FGTS emergencial 2022 vai ser liberado? – Saiba mais sobre o assunto

Publicidade

Será que o FGTS emergencial 2022 vai ser liberado? Essa é uma pergunta bastante interessante e que tem se repetido muitas vezes desde o final do ano passado, por muitos e muitos brasileiros.

Imaginamos que você, assim como nós, também tem essa dúvida presente no seu dia a dia, por essa razão, decidimos compartilhar essas informações com você na tentativa de deixar seus dias ainda melhores.

Publicidade

Saber se o FGTS emergencial 2022 vai ser liberado, ou não, pode trazer um pouco de alívio em meio à tantas preocupações que deixam os nossos dias não tão bons quanto deveriam ser. Acompanhe a leitura desse artigo até o final e saiba mais.

Fonte: Imagem do (Google)

O que é e quando surgiu o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

Muita gente encontra hoje informações desencontradas e notícias que deixam as pessoas ainda mais confusas. Isso acontece muitas vezes porque não entendem de onde surgiu o assunto.

É claro que muita gente, assim como nós, quer mais do que qualquer outra coisa ter certeza se o FGTS emergencial 2022 vai ser liberado. Entretanto, há muita gente que nem sequer sabe o que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Trata-se de um benefício criado em 1966, para proteger todos os trabalhadores que eram demitidos sem justa causa. Então, aqui vai a dica: se você nunca trabalhou com carteira registrada, você não tem direito à esse benefício.

Vamos começar do início: do que se trata esse benefício?

Antes de saber se o FGTS emergencial 2022 vai ser liberado, é importante saber do que exatamente se trata esse benefício, para depois saber se você tem direito a recebê-lo ou não? Achamos que esse é um bom começo.

Publicidade

Devido à ocorrência da pandemia do Coronavírus que se iniciou em 2020, muitas medidas foram adotadas pelos governos estaduais e federais com o intuito de amenizar os impactos negativos e auxiliar a população.

Para auxiliar a muitos trabalhadores que se viram sem trabalho ou com a sua renda reduzida, foi permitido que resgatassem valores que eventualmente tivessem retidos, fazendo assim uma antecipação desse recebimento.

Antes de saber se o FGTS emergencial vai ser liberado, que tal saber quem tem direito?

Muitas pessoas preocupam-se em buscar informações para saber se o FGTS emergencial 2022 vai ser liberado, porém, se esquecem de fazer uma pergunta bastante relevante.

E que pergunta é essa? A pergunta é: quem tem direito a receber esse benefício? Estima-se que, desde o início da pandemia até agora, mais de 60 milhões de brasileiros já realizaram saques.

Via de regra, todos os trabalhadores que têm valores retidos em uma ou mais contas na Caixa Econômica Federal podem receber, entretanto há regras definidas sobre valores e datas de recebimento que podem ser consultadas através de um app.

Como funcionou anteriormente o saque do benefício?

É importante saber como funcionou a escala de disponibilização de valores e como os trabalhadores foram organizados para que pudessem efetuar os seus recebimentos de valores.

É importante saber que há trabalhadores que ainda estão recebendo em 2022, o benefício emergencial que foi liberado no ano passado, em 2021. Isso acontece por conta do calendário de recebimento que é vinculado ao aniversário de cada pessoa.

Identificar quando o FGTS emergencial 2022 vai ser liberado é importante para que o trabalhador agora possa novamente se programar, com base no calendário que foiu disponibilizado em 2021. Veja como foi no ano passado:

  • Quem nasceu em janeiro recebeu entre janeiro e 31 de março
  • Quem nasceu em fevereiro recebeu entre fevereiro e 30 de abril
  • Quem nasceu em março recebeu entre março e 31 de maio
  • Quem nasceu em abril recebeu entre abril e 30 de junho
  • Quem nasceu em maio recebeu entre maio e 30 de julho
  • Quem nasceu em junho recebeu entre junho e 31 de agosto
  • Quem nasceu em julho recebeu entre julho e 30 de setembro
  • Quem nasceu em agosto recebeu entre agosto e 29 de outubro
  • Quem nasceu em setembro recebeu entre setembro e 30 de novembro
  • Quem nasceu em outubro recebeu entre outubro e 31 de dezembro
  • Quem nasceu em novembro recebeu entre novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022
  • Quem nasceu em dezembro recebeu entre dezembro de 2021 até 28 de fevereiro de 2022

O FGTS emergencial 2022 vai ser liberado? Como posso consultar se tenho saldo a receber?

A única forma de consultar é baixando o app “Caixa Tem”. É um aplicativo gratuito e que está disponível para smartphones Android e iPhones. Vá agora mesmo à sua loija de aplicativos para fazer o download.

Para responder à pergunta se o FGTS emergencial 2022 vai ser liberado é necessário saber o que diz a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento desse benefício. Ela afirmou que ainda não há previsão para liberação de novos saques.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

O que isso significa? Que há grandes chances de que venha à ser liberado ainda, bastando apenas aguardar e acompanhar através do app acima. Esperamos que tenha gostado das informações. Te desejamos sorte. Até breve.

Publicidade