Bot TSE – Como usar o app e fugir da Fake News nessas eleições 

Publicidade

Surpreendentemente, 2 anos se passaram desde as últimas eleições e estamos outra vez diante de toda a agitação que marca esse período. E como todos os anos eleitorais, existe sempre muita desinformação ou, a expressão mais usada: as fake news!

Desse modo, no ano de 2020 foi criado pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, o serviço de informação ao eleitor, chamado de “Bot TSE” ou “Chat Bot”. Através desse serviço, o eleitor pode, através do Whatsapp, interagir com o robô, esclarecendo dúvidas.

Publicidade

Inegavelmente, esse é um serviço de muita utilidade nas eleições que se aproximam. Principalmente, no que diz respeito a acabar com as famosas fake news que surgem como mato nos dias atuais. Leia esse artigo até o final e saiba mais. Boa leitura.  

Fonte: Imagem do (Google)

Por que você deveria votar nas eleições deste ano?

Certamente, o tema tratado aqui são as eleições e também a nova ferramenta do TSE: o Bot TSE. Entretanto, é sempre muito relevante reforçar a importância que existe para uma pessoa, não somente homens, mas também mulheres, em votar. Acompanhe.   

Primeiramente, vamos recordar que até poucas décadas atrás, somente homens com posições importantes na sociedade brasileira tinham direito ao voto. A conquista do voto para todos, principalmente para as mulheres, foi um marco na história. Pesquise e veja.    

Surpreendentemente, temos um número expressivo de pessoas que não exercem o seu direito. Por óbvio, isso é uma escolha que ninguém deve julgar, entretanto, pode ser que algumas pessoas não o façam por pura desinformação. E isso é ruim para nosso país.

Uma visão sobre as “fake news” e suas consequências

Sem dúvida, não somente as eleições sofrem com o tema relacionado às fake news, mas também o mundo como um todo se vê diante de consequências avassaladoras relacionadas a isso. Por fake news entenda notícias falsas sobre algum tema.     

Publicidade

A desinformação é a principal causa que dá força às fake news. Isso ganhou força a partir de 1969 quando a internet foi criada. Certamente, a informação viajou mais depressa através da internet. E as fake news também. É o ônus e o bônus da situação. 

Para o caso em questão, as fake news atingem 100% da população brasileira, portanto, estamos tratando de uma questão muito séria. A criação do Bot TSE para ajudar os eleitores é algo muito valioso e extremamente relevante. Saiba mais sobre ele abaixo.

Você sabe quem nós vamos eleger nas eleições deste ano?

Surpreendentemente, a maioria dos brasileiros sabe a resposta para essa pergunta. Afinal de contas, elas acontecem a cada dois anos, mas, nem sempre são os mesmos cargos que são escolhidos. Veja a seguir como funcionam as eleições aqui no Brasil.

Nossas eleições sempre acontecem em anos pares, sendo que, no ano de 2020 (as nossas últimas eleições aqui no Brasil) foram eleitos os prefeitos e vereadores em cada município brasileiro. Certamente você participou com o seu voto, correto?    

Agora em 2022, teremos a oportunidade de exercer nosso direito ao voto para escolher os seguintes representantes: Presidente da República, senadores, deputados e governadores estaduais. Desse modo, esteja atento ao Bot TSE para saber tudo.

Conheça mais sobre o Bot TSE e como escapar das falsas notícias.  

Primeiramente, é relevante estar por dentro de todos os aspectos positivos que envolvem a criação do Bot TSE. Como já vimos, o “Bot” é uma abreviação para a palavra “robô”. É uma tecnologia incrível disponibilizada para o eleitor.

A ideia é não somente responder perguntas ou dar orientações relacionadas às eleições deste ano, mas também esclarecer algumas notícias falsas que são disseminadas com frequência durante esse período. É essencial que o eleitor seja esclarecido sobre isso.  

O Bot TSE (ou tira dúvidas, como é também chamado) traz em seu programa um total de 16 itens relacionados ao apoio ao eleitor. Ao acionar o serviço através do Whatsapp, o eleitor obtém informações instantâneas sobre os seguintes tópicos:         

  • Em primeiro lugar, dos tópicos 1 ao 4, o eleitor consegue fugir à desinformação, saber como tirar o seu título de eleitor ou proceder com a regularização do mesmo e também como usar a biometria. 
  • Em segundo lugar, nos tópicos 5 ao 8, ele entra na informação, esclarecendo o que são boatos e verdades, informa-se sobre os cargos a serem escolhidos, data e hora da eleição e também esclarece dúvidas.
  • De maneira idêntica, nos tópicos 9 ao 12, o eleitor se informa sobre os locais de votar, sobre a segurança da urna eletrônica, como justifica o voto e, principalmente, quais são as estatísticas relacionadas a cada candidato.
  • Por fim, nos tópicos 13 ao 16, acessa curiosidades relacionadas às eleições, o que pode e também não pode, algumas datas importantes no calendário e principalmente, outras informações e dúvidas que ele ainda tenha.

Saiba agora como acessar o Bot TSE para esclarecer as dúvidas

Primeiramente, tenha o Whatsapp no seu smartphone. Saiba mais aqui como acessar ao Bot TSE através de um vídeo explicativo no YouTube. Caso prefira, você pode adicionar o número do TSE na sua lista de contatos e interagir diretamente com ele.

Através do Whatsapp Web você também pode fazer essa interação, sem a necessidade de cadastrar o número na lista de contatos. Outra excelente opção é escanear o QR Code que aparecerá no vídeo ou na pesquisa pela internet e pronto!  

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Esperamos que você tenha apreciado todas nossas dicas e informações sobre as eleições deste ano de 2022. E, principalmente, que possa escapar das fake news, conseguindo então votar de forma consciente. Te desejamos boa sorte e até breve.

Publicidade