IPVA 2022 – Descubra quem estará isento do imposto

Publicidade

O fim de ano normalmente traz muitas alegrias. Porém, coisas como o IPVA 2022 podem tirar um pouco o sorriso dos lábios do brasileiro, especialmente se você é uma das pessoas que acumulam gastos para o início do ano.

Black Friday, Natal, Ano Novo, Amigo Secreto, celebrações em família. Tudo isso faz a nossa alegria numa época como essa, especialmente após os últimos acontecimentos nem sempre muito bons que a pandemia nos trouxe.

Publicidade

Porém, é bom ter em mente que o IPVA 2022 está logo à frente e, se você se preparar para ele agora, ficará mais fácil pagá-lo sem sofre muito lá na frente e começar o ano com reclamações ou prejuízos. Saiba quem pode ter o imposto isento lendo o artigo até o final.

Fonte: Imagem do (Google)

Você conhece o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores?

Esse é o significado da sigla IPVA que você paga todos os anos. Sabia disso? Esse é um importo que é cobrado todos os anos e somente pagam esse imposto os proprietários de veículos.

Pagar algo normalmente não faz uma pessoa feliz, especialmente quando se tem outras contas todos os meses. Porém, não há como negar que, se você terá o IPVA 2022 na sua lista de despesas, é sinal que possui um veículo. E você pode ser grato por isso.

O IPVA é um imposto estadual (somente o Distrito Federal e estados podem cobrá-lo) que foi criado em 1985 no estado de São Paulo e os valores arrecadados são destinados à melhoria do tráfego, das sinalizações e também nas rodovias.

Para onde vai o dinheiro arrecadado com o IPVA 2022?

Aí está uma pergunta bastante interessante, não é mesmo? Você sabe o que acontece com esses valores e como são divididos? Uma outra questão bastante interessante é: como é calculado esse valor? Calma, vamos respondê-las agora. Continue lendo.

Publicidade

O valor do IPVA varia de acordo com o modelo e ano de cada veículo, calculado sobre o preço médio de cada veículo, informados na tabela FIPE. Nos valores cobrados há uma arrecadação cobrada por cada estado chamada alíquota.

Aproximadamente 20% é destinado ao FUNDEB. O que sobra do valor arrecadado é dividido em partes iguais (na metade) entre o estado e o município onde o veículo está registrado.

Tem algum desconto para quem paga antes do prazo?

Aí está outra pergunta bastante interessante sobre o IPVA 2022. Afinal de contas, se existe a obrigatoriedade de pagar, ou seja, se não é possível fugir desse imposto, a melhor maneira então é tentar pagar menos por ele, correto?

Para quem fizer o pagamento até 17 de janeiro, incidirá um desconto atrativo de 10% sobre o valor. Porém, se você terá acumulado no seu início de ano outras despesas (material escolar, despesas com viagens, etc.), temos uma boa notícia.

Quem decidir efetuar o parcelamento do imposto, poderá fazê-lo em até dez parcelas mensais, respeitando um valor que não seja inferior a R$ 200,00 para pessoas físicas ou ainda R$ 400,00 em casos de empresas.

Você sabia que portadores de algumas enfermidades podem ser isentos do imposto?

É claro que o IPVA 2022 estará isento para alguns casos de doenças, especialmente aquelas em que o veículo deverá estar adaptado dentro do que a enfermidade obriga, se for o caso. Confira abaixo algumas dessas doenças.

Poliomelite, LER – Lesão por Esforço Repetitivo, Problemas de Coluna, Mastectomis (Retirada da Mama), Linfomas, Esclerose Múltipla, Encurtamento de Membros e Má Formações, Doenças Degenerativas e Síndrome do Túnel do Carpo.

Outros exemplos são: Neuropatias Diabéticas, Mal de Parkinson, Próteses Internas e Externas (quadril, coluna, joelho, etc.), Nanismo (baixa estatura), Lesões com sequelas físicas, Manguito Rotador, entre outras.

Que veículos estarão isentos do imposto e como fazer para consultar o IPVA 2022?

Se você possui um smartphone Android pode baixar o app IPVA 2022 para fazer a consulta ao imposto. Basta acessar a Google Play Store e baixar agora mesmo. Outra forma é pelo site da Secretaria da Fazenda. Ambas as formas são gratuitas.

Já com relação à isenção, ela pode ser conseguida por indivíduos que sejam portadores de algumas doenças, como vimos acima ou pelo ano do veículo, conforme o estado. Acompanhe abaixo se o seu veículo estará isento em 2022:

  1. Em Roraima, todos os táxis, motos com motor até 160 cilindradas, veículos agrícolas, ambulâncias e veículos de PcD (pessoas com deficiência) estarão totalmente isentos do imposto.
  2. No Rio Grande do Norte e Amapá estarão isentos do IPVA 2022 os veículos com 10 anos ou mais e também os fabricados antes de 2010.
  3. No estado do Mato Grosso, os veículos com 18 anos ou mais e os fabricados antes de 2004 também estão isentos.
  4. Em Santa Catarina e Pernambuco a isenção do IPVA incidirá sobre os veículos que possuem 30 anos ou mais e também sobre os veículos fabricados antes de 1992.
  5. Em Minas Gerais a isenção do IPVA se aplica somente em veículos com a placa preta.
  6. Os estados do Tocantins, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pará, Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Bahia e Amazonas possuem isenção do imposto para veículos com 15 anos (ou mais) e aqueles fabricados antes de 2007.
  7. Estados como São Paulo, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul e Alagoas possuem isenção no imposto em 2022 para aqueles veículos com 20 anos ou mais e também para os fabricados antes de 2002.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Muito bem! Agora você que você já está por dentro de tudo o que precisa saber sobre o IPVA 2022, pode se preparar um pouco melhor para fazer o pagamento dele no início do próximo ano. Esperamos ter te ajudado com essas informações. Até breve!