Como antecipar PIS 2022 – Descubra como receber antes o benefício

Publicidade

Você é uma das muitas pessoas que gostaria de saber como antecipar PIS 2022? Temos certeza que sim, entretanto, não são todas pessoas que podem fazê-lo e, principalmente, não são todas as pessoas que possuem o direito de receber o PIS.

É natural que em um momento como esse que o país passa, após quase 2 anos de crises, decorrentes da pandemia, somado ao desemprego e dificuldades que o brasileiro enfrentou, que o assunto seja tão falado.

Publicidade

Saber como antecipar PIS 2022, para muitos, tornou-se praticamente uma questão de sobrevivência e que pode fazer a diferença em suas vidas. Se você deseja saber mais sobre o assunto, leia esse artigo até o final. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Começando do princípio: o que é o benefício que estamos falando

Antes de saber como antecipar PIS 2022, vale a pena saber o que é este benefício tão falado e, especialmente, como dissemos acima, se você terá direito à ele e se poderá, antes de mais nada, antecipá-lo.

Todo e qualquer cidadão que já possuiu um emprego formal, ou seja, com registro na sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), obrigatoriamente possui um cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

Sendo assim, entenda o PIS como um programa que concede anualmente, entre outras coisas, um abono salarial para o trabalhador, que algumas vezes pode antecipá-lo. Entretanto não é para todos os trabalhadores que isso acontece.

Quem tem direito a recebê-lo?

Se você está acompanhando a leitura do artigo para saber como antecipar PIS 2022, é importante saber também quem realmente tem direito à esse benefício. Mais abaixo falaremos sobre o calendário e como fazer para antecipá-lo. Continue conosco.

Publicidade

Tem direito à esse abono salarial, aquele indivíduo que trabalhou com carteira assinada e que que recebeu até 2 salários mínimos, que esteja há 5 cinco anos, pelo menos, inscrito no PIS e que trabalhou ao menos 30 dias no ano-base de pagamento.

O valor que será pago por esse benefício variará conforme a quantidade de meses que forma trabalhados, podendo chegar ao máximo de 1 salário-mínimo para todos os que trabalharam os 12 meses no ano-base, que no caso em questão, é 2020.

Para moradores de alguns estados é importante saber como antecipar PIS 2022

Saber como antecipar PIS 2022 é essencial para aqueles moradores que em algumas cidades dos estados de Minas Gerais e Bahia. Isso se deve à fortes chuvas ocorridas nos últimos meses a decisão do Governo em antecipar para eles o pagamento do PIS.

Essa informação foi transmitida no mês de janeiro de 2022 e certamente mudou a vida de muitos brasileiros. O pagamento antecipado foi liberado a partir do dia 08 de fevereiro de 2022.

Importante saber que nem todas as cidades desses estados foram contempladas com essa possibilidade. Em Minas Gerais foram 31 municípios e na Bahia foram 17 municípios.

Qual a tabela de pagamento nesse ano e como antecipar PIS 2022?

Conforme explicado acima, somente alguns trabalhadores mineiros e baianos puderam ter o direito de como antecipar PIS 2022, sem qualquer necessidade de seguir o calendário de pagamento normalmente divulgado a cada início de ano.

Para eles, no dia 08 de fevereiro foram liberados os valores correspondentes à cada um, independente do mês de nascimento. Já para os demais trabalhadores que tem direito ao benefício, o calendário de vigência segue normal.

Você, é claro, quer saber quais são as datas de pagamento e iremos mostrar logo abaixo. Mas antes, saiba que há ainda valores que não foram sacados por alguns trabalhadores em 2021. Você é um deles? Veja agora o calendário de 2022:

  • Para quem nasceu no mês de janeiro, poderá receber entre os dias 8/2 e 29/12/2022
  • Aqueles que são nascidos em fevereiro, poderão receber entre 10/2 e 29/12/2022
  • Os que nasceram em março, receberão entre as datas de 15/2 e 29/12/2022
  • Aniversariantes em abril receberão entre os dias 17/2 e 29/12/2022
  • Trabalhadores nascidos em maio poderão receber o benefício entre 22/2 e 29/12/2022
  • Aqueles que nasceram em junho recebem o benefício entre os dias 24/2 e 29/12/2022
  • Aos que nasceram em julho o benefício será pago entre os dias 15/3 e 29/12/2022
  • Nascidos em agosto receberão entre os dias 17/3 e 29/12/2022
  • Aqueles que nasceram em setembro podem receber entre 22/3 e 29/12/2022
  • Aos nascidos em outubro o recebimento estará disponível entre os dias /3 e 29/12/2022
  • Aqueles que nasceram no mês de novembro receberão o benefício entre 29/3 e 29/12/2022
  • Aos nascidos em dezembro será permitido receber entre os dias 31/3 e 29/12/2022

Como consultar o benefício?

É claro que você já ouviu falar do app “Caixa Tem”, não é mesmo? Se você ainda não baixou, vá agora mesmo à Google Play Store (se o seu celular é Android) ou App Store (se o seu celular é um iPhone).

Para fazer o download do aplicativo é de graça e você consegue usar todos os recursos que vão, desde a consulta dos benefícios, até fazer compras, pagar contas e realizar transferências.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre como antecipar PIS 2022 e quando pode sacar o seu benefício, é só aguardar e aproveitar. Esperamos que tenha gostado das dicas. Te desejamos sorte. Até breve.