IPVA de 2022 – Saiba tudo sobre tabelas, valores e reajustes

Publicidade

Você já está preparado para o IPVA de 2022? Já sabe tudo o que diz respeito à ele, especialmente no que diz respeito às datas, valores e se haverá algum reajuste para o ano de 2022 que se aproxima?

Se a sua resposta para uma ou todas as perguntas a cima foi “não”, fique tranquila(o), pois traremos nesse artigo para você todas as informações relativas à ele e te ajudamos a se preparar para esse investimento necessário para quem tem um veículo.

Publicidade

Estar bem informado sobre o IPVA de 2022 te ajudará a se planejar e organizar nas finanças, juntamente com outros gastos que são acumulados nessa época do ano, como material escolar e outros. Leia o artigo até o final e saiba mais.

Fonte: Imagem do (Google)

O que é o IPVA e para que ele serve?

Você sempre ouve falar sobre IPVA de 2022 nas notícias ou pesquisas pela internet que faz. Mas, você sabe o que significa e para que ele serve? IPVA é uma sigla e significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

É um imposto cobrado anualmente para quem possui veículos (carros, motos ônibus, caminhão, etc.). Nós sempre costumamos afirmar que, se você tem entre suas despesas o IPVA para pagar, deve se sentir grato, afinal, você possui um veículo, não é mesmo?

Trata-se de um imposto estadual, ou seja, só o Distrito Federal e estados tem o direito de cobrar. Ele foi instituído pela primeira vez no ano de 1985 no estado de São Paulo. O que se arrecada com ele é destinados à melhoria das rodovias, tráfego e sinalização.

Qual é o reajuste de valor para o IPVA de 2022?

Uma informação muito importante para você ter em mente sobre o IPVA de 2022 é que, por se tratar de um imposto estadual, o reajuste pode ser diferente para cada um dos estados brasileiros. Traremos aqui os reajustes de apenas alguns estados.

Publicidade

Caso você resida em algum estado que não esteja aqui, você deve buscar essa informação através de uma pesquisa na internet ou nos sites da Secretaria da Fazenda do seu estado. É bastante simples de realizar essa consulta.

Para o estado de São Paulo, conforme informações divulgadas nos principais jornais do país, o reajuste médio será de 22%. Já para o estado do Rio de Janeiro, o reajuste médio será de 10,42%. Pesquise qual será o reajuste no seu estado.

Quais são os valores e a tabela com as datas de pagamento?

Quando falamos do IPVA de 2022 no que diz respeito aos valores, às datas para pagamento, aos descontos e a forma como será permitido fazer o pagamento, a regra é a mesma acima: cada estado tem autonomia para fazer da forma que forma melhor à ele.

Ou seja, assim como acontece com os reajustes, o contribuinte que deseja ter acesso à essas informações, com o intuito de se preparar para o pagamento, deve buscar essas informações na internet.

Você encontrará essas informações em jornais, em alguns aplicativos e principalmente nos sites da Secretaria da Fazenda do seu estado. Abaixo informações relativas ao estado de São Paulo, confira:

  1. Pagamento em janeiro – cota única – desconto de 9% – vencimento entre os dias 10 e 21 (dependendo do final da placa do carro).
  2. Pagamento em fevereiro – 1ª parcela ou cota única – desconto de 5% – vencimento entre os dias 10 e 23 (dependendo do final da placa do carro).
  3. Pagamento em março – 2ª parcela – desconto de 5% – vencimento entre os dias 10 e 23 (dependendo do final da placa do carro).
  4. Pagamento em abril – 3ª parcela – desconto de 5% – vencimento entre os dias 11 e 26 (dependendo do final da placa do carro).
  5. Pagamento em maio – 4ª parcela – desconto de 5% – vencimento entre os dias 11 e 24 (dependendo do final da placa do carro).
  6. Pagamento em junho – 5ª parcela – desconto de 5% – vencimento entre os dias 11 e 27 (dependendo do final da placa do carro).

O que acontece se você não pagar o imposto?

É claro que ninguém deixaria de pagar o IPVA de 2022 de livre espontânea vontade ou apenas porque não quer fazê-lo, não é verdade? Entretanto, pode ocorrer da situação estar um pouco apertada ou mesmo de haver um esquecimento.

Por essas e outras razões, achamos necessário alertar sobre as consequências do não pagamento. Haverá incidência de multa de 0,33% por cada dia de atraso mais juros. Depois de 60 dias, esse percentual será fixado em 20% sobre o valor do imposto.

Outras consequências são: inscrição na Dívida Ativa, protesto, inclusão do nome e CPF desse proprietário no Cadin Estadual, impedimento de novo licenciamento, apreensão do veículo e multa com 7 pontos na CNH. Recomendamos que não atrase ou deixe de pagar.

Tenha todas as informações sobre o IPVA de 2022 na palma da sua mão

Se você tem um celular Android, pode baixar agora mesmo o app IPVA 2022. Basta você ir até a Google Play Store e fazer o download de forma gratuita. E se por acaso seu smartphone for um iPhone, como saber?

Se você possui um dispositivo iOS você pode procurar na APP Store um aplicativo do seu estado ou ainda, fazer uma consulta em sites da Secretaria da Fazenda do seu estado. É tudo bem simples e gratuito.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Muito bem! Agora você já está com todos os detalhes e informações sobre o IPVA de 2022 e é capaz de se organizar melhor para poder pagá-lo sem ter qualquer surpresa com relação à ele. Esperamos que tenha gostado das informações. Até breve.