Programa Farmácia Popular – Medicamentos com até 90% de desconto

Publicidade

Inegavelmente, o Programa Farmácia Popular, bem como a possibilidade de comprar medicamentos com descontos é um assunto importante, e também essencial. Você concorda conosco nesse aspecto, não é mesmo? 

Afinal de contas, todos os meses vemos nosso salário sendo gasto com inúmeras despesas. Tais gastos são realizados não somente com coisas básicas, mas também com coisas que não gostaríamos de gastar. Infelizmente, nós precisamos às vezes.

Publicidade

Certamente o Programa Farmácia Popular se enquadra naquilo que costumamos chamar de “uma boa noticia”. Se você deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, então leia esse artigo até o final. Te desejamos uma ótima leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

O Brasil é um país de idosos que consomem a maior parte dos medicamentos 

Surpreendentemente, existem fatos curiosos sobre isso. Primeiramente, cabe lembrar que existem atualmente um número aproximado de 82 mil farmácias em todo o Brasil, e também, estima-se que 30 mil fazem parte do Programa Farmácia Popular. 

Sem dúvida você deve saber que os maiores consumidores de medicamentos no Brasil são os idosos acima de 65 anos. Certamente, segundo mostram as pesquisas, nessa idade ele desenvolve até 5 doenças crônicas diferentes. Quer uma informação curiosa? 

Atualmente, estima-se que existam 30 milhões de idosos no Brasil. A projeção é que até o ano de 2050, esse número atinja a casa dos 70 milhões. Isso vai mais do que dobrar em um curto espaço de tempo. Por isso existem tantas farmácias, entendeu agora? 

Afinal de contas, de que se trata esse programa do Governo?

Inegavelmente, é importante não somente saber um pouco da história das farmácias, mas também saber sobre quem são os maiores consumidores de medicamentos e também uma projeção de futuro no Brasil. Mas, o que é o Programa Farmácia Popular? 

Publicidade

Foi um programa do Governo Federal, sob a administração do ex-presidente Lula, criado no ano de 2004. Através da Lei nº 10.858, criou-se uma parceria entre o governo brasileiro e os municípios de todo o Brasil. 

A ideia do Programa Farmácia Popular é oferecer, através de farmácias privadas credenciadas, e também estabelecimentos próprios, uma série de medicamentos, considerados essenciais, a preços reduzidos em até 90%. É um ótimo programa!.

Quais são os medicamentos com desconto no Programa Farmácia Popular?  

Em primeiro lugar, é importante você saber que existem 2 tipos de medicamentos para venda e distribuição no Programa Farmácia Popular. Alguns medicamentos podem são adquiridos com até 90% de desconto e outros podem ser encontrados grátis.   

Nessas redes de farmácia chamadas de “Aqui Tem Farmácia Popular”, os medicamentos são mais baratos porque o governo assume o pagamento de 90% do valor, ficando os outros 10% ao cargo do cidadão brasileiro quando vai comprá-lo. 

Certamente, as informações que seguirão abaixo são de muita utilidade para você que está lendo esse artigo. Portanto, esteja atento a todas elas e também em como identificar os medicamentos e as redes credenciadas de farmácias. Veja abaixo:     

  • Primeiramente, é importante saber que existem 3 listas no Programa Farmácia Popular, sendo elas: medicamentos 100% gratuitos, medicamentos com até 90% de desconto e fraldas geriátricas.
  • Em segundo lugar, saiba que os medicamentos oferecidos de forma gratuita são aqueles destinados a combater a hipertensão (pressão alta), asma e também a diabetes.
  • Do mesmo modo, os medicamentos com até 90% de desconto, são aqueles  indicados para rinite, dislipidemia (colesterol alto), osteoporose, Parkinson, e também glaucoma. 
  • De maneira idêntica, saiba que o Programa Farmácia Popular, oferece anticoncepcionais e também fraldas geriátricas. 

Que tal saber como se cadastrar e também participar? 

Em primeiro lugar, não há a necessidade de nenhum cadastro. Basta levar o CPF e também a receita médica. Entretanto, para ter validade, a receita deve ter assinatura do médico, carimbo e também o endereço do estabelecimento de saúde. 

Além disso, a data da prescrição da receita, o nome e também o endereço do paciente são obrigatórios. Certamente, a validade da receita deve ter validade de até 180 dias (em caso de remédios ou fraldas geriátricas) e 1 ano (no caso de anticoncepcionais). 

Inegavelmente, você deve saber que, não somente quem é paciente do SUS tem direito a participar do programa, mas também aquelas pessoas que tenham um plano de saúde. Isso é algo incrivelmente fantástico, não acha?

Onde e como você encontrará as unidades credenciadas da rede do Programa Farmácia Popular?

Acesse o site do MInistério da Saúde agora mesmo. Saiba mais sobre quais são as farmácias que fazem parte do Programa Farmácia Popular e também as que estão mais próximas a você. Certamente, você vai querer saber disso.

De maneira idêntica, também será possível que você veja nas farmácias que estão credenciadas, banners que devem estar visíveis e que também estejam na fachada, indicando que esta unidade faz parte do programa.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Do mesmo modo, no site do Ministério da Saúde, você encontrará também a lista de medicamentos que serão adquiridos gratuitamente e aqueles que possuem os descontos. Esperamos que tenha gostado das dicas. Boa sorte e até breve.

Publicidade