Estudar para o enem online – Conheça as melhores estratégias de estudo

Publicidade

Chegamos ao final do ano e estudar para o enem online é uma das preocupações que muitas pessoas terão nos próximos dias. Em verdade, para aqueles que tem planejamento definido, o assunto está em pauta há alguns meses.

Algumas perguntas importantes: você já está estudando para o enem ou ainda nem começou? Já prestou a prova alguma vez ou é a primeira vez? Não importa qual é o seu caso, nós te informaremos sobre tudo o que você precisa saber para se dar bem.

Publicidade

Confira abaixo as melhores estratégias para estudar para o enem online. Você pode (e deve) fazer uso de aplicativos para baixar no seu smartphone, melhorando consideravelmente as suas chances de tirar uma boa nota. Leia o artigo e se prepare!

Fonte: Imagem do (Google)

Mas, afinal de contas, o que é o enem e como ele funciona?

A sigla enem significa “exame nacional do ensino médio”. Ele foi criado em 1998 com o intuito de medir o conhecimento dos estudantes. Atualmente, ele é a principal porta de passagem para o ensino superior no Brasil.

A prova é composta por 1 redação e 180 questões de múltipla escolha sobre: Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias e por fim, Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Quais foram os resultados no enem 2020?

Do total de 5.893.369 alunos inscritos, somente 2.795.369 compareceram. O grande número de ausentes (3.029.391) na modalidade online e presencial do exame, se deve ao período de pandemia enfrentado no país.

Somente 28 participantes conquistaram a nota máxima de um total de 2.723.583 redações corrigidas. Nas questões objetivas, a maior média foi em Linguagens, códigos e suas tecnologias e a menor foi em Ciências da natureza e suas tecnologias.

Publicidade

Quais as datas das provas?

Para quem está se dedicando a estudar para o enem online, é importante saber que as provas acontecem nos dias 21 e 28/11/2021 para quem já estava inscrito (pagantes ou isentos). As provas aplicadas nessas datas serão nas versões online e presencial.

A aplicação das provas na modalidade presencial, para pessoas isentas em 2020 e pessoas privadas de liberdade, acontecerá nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022. Está previsto para o dia 21 de janeiro de 2022 a divulgação das notas do enem 2021.

Quais as melhores estratégias para estudar para o enem online?

Que um estudante deva se preparar com o máximo de antecedência não é nenhum segredo, porém, nem sempre isso é possível, portanto, se esse é o seu caso, acompanhe abaixo algumas orientações importantes.

Quer esteja se preparando na escola, estudando pelos livros ou em algum cursinho, o você pode fazer uso da tecnologia para lhe apoiar nessa fase. Confira abaixo algumas estratégias bem úteis para melhorar o seu desempenho na prova:

  1. Estar por dentro de todo o conteúdo do enem: essa é uma dica que até pode parecer óbvia, porém, boa parte dos alunos acabam por não ter um bom desempenho exatamente porque não se preocupam em ler atentamente o edital. Uma vez esteja por dentro de todo o funcionamento (as datas, horários, tempo de prova, conhecimentos exigidos, etc.), pode buscar ferramentas que o apoiem nos estudos. Importante lembrar que é muito frequente cair questões que abordam temas e fatos com destaque no mundo e no Brasil.
  2. Praticar, praticar e praticar: melhor do que a teoria, somente a prática. O aluno que deseja ter uma boa performance nas provas deve resolver o máximo de exercícios das provas anteriores ou de simulados que conseguir. Isso tem três finalidades: a primeira de adequar-se ao tempo da prova, o segundo para melhorar o nível de conhecimento e o terceiro para saber como as questões lhe serão apresentadas no dia da prova.
  3. Dedique tempo para assistir a vídeos sobre os conteúdos à serem estudados: essa é uma estratégia diferenciada, pois, ao mesmo tempo que enriquece o seu saber, também faz com que você saída da monotonia de ficar estudando por horas o mesmo assunto. Através dos vídeos você pode dar um descanso para seu cérebro na questão do raciocínio e pode potencializar o seu aprendizado através de estímulos visuais.
  4. Treinar a escrita da redação: essa pode ser considerada uma “dica de ouro”, pois é a parte que mais representa um desafio para o aluno estudar para o enem online. Mas, fique descansado, pois te ajudaremos com isso também, afinal, existem muitas plataformas online onde você poderá exercitar a sua escrita e desenvolvimento dos temas. Dessa forma já consegue medir o seu desempenho e saber onde estão possíveis erros.

Acima você conferiu excelentes dicas para ter um excelente aproveitamento nos estudos e na hora da prova, porém, uma outra dica de ouro para se dar bem é baixar um ou mais aplicativos para estudar para o enem online. Confira abaixo alguns apps.

Conheça alguns aplicativos para estudar para o enem online

Um excelente aplicativo para estudar para o enem online é o “Aprovado”. Com esse nome sugestivo, dá até gosto estudar, não é mesmo? Ele pode ser baixado em celulares Android e iPhone e é gratuito. Organize agora seus estudos com esse app.

Quer manter o foco e evitar distrações? Então baixe o “AppBlock. É isso mesmo! Sua principal função é bloquear a utilização de alguns apps que normalmente te distraem. Basta programar o horário dos estudos e melhorar o seu desempenho.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos

Geekie Games Enem, Passei Direto, Física Básica, Easy Study, Redação Nota 1000, Duolingo, QuizUp, TV Escola, App Prova, PhotoMath, Português Coruja e Física Interativa são outras excelentes opções de apps. Baixe todos eles e bons estudos.

Publicidade