Publicidade

Brasileirão Série C – Baixe o app para assistir aos jogos

Publicidade

O Brasileirão Série C, é a terceira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, por meio dela os clubes conseguem o acesso para a Série C. Durante muito tempo ela funcionou como o último nível.

Mas, sua primeira edição realizou-se no ano de 1981. Deste então o regulamento foi mudado diversas vezes e teve suas disputas interrompidas em algumas temporadas.

Publicidade
Fonte: Imagem do (Google)

Entenda um pouco mais sobre o Brasileirão Série C

Dessa forma, no ano de 2009 com a criação da Série D, o Brasileirão Série C deixou então de ser a última divisão do Futebol Brasileiro e passou a contar com 20 equipes. 

Surpreendentemente 28 clubes e 12 federações diferentes foram campeões da Série C. Primeiramente, foi Olaria e o maior vencedor foi Vila Nova que possui 3 títulos.

Como surgiu a Série C?

No ano de 1980 o atual presidente Giulite Coutinho recebeu a proposta de criar a Taça de Bronze que equivale a terceira divisão nacional. O objetivo era manter os times que não se classificaram para a Taça de Ouro e Prata. 

Seja como for, o primeiro Brasileirão Série C foi realizado no ano de 1981 com substituições dos times que desistiram. Olaria foi o primeiro campeão da história. 

  • Após a conquista, o time carioca garantiu acesso para a Taça de Prata (1892), mas perdeu a vaga após seu rebaixamento na estadual. O Olaria teve um grande prejuízo financeiro após a participação.
  • No ano de 1988 a série C seria disputada novamente, contando com 63 equipes inicialmente. Mas, pelo temor do fracasso muitas desistiram inclusive às vésperas.  A Série só voltou a ter continuidade em 1994.
  • Até o ano de 2020 tiveram 30 edições e o maior campeão foi o Vila Nova Futebol Clube (Goiás) com 3 títulos. Até 2008 a Série C foi a última divisão nacional. 
  • Dessa forma, a Série C sofreu mudanças no ano de 2009 com a implementação do Brasileirão Série D. A partir desse momento o campeonato passou a ter apenas 20 clubes, deixando de ser a última divisão.

Um novo formato

Por fim, entre os anos de 2009 e 2010 doze edições já foram realizadas neste formato novo, e já contou com um total de 74 clubes e 22 unidades de federações diferentes participantes. 

Publicidade

No total 37 clubes diferentes conquistaram os 48 acessos distribuídos durante as 12 edições. A cada ano o Brasileirão Série C promete fortes emoções assim como a Série A, B e D.

Assista ao Brasileirão Série C com o melhor app 

Para nós o “NSports” se destaca. Saiba mais aqui sobre o app e faça agora mesmo o download em seu smartphone. Torça com exclusividade de onde estiver e fique por dentro dos placares de seus jogos preferidos.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Agora que você já sabe o melhor app para assistir ao Brasileirão Série C, faça o download e compartilhe com seus amigos e familiares. Esperamos ter ajudado e até breve!