PIS PASEP FGTS – Descubra se você tem direito a receber algum valor

Publicidade

Você já deve ter ouvido falar nos últimos dias sobre o PIS PASEP FGTS 2022, correto? Imaginamos que sim, pois nas próximas semanas começam os pagamentos para os trabalhadores que têm direito a receber algum valor.

Esse é um assunto do máximo interesse dos trabalhadores que, juntamente com a maioria da população do nosso país, sofre nesse início de ano com um acúmulo de contas para pagar e, qualquer valor para compensar esses gastos é muito bem-vindo.

Publicidade

Se você quer saber se tem direito a receber PIS PASEP FGTS agora em 2022, então esteja com seu celular em mãos e acompanhe a leitura desse artigo até o final e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto

Para muitas pessoas essas 3 palavras “PIS PASEP FGTS” podem ser um pouco confusas. Quando acrescentamos ainda o ABONO SALARIAL a coisa fica ainda mais difícil de se compreender às vezes. Fique tranquilo, descomplicaremos as coisas para você.

O PIS PASEP é um fundo que os trabalhadores de empresas públicas e privadas tem direito a receber anualmente, sempre relativos ao ano anterior do exercício. O FGTS é um fundo reservado ao trabalhador em caso de ser demitido sem justa causa.

O PIS PASEP não deve ser confundido com ABONO SALARIAL, pois nem todos tem direito a recebe-lo. O PIS PASEP foi extinto em 2020 e incorporado ao FGTS. Para entender em detalhes cada um deles acesse a página da internet da Caixa Econômica Federal.

Algumas informações relevantes que você precisa saber

Quando falamos de PIS PASEP FGTS é normal que algumas perguntas automaticamente surjam em nossa cabeça, especialmente se você tem ou não tem direito a receber algum valor relacionado à ele e de quanto seria esse valor.

Publicidade

Esse valor de recebimento pode atingir o valor máximo de até 1 salário mínimo e, de acordo com o um cronograma que está trelado ao mês de nascimento do trabalhador, esses valores começam a ser pagos a partir de 8 de fevereiro.

Os trabalhadores que tem direito ao recebimento de algum valor são aqueles que estavam trabalhando e registrados por pelo menos 30 dias no ano de 2020, cujo salário era de até 2 salários mínimos e que estivessem cadastrados no PIS PASEP por ao menos 5 anos.

Quando serão pagos esses valores?

Conforme mencionado anteriormente, os valores à serem pagos referente ao PIS PASEP FGTS serão disponibilizados ao trabalhador respeitando um cronograma vinculado diretamente ao mês de aniversário de cada um.

Esse cronograma ou calendário referente aos valores à serem pagos ao trabalhador possuem 3 variantes: a) o mês de aniversário, b) a data do pagamento e, por fim, c) o prazo limite para sacar esse valor disponível. Entenda um pouco melhor abaixo.

Por exemplo: os trabalhadores que nasceram no mês de janeiro, podem receber esse valor a partir de 8 de fevereiro e tem data limite de saque até o dia 29 de dezembro de 2022. Você também pode consultar através do seu celular, sabia?

Você pode consultar o PIS PASEP FGTS através do seu celular

Acreditamos que você já tenha baixado o aplicativo “FGTS – Caixa Econômica Federal” no seu smartphone. Porém, caso ainda não o tenha feito, vá agora mesmo à loja de aplicativos do seu celular e faça o download.

O app possui várias funcionalidades e você consegue administrar todos os valores de sua conta, consultar os valores que estão disponíveis e principalmente programar as datas para os saques aos quais você tem direito.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos Google Play Store (se o seu aparelho celular for Android) ou na loja de aplicativos App Store (se o seu celular for um iPhone).

Aprenda como fazer para consultar o PIS PASEP FGTS usando ao aplicativo

Agora que você já baixou em seu celular o app “FGTS – Caixa Econômica Federal”, está pronto para executar os passos abaixo e consultar o quanto você tem direito a receber e usar esse valor para dar uma ajuda nas suas despesas mensais.

Uma vez que você tenha identificado no aplicativo se tem ou não direito ao recebimento do valor PIS PASEP FGTS, basta programar o saque de acordo com o calendário informado anteriormente. Seguem os passos para acessar o app:

  1. Clique no aplicativo FGTS – Caixa Econômica Federal
  2. Na tela aparecerá o símbolo da República Federativa do Brasil, juntamente com o botão de entrada. Na sequência basta clicar no botão ENTRAR
  3. Uma vez com o app aberto na tela, insira as suas informações de acesso (o CPF para identificar o usuário e a senha que cadastrou)
  4. Uma tela de entrada aparecerá para você. Basta então selecionar a opção BENEFÍCIOS. Ela aparecerá na parte inferior da tela do seu celular.
  5. Então basta você selecionar a opção ABONO SALARIAL e descobrir ali se tem direito à algum valor e conferir a data em que o valor estará disponível para o saque.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Muito bem! Viu como é fácil e bem simples acessar as informações que você precisa usando o seu celular para isso? Esperamos que tenha gostado das dicas e te desejamos sorte. Até breve.