CNH suspensa ou cassada – Entenda as diferenças e como recuperá-la

Publicidade

CNH suspensa ou cassada é um assunto bastante em moda hoje em dia. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas são pegas em radares ou infringem algumas regras de trânsito, acumulando assim pontos no documento.

Esse acúmulo excessivo de pontos, que muitas vezes a pessoa nem tem conhecimento, gera a suspensão ou a perda do direito de dirigir. E, ainda há o fato de que algumas alterações nesse sentido foram feitas recentemente.

Publicidade

Você sabe como saber se nesse momento você tem a sua CNH suspensa ou cassada? Pode ser que sua resposta, assim como a da maioria das pessoas seja não. Se for o caso, acompanhe a leitura desse artigo e saiba muita coisa interessante. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Alguns dados que preocupam sobre o país das multas

Quando o assunto é CNH suspensa ou cassada o nosso país passa a se destacar frente à muitos outros, quer sejam países maiores ou menores. Somos verdadeiros campeões.

Quando falamos de multas, que em sua natureza tem o condão de gerar pontos e deles temos a suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação, temos um número que assusta qualquer um.

Em 2020, nas rodovias, mais de 500 multas foram aplicadas por hora. É isso mesmo! E sabe o que assusta? É que em 2021 esse número aumentou. Somos considerados também os reis da imprudência no trânsito.

Vamos entender o que é suspensão da sua Carteira Nacional de Habilitação

Em nosso compartilhamento de informações sobre CNH suspensa ou cassada, começamos por trazer à você, nesse momento, informações importantes sobre a suspensão da carteira.

Publicidade

Bem, de forma resumida, a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação é uma, entre muitas penalidades, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde o motorista perde o direito de dirigir. A perda por pontos é a causa mais comum.

Importante saber que não se trata de um tipo de punição vitalícia, ou seja, você não perde para sempre o direito de dirigir e o período de suspensão estará atrelado ao tipo de infração que a gerou. O período de suspensão varia de 6 meses à 2 anos.

Agora, o melhor é saber o que significa a cassação da Carteira Nacional de Habilitação

A CNH suspensa ou cassada é um assunto bastante sério e você ter a ciência e entender tudo o que gira em torno dele pode fazer a diferença na hora de ser mais cuidadoso ao dirigir, afinal de contas, qualquer uma das duas modalidades é ruim.

Dentro do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, a cassação é a penalidade mais séria existente. Com ela, o condutor pode vir a ficar 2 anos sem dirigir. Para quem trabalha ou depende do carro para fazer suas coisas é bastante ruim.

Com a cassação, o motorista passa a ser considerado “inabilitado”, ou seja, terá que fazer todo o processo para tirar novamente a sua CNH. Isso não é nada agradável tenha certeza.

E quais são, na prática, as diferenças entre a CNH suspensa ou cassada?

É muito importante que você tenha as diferenças existentes na prática entre ter a CNH suspensa ou cassada. Dessa forma, além de poder saber como agir em qualquer um desses casos, pode também orientar as pessoas em sua casa.

As duas formas de perda do direito de dirigir causam muitos transtornos ao motorista e o ideal é evitar ambas, afinal de contas, em ambos os casos, será necessário realizar algumas ações e dedicar algum tempo nisso para reaver o direito de dirigir.

E não é necessário dizer à você que, como muitas pessoas afirmam, tempo é dinheiro ou tempo é vida. Veja abaixo algumas diferenças entre ambos que te ajudarão a entender na prática como cada uma delas funciona:

  • Na suspensão: será gerada quando o motorista atinge 20, 30 ou 40 pontos na carteira, a depender da quantidade de infrações gravíssimas durante o período de 12 meses. Aqui o condutor poderá ficar sem dirigir num período que varia entre 6 meses ou entre 8 meses até 2 anos se for reincidente em alguma infração. Após o término desse prazo, para reaver a sua CNH, o condutor deverá realizar um curso de reciclagem em algum CFC – Centro de Formação de Condutores, cuja carga horária é de 30 aulas com 50 minutos cada.
  • Na cassação: será gerada quando um condutor desobedece a suspensão da CNH, ou seja, ignora e continua conduzindo o veículo mesmo com a carteira suspensa. Pode ser gerada também quando ocorre reincidência em menos de 12 meses de algumas infrações específicas. Nessa modalidade o condutor obrigatoriamente ficará sem dirigir pelo período de 2 anos. Após esse prazo, conforme explicado anteriormente, o condutor será considerado inabilitado e, para reaver o direito de dirigir terá que cumprir todas as etapas cumpridas quando tirou a sua CNH (exame psicotécnico e de saúde, aulas e prova teórica, aulas práticas e o exame prático de direção).

Conheça alguns apps que ajudam em situações de CNH suspensa ou cassada

Você pode baixar agora mesmo os aplicativos “Carteira Digital de Trânsito” e “Detran”. No caso desse último, procure na sua loja de aplicativos o app que se refere ao seu estado.

Ambos os aplicativos são gratuitos e oferecem muitos recursos que vão desde o licenciamento feito de forma simples e rápida dentro do app ou ainda, consultar pontos na sua CNH de forma rápida evitando assim surpresas desagradáveis.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Agora você já sabe tudo sobre CNH suspensa ou cassada e está mais consciente de como conduzir de forma cuidadosa e preventiva, além de poder ajudar as pessoas que ama com essas informações. Esperamos que tenha gostado. Até breve.

Publicidade