimular e incentivar nossos jovens a permanecer estudando, além de poderem contribuir, em muitos casos, financeiramente dentro de casa, tirando a sensação de ser um peso para a família.

Conheça um pouco mais sobre o PAE, o programa do Governo que apoia os estudantes

O Programa de Auxílios Estudantis (PAE) é uma ação do Governo, como já vimos anteriormente, que visa estimular o acesso, a permanência, o êxito dos estudantes, a inclusão social, a qualidade de vida, entre outras coisas. Incrível isso!

Através desse programa, o estudante recebe ao auxílio estudantil em forma de dinheiro, o qual é depositado diretamente em uma conta aberta pelo estudante, sempre dentro das regras que são estabelecidas em edital publicado pelo Governo.

O público que tem prioridade no recebimento desse benefício, é aquele que está em “vulnerabilidade socioeconômica”, ou seja, aqueles em situação frágil no que diz respeito a renda, educação, trabalho, saúde, habitação, entre outras.

Quem tem direito, como se inscrever e quais são os auxílios pagos dentro do PAE?

É importante saber que o auxílio estudantil está dividido em 3 auxílios diferentes, que são classificados como: “Auxílio Moradia” (ofertado em 11 parcelas), “Auxílio Permanência I” (ofertado em 10 parcelas) e “Auxílio Permanência II” (ofertado em 10 parcelas).

O benefício é para estudantes matriculados e frequentando cursos presenciais de ensino superior e ensino técnico de nível médio. A prioridade é para quem tem renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa e/ou estudou em escola pública.

Para o cadastramento e recebimento desse benefício, cada estudante deve percorrer basicamente duas etapas distintas. Basta acessar o edital do programa e seguir especificamente o que ali consta. São elas:

  1. Inscrição e entrega de todos os documentos: a duração média dessa etapa é entre 16 e 30 dias corridos, conforme informado no site do Governo Federal.
  2. Entrega do Termo de Compromisso e apresentação dos dados bancários: essa fase tem uma duração um pouco menor, estando previsto um prazo médio entre 7 e 15 dias corridos.

Conheça todas as informações e editais do auxílio estudantil

Mais informações sobre o auxílio estudantil você acessa no site do Governo Federal. Saiba mais sobre todas as condições e características do programa para que não restem dúvidas sobre ele.

Acessando o portal do Governo Federal você terá acesso à todos os editais e poderá esclarecer eventuais dúvidas que ainda possam existir e também ter a certeza absoluta de como fazer para obter esse benefício.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Temos certeza que você gostou das informações que trouxemos aqui, afinal, como dissemos lá no início, saber desse tipo de informações pode fazer a diferença no futuro dos nossos jovens e na melhoria das condições da educação em nosso país. Até breve.

Publicidade