Ômicron – Descubra como a variante se comporta em adultos e crianças

Publicidade

Você é uma das muitas pessoas preocupadas com a variante Ômicron? É claro que nós também estamos e levamos todo assunto relacionado à saúde muito à sério. Por isso traremos nesse artigo informações importantes e essenciais.

Vale a pena ler e entender cada uma das palavras aqui colocadas pois, quando a informação é entendida, fica mais fácil prevenir e proteger a si próprio e também as pessoas que amamos, especialmente se você possui crianças em casa.

Publicidade

A variante Ômicron possui algumas características que a diferenciam de outras variantes, bem como sintomas específicos. Se você tem interesse no assunto, leia o artigo até o final e saiba tudo sobre como prevenir e cuidar da sua saúde. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Começando por entender o que é a Ômicron

Quando se refere à ela, nas notícias ou reportagens que lemos à respeito, podemos encontrar menções como “Ômicron” ou “variante Ômicron”. Ambas as formas são mencionadas, por isso, fique atento!

Por Ômicron entendemos, de forma bem resumida, uma variante do vírus “SARS-CoV-2”, que, apesar do nome bastante complicado, é simplesmente o vírus que traz em si a causa da COVID-19.

Essa nova variante do vírus surgiu em novembro de 2021, quando os primeiros casos surgiram na África do Sul e, de lá para cá, como outros tantos vírus existentes, vem se espalhando.

Um panorama sobre ela no Brasil e no mundo

Atualmente, em mais de 100 países já foram detectadas a presença da nova variante Ômicron, também nomeada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como “Variante de Preocupação”.

Publicidade

Constata-se que a nova variante é bem menos letal, ou seja, há uma tendência em que não cause tantas mortes como as outras variantes. Para saber quais são elas, continue lendo que logo abaixo falaremos sobre cada uma delas.

Mas, o fato dela ser menos letal não sugere que devamos relaxar com os cuidados, pois, ela é muito mais contagiosa, ou seja, espalha-se com maior celeridade e isso pode gerar riscos de termos hospitais lotados novamente.

Vamos falar um pouco sobre as outras variantes do vírus

Nossa intenção ao trazer essas informações é que você possa saber tudo sobre a variante Ômicron, mas que saiba que existem também outras variantes presentes por aí e possa, ao final de todo esse conhecimento, prevenir-se e proteger-se mais.

A variante “Alfa” surgiu em setembro de 2020 no Reino Unido e foi detectada em mais de 80 países. A variante “Beta” surgiu na África do Sul e sugere-se que é mais transmissível e contagiosa que as demais.

Existem também as variantes: “Gama” (detectada pela primeira vez no Brasil), “Delta” (bastante transmissível), “Mu” (identificada em janeiro na Colômbia) e “Lambda” (surgiu em 2020 no Perú).

Mais informações relevantes sobre a Ômicron

De acordo com informações trazidas pelo Instituto Butantan, localizado na cidade de São Paulo e desenvolvedor de uma das vacinas contra o coronavírus, a “Corona VAC”, atualmente a variante Ômicron preocupa…, e muito!

E essa informação é posta dessa forma porque atualmente, segundo informações apresentadas pelo instituto, mais de 99% dos casos de infecção diagnosticados, são resultados causados pela Ômicron.

Entretanto, o desconhecimento de algumas informações pode contribuir para que isso acelere, portanto, abaixo informações que podem ajudar a evitar e a prevenir. Esteja atenta(o) à elas:

  • O primeiro e mais importante ponto é que ela é a variante mais transmissível detectada até o momento, porém, em alguns casos os sintomas são leves, o que muitas vezes dificulte a sua identificação. Esteja atento aos sintomas respiratórios principalmente.
  • Quem não está vacinado ainda pode estar mais exposto ao contágio da variante Ômicron do que as pessoas que já completaram o ciclo completo da vacinação.
  • Um outro engano muito comum é que algumas pessoas pensam que, uma vez já tenha contraído a COVID 19, estará então mais protegido contra a nova variante Ômicron. Engano total de quem pensa assim! Exceto pelo fato da vacinação, não há qualquer relação entre COVID 19 e a variante ÔMicron no sentido de estar mais protegido.
  • Manter os atuais cuidados na prevenção (lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool gel, manter distanciamento social, ventilar os ambientes, usar máscara de proteção em ambientes fechados) ainda são medidas eficazes para combater também essa nova variante.

Conheça um aplicativo bastante eficaz na luta contra a nova variante

Você já conhece ou baixou o aplicativo “Coronavírus – SUS” no seu smartphone? Caso você ainda não tenha feito ou até desconheça o app, sugerimos que vá agora mesmo à Google Play Store ou App Store e faça o download.

Você pode baixar o app gratuitamente e obter com ele, muitas dicas para prevenção e cuidados e ainda obter informações pertinentes sobre a vacinação. Não perca tempo e use a tecnologia disponível do seu celular para cuidar de você mesma(o).

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Pronto! Agora que você já possui mais informações sobre a nova variante Ômicron pode se prevenir e cuidar melhor da sua saúde. Esperamos que tenha gostado das dicas. Te desejamos muita saúde e sorte. Até breve.

Publicidade