Gringo IPVA 2022 – Acompanhe todos os pontos da sua CNH

Publicidade

Você sabia que pode saber sobre o seu IPVA 2022 e estar por dentro de tudo da sua CNH? Exatamente, nós juntamos algumas informações sobre o Gringo e vamos compartilhar com você.

Certamente, você sabe que é importante sempre estar atento às informações da sua CNH, se está em dia, se possui pontuação de multas. Dessa forma, com esse aplicativo você poderá saber tudo sobre sua CNH.

Publicidade

Em relação ao pagamento do IPVA 2022, você já sabe como e quando deve realizar o pagamento? Nós listamos informações para você não perder as datas e realizar o pagamento. Então, aproveite a leitura!

Fonte: Imagem do (Google)

Afinal, você sabe o que é IPVA 2022? 

O IPVA 2022, nada mais é do que o Imposto Estadual que é lançado todo ano, destinando 50% do valor arrecadado para o município que realiza o emplacamento do veículo. 

Toda a arrecadação é utilizada para pagar os gastos públicos, como por exemplo, saúde, segurança, educação e transporte. O imposto cobrado de veículos mais antigos têm a alíquota de 1% ou 3,5% do valor do veículo.

Pode ser pago à vista com desconto de 3% ou então parcelado em até 5x. Caso esteja vencido, deverá ser quitado em uma única vez o débito do ano corrente. Os dos anos anteriores podem ser pagos parcelados.

Saiba sobre a isenção e como conseguir

Em casos de doenças ou até mesmo nos casos de deficiência, é possível conseguir uma isenção do valor a ser pago. Contudo, exige-se alguns documentos que comprovem que o condutor tem algum dos problemas.

Publicidade

Todos os usuários que queiram ter acesso a esse benefício, devem preencher um formulário que está disponível no site oficial do Detran ou do Sefaz do Estado em que reside. Esses documentos são os:

  • Em primeiro lugar, o usuário deve apresentar os  seus documentos pessoais ((Carteira de Identidade (RG) e também o Cadastro de Pessoa Física (CPF));
  • Em segundo lugar, o usuário também deve apresentar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que deve conter a observação mostrando a autorização de que o condutor dirige um automóvel adaptado;
  • Também deve estar acompanhado do Certificado de Registro do Veículo (CRV) junto ao Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • Para especificar o tipo de veículo que o paciente com doença ou deficiência pode dirigir, é necessário que o mesmo mostre um laudo pericial do médico do DETRAN;
  • Apresentar a Nota Fiscal (NF) contendo todas as adaptações realizadas no veículo, para a devida comprovação da necessidade da adaptação;
  • O paciente deve ter uma declaração que ateste que ele não possui nenhum outro automóvel contendo a isenção do IPVA 2022, caso contrário, não irá conseguir.

Nos casos em que a isenção do IPVA 2022 é de automóveis antigos, o usuário só precisa ter a comprovação que contenha o ano de fabricação do veículo. 

Quanto à CNH, você sabe o que é?

Certamente, se você pesquisou sobre o IPVA 2022 é sinal de que você já possui uma CNH. Mas existem muitos jovens que talvez ainda não sabem o que é. Então vamos exemplificar aqui para que todos entendam o que é.

CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação é um documento que todo cidadão que possua um carro e saia para dirigir nas ruas precisa ter. Ele é de uso obrigatório todas as vezes que estiver dirigindo.

Ela contém cinco categorias, dentre elas, A, B, C, D e E. Tudo depende de qual veículo o condutor está dirigindo. É necessário passar por provas e treinamento para poder adquirir as categorias e sair dirigindo.

Acesse o calendário do IPVA 2022

Cada Estado tem a responsabilidade de divulgar o calendário do IPVA 2022. Certamente, os prazos junto às datas, as facilidades e também as modalidades, você encontra diretamente pelo DETRAN e o Sepaz de cada local.

A importante função do calendário, é organizar todos os pagantes de acordo com o último dígito da placa veicular. Portanto, esteja atento às informações do calendário para ver se as placas estão batendo com a do seu veículo.

No ato da busca pelo calendário, vão encontrar mensalmente a tabela dividida. Entretanto, é muito importante estar atento. Se você é residente de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro, acesse o Detran de cada estado.

Baixe já o app “Gringo” e fique por dentro da informações da sua CNH

Nós indicamos o “Gringo: licenciamento, CNH e+”. Saiba mais aqui o porquê achamos esse aplicativo o melhor entre os melhores. Veja o quão completo ele é e todas as ferramentas que ele oferece.

Você não precisa mais ficar enfrentando filas gigantes para pagar os débitos do seu veículo ou as multas. Ou então, ficar procurando seus documentos pela casa, você pode ter tudo em um só aplicativo.

Acesse nosso site para mais dicas de cursos.

Esse aplicativo completo está disponível para smartphones com sistema operacional (Android ou iOS). Basta acessar a Play Store ou a App Store e realizar o download e ficar ligado no IPVA 2022. Um abraço e até breve!

Publicidade