Imposto de Renda 2022 – Saiba mais sobre o quanto você vai pagar

Publicidade

Certamente você sabe que o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 já começou. E que não somente pessoas jurídicas devem fazer a declaração, mas também as pessoas físicas devem fazê-lo. Está por dentro do prazo? 

Primeiramente, é importante deixar claro, que você pode fazer a sua declaração usando um programa online para isso, a fim de que não precise baixar ou instalar nenhum programa no seu computador. Além disso, pode fazer pelo app do Governo

Publicidade

Com o intuito de que saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2022, é que recomendamos que leia esse artigo até o final, principalmente, porque o prazo já começou a contar e você não vai querer perdê-lo. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

A mudança no Imposto de Renda 2022 que não aconteceu 

Com toda a certeza, você se lembra das promessas de campanha do atual presidente Jair Bolsonaro, sobretudo, aquela que dizia respeito à corrigir a tabela do Imposto de Renda 2022. Pois bem, ele não a cumpriu, ou seja, nada muda esse ano.

Inegavelmente, desde que tomou posse no ano de 2019, o presidente tem se esforçado para realizar um bom governo. Porém, algumas coisas não saíram como planejado, não somente pela pandemia, mas também por outros fatores que não foram previstos.

Só para exemplificar, caso algum ajuste tivesse sido feito na tabela, conforme prometido, não somente 8 milhões de brasileiros estariam isentos do imposto, mas também, outros 16 milhões não pagariam o imposto esse ano.

Você está por dentro do prazo de entrega da sua declaração?

Em primeiro lugar, é crucial você saber que, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para a Pessoa Física começou no dia 07 de março. Assim sendo, o prazo já está correndo e você deve tomar cuidado para não perder o prazo. 

Publicidade

Em segundo lugar, e não menos importante, é saber que você tem até o dia 29 de abril para fazer a entrega da sua declaração, ou seja, dá tempo de sobra para você fazer tudo com tranquilidade, e também, da forma correta para não fazer errado.

Em terceiro lugar, você deve saber que o prazo está mais curto esse ano, já que a pandemia não está mais por aí. Como novidade estão, não somente a declaração pré-preenchida, mas também a possibilidade de receber a restituição via PIX. 

Conheça agora qual é o cronograma para a restituição do Imposto de Renda 2022

Inegavelmente, essa é uma informação que você vai querer saber, principalmente se, após o fechamento da sua declaração e também, terem sido feitos todos os lançamentos, for constatado que há valores a serem restituídos.  

Certamente, você sabe que a restituição acontece quando o contribuinte identifica que houve descontos na fonte (normalmente no salário) durante todo o ano e, no momento em que entrega a declaração, constata que o pagamento do imposto foi maior.

Como resultado dessa constatação, e também, de acordo com a tabela divulgada, você que é contribuinte poderá agora, não somente saber quando, mas também se programar para o recebimento. Acompanhe abaixo:

  • O primeiro lote do pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022, será pago no dia 31 de maio. Serão contemplados neste lote, não somente idosos acima de 60 anos ou pessoas com deficiências física ou mental, mas também, pessoas com moléstias graves e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
  • O segundo lote da restituição do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física começará a ser pago em 30 de junho e, como resultado da data em que foram entregues as declarações, é que serão contempladas as pessoas para o recebimento a partir daqui.
  • Da mesma forma, os outros 3 lotes de pagamento acontecerão dentro do cronograma estipulado. O terceiro lote em 29 de julho. O quarto lote em 31 de agosto. O quinto lote será em 30 de setembro. 

O que você deve saber sobre o Auxílio Emergencial em relação à sua declaração

Com a finalidade de informá-la(o), é bom saber sobre o Auxílio Emergencial em 2021. Saiba que as pessoas que o receberam, no ano de 2021, devem estar atentas na hora de fazer sua declaração de Imposto de Renda 2022. Certamente você vai querer saber disso.

Antes de mais nada, memorize o seguinte valor: R$ 28.559,70. Somente quem recebeu um valor superior à essa quantia deverá, inegavelmente, fazer constar na sua declaração, o recebimento do benefício.

Portanto, sugerimos que você esteja bastante atenta(o) na hora de preencher a sua declaração, assim como, não cometa nenhuma falha no preenchimento. Da mesma forma, não precisará refazê-la ou ainda, que acabe por perder o prazo. 

Saiba como fazer a sua declaração esse ano

Certamente você já ouviu falar do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Saiba mais sobre ele na sua loja de aplicativos Google Play Store ou App Store. O download é gratuito. Sem dúvida você encontrará todas as informações necessárias ali.

Do mesmo modo, você pode preencher a sua declaração do imposto de renda, não somente pelo app, mas também de forma online pelo e-CAC. Dessa forma, você não precisa instalar ou baixar qualquer programa no seu notebook ou computador.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Muito bem! Agora você já sabe bastante sobre o Imposto de Renda 2022, e também sobre as datas de recebimento da restituição e prazos para a entrega. Certamente irá começar a fazer a sua declaração agora mesmo! Boa sorte e até breve.

Publicidade