Leilão imóveis Caixa – Compre casa ou apartamento pela metade do preço

Publicidade

Você já pensou em participar de um leilão imóveis Caixa Econômica Federal para comprar a sua casa ou apartamento? Sabia que em um leilão de imóveis você pode comprar seu imóvel pela metade do preço?

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre isso ou não. Pode ser até que já tenha ouvido falar que é muito arriscado. Porém, a verdade é que muito se fala e nem sempre as pessoas sabem tudo sobre o assunto.

Publicidade

A verdade é que o leilão imóveis Caixa é um excelente negócio, mas tem os seus riscos, como tudo o que envolve valores nessa vida. Se o assunto lhe interessa e você quer saber mais sobre ele, acompanhe o artigo até o final. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Conhecendo um pouco mais sobre os leilões de imóveis

Antes de falar especificamente do leilão imóveis Caixa Econômica Federal, vamos tratar do universo dos leilões e um pouco sobre como ele funciona. Assim, as coisas vão ficando mais claras para você.

O leilão é uma forma de venda pública onde são negociados bens de diversas categorias e valores, tais como: imóveis, veículos, joias, obras de artes, etc. Qualquer pessoa pode participar, desde que cumpram os requisitos apontados no edital.

Existem leilões presenciais (onde as pessoas comparecem ao local do leilão), leilões online (realizados pela internet usando computadores ou celulares) e leilões simultâneos (acontece de forma online e presencial ao mesmo tempo).

E como funcionam os leilões de imóveis?

Como dissemos anteriormente, tanto no leilão imóveis Caixa Econômica Federal (que é uma empresa pública), quanto em outros leilões realizados por empresas privadas, qualquer pessoa pode oferecer um lance que, se for o maior, arremata o bem.

Publicidade

No edital (que é o documento oficial contendo as informações e regras da realização do leilão) estarão todas as informações que você precisa saber. Ler todo o edital é “muito importante”, especialmente para diminuir os riscos na hora da compra.

Uma vez tenha feito o seu cadastro junto à empresa você estará pronta(o) para fazer a sua oferta. Se alguém cobrir o seu lance (pagar mais), você pode, caso queira, cobrir a oferta dele. E assim vai a disputa até que o maior lance tenha sido dado.

Quais são os cuidados e os riscos em comprar imóveis assim?

Dissemos lá no início do artigo e repetiremos aqui: tudo o que envolve dinheiro, ganhar dinheiro, economizar na compra ou comprar algo muito mais barato envolve riscos. Já ouviu aquele dito que diz: “não existe almoço de graça?”

Isso é muito verdadeiro, então saiba que há riscos sim, mas, se você ler atentamente o edital do leilão e procurar se informar o máximo possível sobre o imóvel que quer comprar, pode fazer um bom negócio. Seja cuidadoso na análise.

Verifique se o leilão é mesmo da Caixa, não faça pagamento antecipado (isso não existe nos leilões) e descubra se o imóvel em questão está ocupado, pois será necessário tirar a pessoa de lá antes de entrar e isso será responsabilidade sua.

Como participar e por que é vantajoso participar de um leilão imóveis Caixa?

Responder à essa pergunta é muito fácil. Há uma série de fatores que motivam cada vez mais pessoas a comprarem as suas casas e apartamentos em leilão de imóveis Caixa Econômica Federal.

Dentre elas está a possibilidade de pagar um imóvel pela metade do valor, mas lembre-se: em um leilão vence sempre a maior oferta e pode ser que alguém esteja disposto a pagar o que ele realmente vale.

Outra vantagem é poder financiar direto pela Caixa, ter carência de 6 meses para pagar a 1ª parcela e receber o imóvel já escriturado, com todas as contas em dia. Veja abaixo como participar:

  • O primeiro passo é ler o edital. Entender todas as condições e informações. Se o leilão for online, escolha qual é o imóvel que lhe interessa.
  • O segundo passo é fazer a sua proposta. Basta descobrir o tipo de leilão que será. Se for licitação aberta (que pode ser presencial ou online) basta fazer a oferta com base no valor mínimo. Se for licitação fechada (onde uma proposta fechada em um envelope é apresentada, basta formalizar a sua oferta junto com um depósito caução no valor de 5% do imóvel escolhido. Se for venda online, basta acessar o site, fazer a sua oferta e acompanhar.
  • Aguardar e acompanhar o andamento do leilão e, se for o caso, cobrir as ofertas que forem maiores que a sua até o limite de esteja disposto a pagar no imóvel.
  • Se você for o vendedor, ao final deverá comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis e registrá-lo em seu nome (com a escritura ou contrato de compra e venda). Caso ele esteja ocupado, será necessário contratar um advogado para solicitar a desocupação.

Existem outras formas de comprar além do leilão imóveis Caixa

Você já ouviu falar da gestora de leilões LEJE – Leilão Judicial Eletrônico? Saiba mais acessando a plataforma. Aqui você encontra imóveis com até 60% de deságio e não precisa se preocupar em tirar o morador, caso o imóvel esteja ocupado.

Isso acontece porque nos “leilões judiciais” (o leilão imóveis Caixa é extrajudicial), a desocupação do imóvel acontece “dentro de um processo judicial”, sem necessidade de preocupação, o que não acontece na Caixa Econômica Federal. É muito seguro!

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre leilões judiciais e leilões extrajudiciais e está pronto para fazer um ótimo negócio. Esperamos que tenha gostado das dicas e informações. Te desejamos sorte e ótimos negócios. Até breve.