Aplicativo CNH Digital 2021

Publicidade

 

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), criou o Aplicativo CNH Digital, um aplicativo que permite gerar o documento eletrônico remotamente sem a necessidade do comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran), ou do uso de certificado digital. Portanto sua habilitação poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet por de um engenhoso aplicativo.

Esse é o primeiro aplicativo no mundo nesta categoria, e com certeza daqui alguns anos deve substituir a emissão em papel do documento, afim de reduzir os custos para o cidadão e para os órgãos emissores.

Publicidade

Além da praticidade, a o aplicativo traz vários benefícios aos usuários conectados. Insira os seus dados, e conclua o processo de cadastro. Fique atento à todas as informações inseridas no aplicativo.

O link de ativação do cadastro será automaticamente enviado no e-mail que você informou no cadastro. Em seguida, verifique sua conta de e-mail, incluindo a caixa de spam, afim de confirmar o cadastro no aplicativo.

Depois de instalado o Aplicativo, abra e insira o seu CPF:

Em seguida, informe a senha de acesso no aplicativo. Essa senha é a mesma utilizada no acesso ao Portal de Serviços DENATRAN; No campo “Código de ativação”, digite o código enviado pelo Portal; Em seguida, será realizado o Cadastro de PIN, ou seja, a geração da senha para acessar o documento.

No campo “PIN”, cadastre a sua senha PIN com 4 (quatro) dígitos.

Por fim, digite o número PIN e utilize os serviços do Aplicativo CNH Digital.

Se você tiver alguma dúvida sobre a instalação do aplicativo, utilização ou cadastro da CNH Digital, entre em contato com o DENATRAN através dos telefones: (61) 2108.1818 ou (61) 2108.1870.

Com base na legislação federal, o Detran.SP elaborou o passo a passo abaixo sobre a obtenção da CNH Digital. 

Mais informações:

Instale o Aplicativo, Baixando na Playstore: Carteira Digital de Trânsito

Publicidade

Se sua habilitação tem o QR-Code, mas você não tem o Certificado Digital (e-CPF):
 
Você deve ir a uma unidade do Detran.SP para efetuar presencialmente seu cadastro e solicitar a CNH Digital posteriormente no aplicativo do governo federal.
 
Se sua habilitação tem o QR-Code e você tem o Certificado Digital (e-CPF):
 
Você deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail de ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular.
Em seguida, no menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”. Ao finalizar o processo, você receberá um SMS no seu telefone celular e poderá em seguida fazer o download do aplicativo via playstore.
 

Se sua habilitação não tiver QR-Code? 

Você deve solicitar primeiro a 2ª via do documento (veja como solicitar aqui). Se não tiver Certificado Digital (e-CPF), vá a uma unidade do Detran.SP. Lá, você cadastrará seu e-mail e número de celular para registro na base de dados do Denatran, o que permitirá pedir a CNH digital após a emissão da CNH impressa com QR-Code. Ao finalizar o processo, você receberá SMS informando que você poderá portanto realizar o download do aplicativo via playstore.
 
Baixe o Aplicativo no seu telefone celular disponível para o sistema operacional Android e iOS .
 
No aplicativo da CNH Digital, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF), em seguida, digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que você deve digitar sempre que acessar a CNH Digital, mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no seu telefone celular.
 
Portanto, os dados do motorista serão cadastrados no sistema para fins de obtenção do Aplicativo CNH Digital.

 

Publicidade