Consulta PIS 2022 pelo CPF – Veja como realizar a consulta

Publicidade

Neste artigo vamos te explicar como consultar o PIS 2022. Este tipo de consulta ao PIS é especialmente destinado para quem trabalha com carteira assinada da iniciativa privada do Brasil. Descubra neste artigo o porquê. 

Isso quer dizer que todo trabalhador regular de carteira assinada pode escolher realizar a consulta apenas pelo CPF, mas também é possível consultar o PIS 2022 usando o número de inscrição que foi disponibilizado.

Publicidade

Uma das opções para consultar o PIS 2022 é através do site do Banco do Brasil. Após a consulta ter sido feita, você terá como saber qual é o seu número do programa do governo PIS 2022. Veja como é simples a seguir!  

Fonte: Imagem do (Google)

O que é PIS/PASEP? Saiba a seguir o que é e entenda como funciona

O PIS/PASEP é um programa do governo, no qual promove a integração do trabalhador através do desenvolvimento das empresas ou de órgãos públicos. A administração desse programa é feita pela Caixa Econômica Federal.

Ou seja, é como um abono distribuído aos trabalhadores que preenchem alguns requisitos que o governo pede. O objetivo é pagar as despesas e os benefícios aos trabalhadores de carteira assinada.

O programa visa distribuir de uma forma muito melhor a renda entre os trabalhadores, já que os trabalhadores ajudam as empresas a se desenvolverem com o passar dos anos. Saiba como consultar o PIS 2022.

Quem tem direito a receber e consultar o PIS 2022? Fique atento aos requisitos

Após você entender do que se trata esse programa governamental do PIS/PASEP, veja as explicações nos tópicos sobre quem são os beneficiários e as demais características desse programa, para efetuar o resgate. 

Publicidade
  • Em primeiro lugar, é importante estar cadastrado no PIS/PASEP pelo período mínimo de 5 anos e haver ganhado por mês um valor máximo de dois salários mínimos. Isso tudo para ter direito ao abono salarial. No abono salarial de 2022, o ano-base é para receber é 2020;
  • Em segundo lugar, os dados fornecidos devem estar corretos na ( Rais) Relação Anual de Informações Sociais, ou no eSocial. A atualização deve ser feita pelo próprio empregado. Assim como ter exercido a atividade remunerada durante o período de 1 mês (30 dias);
  • Referente ao ciclo de 2022, o valor a receber está entre R$101,00 para os que trabalharam apenas um mês, até R$1.212,00 para os que trabalharam 12 meses. Liberado de forma escalonada a partir de Março de 2022. Confira se tem direito para não perder o prazo de saque;
  • De antemão, em 2023 será pago o benefício tendo como referência o ano de 2021. Contudo, os trabalhadores com carteira assinada de 1970 a 1988, também podem efetuar o resgate das cotas do PIS/PASEP até o ano de 2025.  O abono salarial não é a única maneira de receber.

Certamente devemos prestar muita atenção nas informações preenchidas, pois os dados que são disponibilizados para os órgãos responsáveis devem estar informados corretamente ou não será válido para receber o benefício. 

Como vimos, essas são as exigências para quem deseja receber o valor do PIS/PASEP. E se você se enquadra em tudo isto, basta consultar o PIS 2022 e aproveitar seus benefícios, afinal é um direito seu como trabalhador regular.

Veja também outras formas de consultar o PIS 2022

Outra forma de consultar o PIS 2022 é através do app da Carteira Digital. Com esse aplicativo é possível ter informações como : contratos trabalhistas, período trabalhado, salário, número do PIS/PASEP, entre outras informações.

Além do aplicativo Carteira Digital, você também pode acessar o site do portal GOV.BR. Lá você pode ter informações como o número do PIS/PASEP que é necessário para ter acesso aos benefícios e orientações para fazer o resgate.

Já com os trabalhadores do setor privado, basta consultar o PIS/PASEP através do site ou do aplicativo da Caixa. Tudo muito simples e rápido, não é mesmo? Faça já a sua consulta e resgate seu benefício como trabalhador.

Aqui vai algumas dicas de como usar o dinheiro do benefício

De fato, após consultar o PIS 2022 muitas pessoas não sabem o que fazer quando recebem um dinheiro que não esperavam. Mas nós temos algumas dicas de como você pode usar. Sem desperdiçar com o que não é importante.

Se você possui dívidas, certamente usará o dinheiro para pagar tudo ou pelo menos a metade. Mas caso não possua dívidas, você pode usar o dinheiro a seu favor. Dividi-lo de forma que não o disperde.

Separe uma pequena parte, por exemplo, para levar a família comer em um restaurante legal. Ou então, comprar presentes. Contudo, separe uma quantia e invista de forma que possa lhe trazer algum retorno mais adiante.

Consultar pelo site ou aplicativo? Qual forma é melhor?

Conhece o app “Carteira de Trabalho Digital”? Saiba mais aqui sobre sobre como consultar o PIS 2022. Com ele você descobre o número do seu PIS/PASEP e aproveite para saber se você tem benefícios disponíveis.

É importante saber que o aplicativo é gratuito, para Android e IOS. E está disponível para download na App Store e na Play Store. Compartilhe agora mesmo com seus amigos e familiares, para ninguém perder o benefício.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Se você acompanhou este artigo até aqui, esperamos que tenha gostado e aprendido sobre como consultar o PIS 2022 e sobre o PIS/PASEP. Ficamos felizes por ter você como nosso leitor. Fique bem e até breve!

Publicidade