Carta de apresentação primeiro emprego – Consiga o melhor trabalho

Publicidade

Muita gente pergunta: uma carta de apresentação primeiro emprego é algo útil para um candidato? E a resposta para essa pergunta sempre deve ser: ela é muito mais do que importante. Ela é essencial! Simples assim.

Isso se deve ao fato de que, uma(um) candidata(o) que nunca trabalhou anteriormente, muito pouco ou quase nada, tem a acrescentar na parte de referências e experiências profissionais.

Publicidade

A carta de apresentação primeiro emprego surge como uma salvação à(ao) candidata(o). Será ela quem despertará a atenção do recrutador e permitirá que a(o) candidata(o) tenha maiores chances de conseguir um trabalho. Saiba mais lendo o artigo abaixo.

Fonte: Imagem do (Google)

Como funciona a carta de apresentação primeiro emprego

Antes de sair elaborando uma carta de apresentação primeiro emprego de qualquer forma, é importante saber que ela não é um documento único. E o que isso quer dizer? É que ela apenas acompanhará o currículo.

Nunca envie à uma empresa que está buscando um profissional ou oferecendo uma vaga de trabalho, somente a carta de apresentação. Fazer isso é começar errado ou, como diz o dito popular, é um tiro no próprio pé.

Como explicamos no início, seu currículo terá poucas informações, uma vez que você não teve até então a oportunidade de trabalhar e a carta servirá para dar o destaque que você precisará para disputar essa vaga com outros candidatos.

Conseguir um emprego não depende somente de currículo ou carta de apresentação

Antes de seguir te mostrando como fazer uma boa carta de apresentação primeiro emprego, vamos te mostrar que o currículo e a são apenas uma parte desse processo. Eles apenas vão despertar a atenção dos recrutadores. O resto é contigo.

Publicidade

O que estamos querendo dizer com isso? Simplesmente que para aumentar as chances de conseguir um primeiro emprego sem ter experiência de trabalho você dependerá das suas habilidades e características naturais.

É importante que você saiba o que a empresa faz, se ela possui concorrentes, quais habilidades são necessárias para a vaga em questão. Além disso, capriche na roupa, na postura e especialmente na sua forma de falar. Você vai se dar bem, temos certeza!

E o que especificamente deve se colocar nesse carta?

Alguns pontos são bastante relevantes na hora de elaborar uma carta de apresentação primeiro emprego, entre eles o fato de que essa carta deve conter apenas uma página. É isso mesmo! Nada de enrolação aqui. A ideia é ser objetivo e uma página basta para isso.

Basicamente a sua carta deve ter 4 etapas: o cabeçalho, uma saudação inicial, o corpo (estrutura) e uma saudação final. O objetivo é informar a vaga que você tem interesse, prendendo a atenção do recrutador e demonstrando que você é a(o) candidata(o) ideal.

O ideal é que você escreva a carta de forma personalizada, para aumentar as chances de que ela seja lida. Se souber o nome da pessoa que lerá a sua carta, dirija-se à ela pelo nome. Veja abaixo outras dicas importantes:

  1. O corpo ou estrutura da carta deve conter no máximo um total de 300 palavras, que devem estar divididos em 3 parágrafos.
  2. No primeiro parágrafo você chama atenção dos recrutadores.
  3. No segundo parágrafo trate de demonstrar como pretende contribuir com a empresa.
  4. No terceiro e último parágrafo você os convence de que é o melhor candidato.
  5. Destaque todas as habilidades que você possui, além da sua formação educacional, onde você deve inclusive colocar cursos que eventualmente tenha feito até então (informática, idiomais, etc.).
  6. Se já teve qualquer experiência profissional, mesmo que não registrada (por exemplo ajudar algum tio ou parente em seu estabelecimento comercial), coloque também.

Existem aplicativos podem te ajudar a impressionar um recrutador

Nada melhor para te ajudar a criar uma carta de apresentação primeiro emprego do que um aplicativo para usar no celular ou computador. Existem vários que oferecem esse recurso, porém o mais famoso é o “Canva”? Está disponível para celulares Android e iOS.

Entretanto, existem pessoas que não querem algo que seja tão elaborado ou que precise de alguns conhecimentos tão avançados de informática. Se for esse o seu caso, acompanhe abaixo outras boas opções.  

Podemos sugerir alguns programas básicos da Microsoft Office (Word, e Power Point) ou apps como: “Pages”, “Carta de Apresentação” ou o “Google Doc”. Você consegue fazer o download gratuito de todos eles independente de qual seja o seu celular.

Dicas para elaborar a melhor carta de apresentação primeiro emprego

Você já ouviu falar da plataforma “Zety”? Saiba mais acessando a página da internet e também o blog para conhecer as melhores dicas sobre o mercado de trabalho e como se preparar para ele.

São diversos modelos de carta de apresentação primeiro emprego, além de muitos modelos de currículo que você pode utilizar para fazer bonito na hora de disputar o mercado de trabalho.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

É importante você saber que, independente de uma boa carta de apresentação e de um currículo impecável você deve também se preparar estudando e se vestindo adequadamente para impressionar os recrutadores. Te desejamos boa sorte. Até breve.