Caráter e personalidade – Descubra a diferença Conheça o seu e baixe o app

Publicidade

Quando falamos de caráter e personalidade, você sabe qual é a diferença entre essas duas coisas? De antemão, são coisas que todos os humanos vão construindo conforme os anos de sua vida passam.

Baseando-se na vivência e também no que se ensina diariamente, a personalidade de cada indivíduo defini-se por uma somatória das características emocionais, psíquicas e físicas, como por exemplo, eloquência, timidez, etc.

Publicidade

Além disso, o caráter e personalidade podem passar por variações conforme os lugares que cada indivíduo está inserido ou até mesmo com as pessoas com as quais se relaciona, seja de forma amigável ou até mesmo amorosa.

Fonte: Imagem do (Google)

Saiba o que é caráter e personalidade

Certamente, existem diferenças entre caráter e personalidade que devem ser do conhecimento de todos. Portanto, vamos passar as diferenças e o que é cada um. Lembrando que todos nós devemos lidar com isso.

A princípio, com relação às diferenças é que o caráter representa um conjunto de certos traços que são interligados à moral de cada um. Portanto, as atitudes devem ser condizentes a natureza, índole e temperamento.

Já na personalidade, consiste no conjunto de algumas características psicológicas que podem ser marcantes em cada indivíduo. Através dela, é possível ver a individualidade de cada pessoa e como se relaciona.

  • Em primeiro lugar, uma pessoa de “bom caráter” ou “de caráter” consiste na alegação de que o mesmo possui boa formação moral.  
  • Em segundo lugar, quando se fala em “mau caráter” e “sem caráter”, é a representação de que a pessoa é de uma índole questionável.
  • Pois, é através de suas atitudes que se revelam seres desonestos, ou que não possuem uma moral sólida.
  • Por outro lado, caráter também pode ser usado como expressão para “à caráter”, que em síntese, diz que a pessoa deve se vestir de acordo com as exigências do evento.
  • Se tratando da personalidade, estudos concluíram que personalidade pode ser apresentada por diversos aspectos, como por exemplo:
  • Forma física, competências e habilidades, temperamento, disposições ligadas à ação, ou ligadas a própria pessoa e o juízo de valores.
  • Consequentemente, esse conjunto de características de cada indivíduo podem influenciar no comportamento que possui.
  • De maneira idêntica, pode influenciar também na forma como relacionam-se com todo o mundo em sua volta.

Impacto da pandemia no caráter e personalidade

Inegavelmente, a pandemia do COVID-19 pode ter causado um impacto tão profundo que afetou o caráter e personalidade das pessoas. Estudos realizados por americanos apontam algumas diferenças sobre isso.

Publicidade

Na pesquisa que saiu na revista Plos One, revelou-se que principais traços podem ter sido diluídos, consequentemente, nos deixando menos criativos e extrovertidos, menos conscienciosos e agradáveis.

Desse modo, os declínios chegam a equivaler a cerca de uma década inteira de mudanças no caráter e personalidade. Ou seja, pessoas que possuem menos de 30 anos mostraram sua “maturidade interrompida”.

Como realizou-se essa pesquisa

Essa pesquisa realizou a avaliação do caráter e personalidade de 7.109 pessoas que fizeram inscrições no estudo online da Understanding America. Primeiramente, aplicou-se um teste que mede 5 traços dos indivíduos.

“Extroversão”, “Neuroticismo”, “Empatia”, “Abertura”, e “Consciência”. Os participantes, entre 18 e 109 anos de idade, realizaram os testes no começo e no fim da pandemia, com média de 3 testes por participante.

Durante a fase inicial da pandemia, os participantes ficaram relativamente estáveis. A redução do neuroticismo foi desaparecendo na segunda metade da pandemia. Substituída pelos declínios pelos outros 4 traços de cada um.

Conheça os melhores aplicativos para realizar testes de personalidade

Agora que você sabe das diferenças e como a pandemia afetou o caráter e personalidade, nós temos ótimos aplicativos para você instalar em seu smartphone e realizar o teste. Veja se a COVID-19 afetou você.

Surpreendentemente, existem centenas de aplicativos para esse quesito. Mas fique tranquilo que através de nossas pesquisas, nós temos as melhores opções para você baixar em seu celular e se cuidar. Veja abaixo os apps.

“Teste de Personalidade Pós Pan”, “Teste de Personalidade(Psicolo”, “40+ Testes Psicológicos”, “Teste Eneagrama”, “Teste de Personalidade” de DevSect, “Testes psicológicos”, e “Teste de personalidade” por digerati.cz.

Baixe em seu smartphone o app que é o melhor entre os melhores

Em nossa avaliação o “Praditus Personality Test” é o melhor. Saiba mais aqui os motivos que o tornam o melhor entre os melhores. Com 4,6 estrelas de avaliação e mais de 100.000 downloads na Google Play Store.

Esse app oferece diversos testes que foram desenvolvidos por uma excelente equipe de doutores em psicometria e administração, validados de forma científica. Tornando o aprendizado pessoal de modo amigável e acessível.

Acesse nosso site para mais dicas de cursos

Aplicativo excelente e gratuito para você descobrir os traços do seu caráter e personalidade, além dos seus interesses no trabalho, motivação, inteligência emocional, estresse e muito mais, baixe agora! Fique bem e até breve!