Nova CNH – Entenda o que vai mudar e quem precisa emitir 

Publicidade

Para você que é motorista, fique atento: há mudanças na CNH que acontecerão a partir de 01 de junho desse ano de 2022. Você já sabe tudo o que será mudado na nova Carteira Nacional de Habilitação? Se a sua resposta foi “não”, então fique atenta(o). 

Certamente, se você acompanha as notícias na internet, pela televisão ou ainda lê os jornais, deve saber que uma nova versão do documento impresso deverá ser emitida por todos os motoristas. As mudanças não acontecerão da noite para o dia, é claro.

Publicidade

Entretanto, estar por dentro do que muda na CNH a partir da metade desse ano, é algo útil não somente para quem dirige, mas também para quem pretende tirar a sua licença para dirigir a partir de agora. Quer saber tudo sobre isso? Então leia o artigo até o final.  

Fonte: IMagem do (Google)

Vamos começar do início: por que a CNH vai mudar? 

Sem dúvida, saber por que a CNH vai mudar é a primeira pergunta que passa pela cabeça de todas as pessoas. Principalmente, para aquelas pessoas que renovaram a sua Carteira Nacional de Habilitação recentemente. Você é uma delas? Acompanhe!   

Tudo começou em dezembro de 2021, quando o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, tomou a decisão de fazer as alterações. Essa decisão se deu pela Resolução 996 e passará a valer a partir do mês de junho deste ano, ou seja, em 2022.

Segundo o órgão, todas as mudanças (que veremos mais abaixo) têm o intuito de aumentar a segurança para os condutores e, principalmente, evitar possíveis falsificações no documento. Teremos então que emitir um novo documento agora? 

Se haverá mudanças, quando terei que emitir minha nova Carteira Nacional de Habilitação?

Essa é uma pergunta bastante relevante para todo e qualquer motorista. Certamente, se você está lendo esse artigo, já deve tê-la feito também, correto? É claro que sim! Afinal de contas, não podemos andar por aí com um documento desatualizado.

Publicidade

Principalmente, porque não ter o novo documento pode causar a perda de pontos na CNH. É isso mesmo que você leu! Segundo declarações dos órgão responsáveis, será considerada infração gravíssima e acarreta perda de 7 pontos na carteira. 

Entretanto, você somente precisará estar de porte do novo modelo, quando acontecer o vencimento da sua atual CNH. Antes dessa data, o modelo atual continuará sendo aceito. Portanto, fique tranquilo se você acabou de renovar seu documento.

Afinal de contas, o que exatamente irá mudar na CNH?  

Surpreendentemente, todas as alterações que você verá abaixo, acontecerão na CNH – Carteira Nacional de Habilitação, para que ela tenha, como já vimos anteriormente, maior segurança e, também se torne mais difícil de ser falsificada. Mas não é só isso.

Ela também está mudando para que siga alguns padrões internacionais, similares aos que são emitidos no passaporte. Além disso, ganha novas cores e poderá ser impresso em português, francês e inglês. Isso permite que seja utilizado fora do Brasil.

Com todas essas mudanças, inegavelmente o documento se tornará mais seguro. Sendo assim, nos resta passar agora tudo aquilo que será diferente na sua nova Carteira Nacional de Habilitação. Acompanhe todas as alterações abaixo:         

  • Em primeiro lugar, teremos alteração nas cores, passando do atual verde escuro para tonalidades de cinza, azul, amarelo e verde. Acreditamos que fica mais com a cara do Brasil. E você, o que acha?  
  • Em segundo lugar, o condutor poderá inserir no documento a filiação afetiva e também o nome social. Entretanto, cabe lembrar que essa possibilidade existe somente se a alteração já tiver sido feita também no RG.
  • O tipo sanguíneo do condutor poderá constar no documento, caso queira. Imagens dos veículos que o condutor pode dirigir, bem como a categoria. Constarão também cursos especializados que tenha e deficiência, se tiver.
  • Por fim, o QR Code se manterá para que a versão digital seja utilizada e um novo código internacional, similar aos dos passaportes, será também inserido na nova CNH, para permitir o embarque em aeroportos nacionais.

Com a mudança para o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação, muda também a validade?

Sem dúvida, essa também é uma outra questão bastante interessante quando o assunto é a nova CNH 2022. Será somente a parte estética do documento que trará alterações ou o prazo de validade do seu documento também irá mudar?

Segundo declarações dos responsáveis, nada muda com relação à validade da CNH em relação ao que até hoje se utilizava. Ou seja, os prazos ainda seguem os mesmos. A cada 10 anos a renovação será obrigatória para motoristas com menos de 50 anos. 

Para os condutores com idade entre 50 e 70 anos, o prazo de validade será de 5 anos. E a renovação será obrigatória de 3 em 3 anos para aqueles condutores que possuem idade maior do que 70 anos. Veja agora como emitir a nova CNH. 

Muda alguma coisa na hora de emitir o novo documento? 

Certamente que não. Use o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Saiba mais aqui como emitir a sua CNH Digital e, se você tiver que tirar a sua primeira habilitação ou renovar a que já possui, então terá a nova versão agora mesmo!

A outra forma de você ter o novo documento, é através do site do Detran na internet e seguir exatamente cada um dos procedimentos, que serão diferentes para quem vai tirar o documento pela primeira vez e quem irá apenas renová-lo ou tirar uma 2a via.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Muito bem! Agora que você já sabe tudo sobre a emissão da nova CNH e também todas as alterações que o novo documento traz, já pode programar a sua nova emissão. Esperamos que tenha gostado das dicas. Até breve.