CNH Social 2022 – Saiba como ter a sua

Publicidade

Quer tirar sua CNH e não possui renda suficiente? A CNH Social 2022 oferece oportunidade para todos aqueles que querem tirar sua habilitação de motorista. Saiba tudo sobre esse programa disponibilizado pelo governo.

Certamente, diversas pessoas já possuem a capacidade para dirigir um automóvel, seja carro ou moto. Mas infelizmente não são todos que possuem condições financeiras para passar por uma auto escola e tirar sua CNH.

Publicidade

O governo então decidiu criar o programa CNH Social 2022 justamente para essas pessoas que trabalham mas não possuem renda suficiente para pagar. Se você faz parte desse público, saiba como você pode obter a sua.

Fonte: Imagem do (Google)

Afinal, você sabe o que é uma CNH?

Apesar de ser um documento desejado pela maioria dos jovens, existem aqueles que ainda não têm o conhecimento sobre o que é uma CNH, então vamos dar uma breve explicação para que ninguém fique de fora.

CNH ou Carteira Nacional de Habilitação, conhecida também popularmente como carteira de motorista. É um documento que todos os cidadãos maiores de 18 anos têm a obrigatoriedade de possuir para poder dirigir um automóvel.

Ela também pode ser utilizada como um documento de identificação em todo território brasileiro, já que nele constam o número do RG e o CPF, juntamente a uma fotografia do condutor e outras demais informações do condutor.

  • Cada motorista pode ter informação na CNH comunicando sua aptidão para exercer atividades remuneradas utilizando seu automóvel, seja ele para oferecer o transporte privado ou coletivo de passageiros ou então para fazer entregas de mercadorias ou alimentos;
  • Para todos que tenham interesse em possuir uma CNH, tem como requisitos obrigatórios: Possuir 18 anos ou mais, ser alfabetizado para leituras de placas e informações, fornecer documento de identidade (RG) ou equivalente e apresentar também o próprio CPF;
  • Todos os condutores que possuírem CNH, após o processo de aprendizado, recebem informações da categoria indicando quais veículos podem dirigir, sendo divididas em A, B, C, D e E;
  • Categoria A para motocicletas, B para automóveis (carros e caminhonetes), C para os condutores de caminhão, D para o transporte de pessoas (ônibus ou vans) e a E que reúne a B e a C para acoplamento de unidades, trails ou reboques. E você pode ter a sua contando com a ajuda do programa CNH Social 2022, legal né?!

Saiba como funciona o programa CNH Social 2022

De antemão, o CNH Social 2022 é um programa do governo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e Serviço Social do Transporte, indicados pelas siglas “SEST/SENAT”. 

Publicidade

Como citado anteriormente, o programa oferece ao usuário a possibilidade de adquirir a Carteira Nacional de Habilitação para aqueles que possuem baixa renda, sem necessariamente arcar com o valor a ser pago.

Você não só pode tirar a sua primeira carteira de motorista, como também poderá fazer a renovação da mesma, caso tenha interesse você pode adicionar outras categorias na sua CNH, por exemplo, a D (se não possuir).

Esse direito da CNH Social 2022 é possível para todos?

De fato, muitas pessoas podem confundir os requisitos do programa CNH Social 2022, pois em geral este programa pode se mostrar como uma possibilidade apenas para os jovens que acabaram de completar 18 anos.

Contudo, esse programa não possui nenhuma exclusividade de público. Qualquer pessoa tem direito a ele, desde que atenda alguns requisitos para a comprovação de baixa renda, para que não haja fraudes.

Devem possuir no máximo 2 salários mínimos como renda familiar, estar desempregado por 1 ano ou mais, ser beneficiado por um programa social, estudar em rede pública com bom desempenho e ser inscrito no CadÚnico.

Documentos obrigatórios para a inscrição

Da mesma forma que outros programas oferecidos pelo governo, no CNH Social 2022 também tem como exigência para a inscrição a apresentação de alguns documentos. Isso serve para a comprovação dos requisitos.

O usuário deverá apresentar o nome completo, data de nascimento, CPF e também o comprovante de  renda familiar. Além disso, o nome completo da mãe, endereço completo, e o NIS (número de inscrição social).

Vale lembrar que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é um órgão estadual. Então, verifique as regras corretamente, pois elas podem possuir variações de unidades federativas. Por fim você passa por uma seleção.

Baixe o aplicativo CNH digital e tenha o doc no seu smartphone

Sabia que você pode ter a CNH no seu smartphone? Saiba mais aqui e veja como é fácil o acesso ao app “Carteira Digital de Trânsito”. Com ele você não precisa se preocupar se esqueceu a CNH em casa quando saiu.

Faça sua inscrição no programa CNH Social 2022 e comece a dirigir, aproveite para ir em passeios incríveis e viagens estonteantes. Tudo isso usando o app no seu celular, seja ele Android ou iOS.

Acesse nosso site para mais dicas de cursos.

Você pode realizar a inscrição acessando o site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou pelo site do SEST/SENAT. Nas duas maneiras será fácil realizar a inscrição. Boa sorte e até breve!

Publicidade