Pis 2023 – Confira como consultar agora mesmo

Publicidade

O Pis 2023 já está com data marcada! É isso mesmo, o calendário do pagamento do Pis/PASEP 2023 (ano base 2021) foi liberado dia 19 de dezembro. 

Os saques poderão ser feitos do dia 15 de fevereiro até o dia 28 de dezembro, todos os pagamentos seguem o cronograma de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. 

Publicidade

A estimativa é que 23,6 milhões de pessoas recebam o Pis 2023. Se você ainda não sabe se tem direito, ou não sabe como consultar, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo.

Fonte: Imagem do (Google)

O que é o Pis/PASEP?

O Pis é a sigla do Programa Integração Social, e a sigla do PASEP é “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”. Ambos são programas que visam promover a integração do trabalhador.

Isto é, promover a integração do trabalhador no desenvolvimento dos órgãos públicos ou empresas. O Pis é destinado para trabalhadores do setor privado, o programa é administrado pela Caixa Econômica Federal. 

O PASEP é destinado para trabalhadores do setor público. O programa é administrado pelo Banco do Brasil. Ambos os programas visam trazer benefícios aos trabalhadores. Saiba mais sobre o Pis 2023

Saiba onde receber o PIS 2023

De antemão, os colaboradores de empresas privadas, que são beneficiários do programa PIS 2023 devem receber o valor em poupança ou conta corrente pela Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Desse modo, o processo passa a ser feito de modo automático, em conformidade com o calendário, e através do aplicativo Caixa Tem o pagamento pode ser feito via Pix para contas em outras instituições.

Para os usuários que não possuem conta digital, podem receber o valor utilizando o Cartão Cidadão em qualquer lotérica, caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e Caixa Aqui.

Saiba quem tem direito ao Pis 2023/Abono Salarial 2023

Certamente você está aqui para saber se tem direito ao Pis 2023, não é mesmo? Nós trouxemos as informações necessárias para você saber se tem ou não direito para receber o pagamento do Abono Salarial 2023.

Colaboradores que trabalharam no período de no mínimo 30 dias em 2021, com uma remuneração mensal média de até 2 salários mínimos tem o direito de receber o pagamento do Abono Salarial.

De maneira idêntica, para acessar o benefício o trabalhador necessita do cadastrado mínimo de cinco anos no programa CNIS (data do primeiro emprego) ou PIS/PASEP.

Veja o calendário de pagamento do PIS/Pasep, abono salarial 2023 e o valor de acordo com o cálculo

Primeiramente, as informações do calendário do pagamento do PIS/PASEP  seguirá o último dígito da inscrição, quando for PASEP. Para o PIS 2023, será de acordo com o mês de nascimento. 

Desse modo, para realizar o cálculo do valor é necessário atentar-se aos meses trabalhados. O pagamento do abono é feito de maneira proporcional e funciona levando em conta o valor do salário mínimo vigente.

Certamente você quer saber da tabela de pagamento, então veja abaixo as informações da tabela. Lembrando que de acordo com a tabela salarial anterior, o pagamento será disponibilizado da seguinte maneira.

  • Em primeiro lugar, para o pagamento do abono salarial PIS ano base 2021. Nascidos no mês de janeiro e fevereiro, recebem no dia 15 de fevereiro, nascidos no mês de março e abril, recebem no dia 15 de março. Nascidos em maio e junho, recebem dia 17 de abril.
  • Nascidos no mês de julho e agosto, recebem no dia 15 de maio. Nascidos no mês de setembro e de outubro, recebem no dia 15 de junho. E para os nascidos em novembro e dezembro, o pagamento será no dia 17 de julho. Os valores podem ser sacados até o dia 28 de dezembro de 2023.
  • Em segundo lugar, para o pagamento do Pasep será levado em consideração o número final de inscrição. Desse modo, para o final 0, será pago dia 15 de fevereiro, final 1 será dia 15 de março. Para os finais 2 e 3, o pagamento será no dia 17 de abril.
  • Para os finais 4 e 5, o pagamento será feito dia 15 de maio. Para os números finais 6 e 7, o pagamento deve ser feito no dia 15 de junho e para os finais de inscrição 8 e 9, será pago no dia 17 de julho. De maneira idêntica a data limite para receber é 28 de dezembro. 

Baixa agora o aplicativo da Caixa para consultar seu Abono Salarial

Baixe em seu smartphone o app “Caixa Trabalhador”. Saiba mais aqui os motivos que tornam esse o melhor aplicativo para você ter em seu celular para consultar seu direito ao abono salarial e os seus valores.

Ele está disponível para Android e iOS e oferece outros recursos além do abono salarial. Você não apenas tem acesso às informações do PIS 2023, como também sobre assuntos do INSS e seguro desemprego.

Acesse nosso site para mais dicas de cursos.

E não para por aí, você também tem acesso ao número do seu NIS, CadÚnico, Carteira de Trabalho Profissional. Desse modo, torna-se uma excelente ferramenta para você ter no dia a dia. Fique bem e até breve!