Cursos gratuitos finanças – Aprenda educação financeira de graça

Publicidade

Surpreendentemente, falar sobre cursos gratuitos finanças é algo bastante prazeroso para nós. Não somente porque o assunto é importante, mas também porque ele é extremamente necessário. Principalmente nesse período pós pandemia.  

Afinal de contas, muitos de nós enfrentamos e também ainda enfrentam muitos desafios nessa área. Certamente, você, assim como nós, também acha a educação financeira uma das coisas mais difíceis de se aplicar. Mas há uma boa notícia para você aqui.

Publicidade

Atualmente são muitos cursos gratuitos finanças que estão disponíveis para serem feitos. Sem dúvida, você vai ficar contente porque são vários os aplicativos também que podem ajudar a economizar e guardar dinheiro. Está preparada(o). Então vamos lá!

Fonte: Imagem do (Google)

Quais são as vantagens e benefícios da educação financeira  

Inegavelmente, não há como discordar que o dinheiro é uma das coisas mais importantes nessa vida. Ele pode não ser tudo, mas, com ele, não somente a sua vida fica mais fácil, mas também é muito gostoso tê-lo em uma conta e também na carteira.    

Sem dúvida, quando tratamos de cursos gratuitos finanças, estamos caminhando em direção a tão sonhada “independência financeira”. Você já ouviu esse conceito? Sabe o que pode conquistar com ela? Acompanhe abaixo a melhor definição que encontramos.  

“Não fazer as coisas somente por dinheiro e não deixar de fazer nada por falta dele”. Com a finalidade de alcançá-la, é que muitos de nós trabalha dia após dia. Há muitas vantagens em nos tornarmos independentes financeiramente. Veja algumas delas:     

  • Em primeiro lugar, ser independente financeiramente lhe permite ter paz de espírito, viver melhor, ser mais alegre e também despreocupado com as contas atrasadas ou se o dinheiro vai chegar até o final do mês.
  • Em segundo lugar, uma educação financeira praticada com confiança, permite que você viva bem no presente e também consiga planejar o seu futuro. Só para exemplificar, você pode guardar dinheiro para a faculdade das crianças e também planejar a sua aposentadoria, etc.
  • Muita gente diz: “é melhor dar, do que receber”. Nós não achamos que isso seja 100% verdade. Entretanto, mudamos um pouco a frase para: “É muito melhor ter de sobra para dar, do que receber”. Agora sim! A educação financeira permite isso também.  
  • De maneira idêntica, quando você é independente financeiramente falando, pode dedicar um tempo para estudar como transformar o seu dinheiro em mais dinheiro. Afinal de contas, especialistas na arte financeira afirmam que dinheiro atrai mais dinheiro.  

Antes de falar sobre os cursos gratuitos finanças, entenda algo simples 

Surpreendentemente, os cursos gratuitos finanças não farão nada por você, sabia disso? É isso mesmo que você acaba de ler! Se você não estiver disposto a fazer mudanças em sua vida, nada e também ninguém poderá ajudá-la(o) nisso.

Publicidade

Primeiramente, você precisa mudar, não somente a sua forma de ver as coisas, mas também a sua forma de pensar sobre o dinheiro. Você deve mudar outras coisas, principalmente os seus hábitos e também a sua rotina. Deve ser disciplinado também.

De maneira idêntica, deve dedicar um tempo para estudar um pouco por dia. Saber mais amanhã do que você sabe hoje. Do mesmo modo, deve abrir mão de coisas que não trazem dinheiro ao seu bolso, como por exemplo, passar horas nas redes sociais. 

Abaixo alguns cursos gratuitos finanças para você começar a  estudar 

Sem dúvida, entre os cursos gratuitos finanças está o “Gestão Financeira Pessoal”, do Banco Central. Com vídeos e carga horária de 20 horas, ele mostra de forma simples os primeiros passos para você conquistar a independência financeira.

De maneira idêntica, você pode procurar pelos cursos “Matemática Financeira Básica” da CVM e também “Mercado Financeiro – De A a Z”, o qual é da ANBIMA. Pesquise sobre eles na internet, se inscreva, invista tempo em você e estude muito. 

“Educação Financeira para Jovens” da CVM e também “Como Planejar a Aposentadoria” da FGV são, de maneira idêntica, outras fantásticas opções para você aprender um pouco mais como trabalhar com seu dinheiro. Valem muito a pena! 

Se você quer algo que ainda não tem, deve estar disposto a fazer coisas que nunca fez  

Inegavelmente, isso é verdade e os cursos gratuitos finanças você ainda não fez. Mas, você os fará, não é mesmo? Então procure pelos cursos “Como Gastar Conscientemente” e também “Como Organizar o Orçamento Familiar”. Ambos da FGV.

Do mesmo modo, o SEBRAE também oferece alguns cursos para você se transformar em uma verdadeira fera na educação financeira. Pesquise os cursos “Gestão Financeira” e também “Competência Transversal – Finanças Pessoais”.  

Outras boas opções gratuitas e que vão te ensinar, não somente a economizar, mas também a investir, são: “Educação Financeira” da Ágora Academy, “Como Fazer Investimentos” da FGV e “Fundos de Investimentos e Renda Fixa” da ANBIMA.

Você sabia que pode usar o seu celular para aprender educação financeira?

É claro que o app “Mobills” se destaca como um dos melhores aplicativos para para complementar seus estudos nos cursos gratuitos finanças. Estudando e usando seu smartphone para equilibrar a vida financeira, você será simplesmente imbatível. 

Certamente, outros bons aplicativos gratuitos são: “Organizze”, “Guia Bolso”, “Orçamento Fácil”, Minhas Economias”, “Monefy”, “Wise Cash”, “Money Lover” e também “CoinKeeper”. Que tal pesquisar todos eles agora mesmo?

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Sem dúvida, você não quer mais fazer parte da maioria dos brasileiros que estão endividados atualmente. Por isso, estude bastante aproveitando as dicas desse artigo. Esperamos que goste. Te desejamos toda sorte do mundo. Até breve.

Publicidade