Lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021 – Garanta o seu!

Publicidade

Quer saber a lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021? Nós iremos ajudar você com essa e com outras informações muito importantes e ajudar você a cuidar bem da sua saúde e fazer valer os seus direitos como cidadã(o).

Para acessar esses medicamentos, será necessário que o usuário tenha sido atendido pelo SUS e que a receita tenha sido prescrita por um profissional da saúde regular nas funções e que estejam dentro das normas do Sistema Único de Saúde – SUS.

Publicidade

A lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021 é importante especialmente para as pessoas que precisam de remédios e que não têm condições de pagar por eles, podendo assim adquiri-los de graça ou comprar com até 90% de desconto.

Fonte: Imagem do (Google)

Quais os tipos de medicamentos que os cidadãos têm direito?

Eles são classificados em 3 modalidades: básicos, estratégicos ou especializados.  Para os remédios “básicos” (diabetes, hipertensão, etc.), o usuário deve ir até uma Farmácia Popular com a receita médica e os documentos (CPF e RG) em mãos.

No caso dos remédios “estratégicos” (tuberculose, aids, hanseníase) o usuário deve comparecer à consulta médica com o formulário médico e o cartão do SUS, dirigindo-se à uma UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos.

Os remédios “especializados” (doenças raras) também fazem parte da lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021 e podem ser conseguidos quando o dirige-se a uma farmácia de Alto Custo e faz a solicitação, com a documentação necessária.

O que é Farmácia Popular e quem pode utilizá-la?

A farmácia popular do Brasil foi criada pelo Governo Federal em 2004 e fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS de forma gratuita (alguns tipos de remédios) ou com descontes de até 90. Saiba mais sobre isso.

Publicidade

Para acessar os remédios gratuitos ou com descontos de até 90% pelo SUS o usuário vai até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou Farmácia Popular com RG e CPF, comprovante de residência, cartão do SUS (feito na hora) e receita médica.

Os remédios gratuitos são para asma, diabetes e hipertensão. Com descontos são anti-inflamatórios, antibióticos, antifúngicos e ansiolíticos. Medicamentos para doenças crônicas, como o câncer, também são disponibilizados.

Maiores informações sobre a lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021

É bastante extensa a lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021, porém, você pode descobrir alguns deles aqui, lendo este artigo. Nós relacionamos abaixo alguns deles, então confira:

  1. Para hipertensão: Captopril 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Atenolol 25 mg; Maleato de enalapril 10 mg; Cloridrato de Propranolol 40 mg e Hidroclorotiazida 25 mg;
  2. Para asma: Sulfato de salbutamol 5 mg; Brometo de ipratrópio 0,25 mg/mL; Sulfato de salbutamol 100 mcg; Dipropionato de beclometasona 200 mcg/ dose; Dipropionato de beclometasona 200 mcg/ cápsula; Dipropionato de beclometasona 50 mcg; Dipropionato de beclometasona 250 mcg; e Brometo de ipratrópio 0,02 mg/ dose
  3. Para diabetes: Cloridrato de metformina 850 mg; Glibenclamida 5 mg; Cloridrato de metformina 500 mg; Insulina humana 100 UI/mL; Insulina humana regular 100 UI/mL e Cloridrato de metformina 500 g – ação prolongada.
  4. Para glaucoma: Maleato de Timolol 2,5mg e Maleato de Timolol 5 mg.
  5. Para osteoporose: Alendronato de sódio 70 mg
  6. lobortis commodo nisi ullamcorper. Lobortis
  7. lobortis commodo nisi ullamcorper. lobortis

Para doença de Parkinson disponibiliza o Carbidopa 25 mg + Levodopa 250 mg e Cloridrato de benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg. Para rinite o Dipropionato de beclometasona 50 mcg, Budesonida 50 mcg e Budesonida 32 mcg.

Em se tratando de medicamentos anticoncepcionais oferece: Valerato de estradiol 5 mg + Enantato de noretisterona 50 mg, Noretisterona 0,35 mg e o Etinilestradiol 0,03 mg + Levonorgestrel 0,15 mg.

Saiba mais sobre o RENAME: Relação Nacional de Medicamentos Essenciais

Dentro da lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021 você encontra o RENAME, que é uma lista específica atualizada a cada 2 anos. Em 2020 o SUS incluiu 39 itens, sendo 2 insumos e 37 medicamentos, todos gratuitos. A próxima lista será em 2022.

Importante saber que, mesmo que o SUS disponibilize o remédio no RENAME, nem sempre ele estará disponível na Relação Municipal de Medicamentos, que traz os medicamentos disponíveis em sua cidade.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os remédios disponibilizados pelo RENAME, basta qualquer usuário ligar para o Serviço de Informações ao Cidadão, através do número gratuito do Disque Saúde (136).

Aplicativo “Aqui Tem Remédio” e a lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021

A criação do aplicativo “Aqui tem Remédio” foi uma excelente notícia para quem mora na cidade de São Paulo. No ano de 2015 a Secretaria Municipal da Saúde criou a página de acesso na internet e lançou o app para smartphone. Baixe agora!

É mais uma vez a tecnologia ajudando as pessoas e uma forma de conseguir os remédios de graça bem na palma da sua mão. Nesse aplicativo você pode localizar as farmácias da rede municipal de saúde mais próximas e os medicamentos que precisa.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos

Você pode baixar o app e conferir a lista de medicamentos fornecidos pelo sus 2021 acessando a sua loja de aplicativos no celular (App Store para iPhone ou Google Play Store para Android) ou acessando o site http://aquitemremedio.prefeitura.sp.gov.br.

Publicidade