Qual a data da Black Friday? Saiba mais e baixe o melhor app

Publicidade

Você já ouviu sobre a Black Friday, certo? Mas, qual a data da Black Friday? Neste artigo trouxemos uma explicação sobre esse dia que é importante não só para os vendedores, mas para os consumidores também. 

A Black Friday acontece sempre no mês de novembro, ela se tornou uma das datas mais importantes no comércio. Isso porque é um dia em que você encontra os produtos em um preço absurdamente acessível.

Publicidade

Qual a data da Black Friday? Antes de te contarmos sobre esta data, vamos contar sobre a história e algumas informações que consideramos importantes. Continue a leitura deste artigo.

Fonte: Imagem do (Google)

Como surgiu e qual a data da Black Friday?

Como surgiu e qual a data da Black Friday não se sabe ao certo. Mas existe uma teoria sobre a data. Vamos explicar mais nos tópicos abaixo sobre como surgiu: 

  •  A primeira teoria remota é de que surgiu nos Estados Unidos no século XIX. Foi no ano de 1869 onde dois investidores criaram um esquema ilegal. A ideia principal era poder ter controle sobre o mercado de Ouro nos EUA.
  • Com isso, o preço do Ouro na bolsa de valores iria disparar e eles poderiam ganhar muito dinheiro. Mas o plano não deu certo, pois o presidente Ulysses S. Grant precisou intervir. E ordenou que o ouro dos cofres públicos que estava estocado fosse vendido.
  •  O resultado desta ação foi o preço do ouro cair drasticamente no dia 24 de novembro do ano de 1869. Muitas empresas e investidores perderam tudo o que tinham por conta da queda das ações. Interessante, não é mesmo?
  • E foi assim que o dia ficou conhecido como “Sexta-feira Negra” ou como  chamamos atualmente: Black Friday. Os investidores e criadores deste esquema Jay Gould e Jim Fisk conseguiram antecipar as ações do governo e venderam suas ações antes do preço do ouro cair.

A data da Black Friday se comemora nos EUA, tradicionalmente após o feriado de Ação de Graças, que é uma data religiosa onde as pessoas celebram e agradecem por tudo o que aconteceu durante o ano.

Já no Brasil, a data da Black Friday é na última sexta-feira do mês de novembro. Neste ano de 2022 a data será comemorada no dia 25 de novembro. 

É possível que existam pessoas não aprovem a Black Friday?

Os lojistas estão atentos em qual a data da Black Friday. Portanto, dias antes o comércio começa a se preparar e a planejar, afinal esses são os principais fatores de sucesso nas vendas do comércio.

Publicidade

Por ser uma data muito próxima as festas de final de ano, muitos dos empresários do setor fazem acusações dizendo que a Black Friday rouba as vendas do Natal. 

Isso porque com os preços caindo os consumidores aproveitam para fazer as compras e gastar menos com as datas festivas do mês de dezembro/janeiro. Por conta disso surgiu a opção de mudar a data.

Porque a mudança da data da Black Friday não aconteceu?

Apesar de ter acontecido uma polêmica grande em relação a qual a data da Black Friday, não houve mudanças. A escolha seria o mês de Setembro por ser o único mês sem uma data com promoção no varejo.

A polêmica começou em 2017 sobre a Black Friday e em relação à economia e mercado. Mas algumas empresas defenderam dizendo que não teria sentido mudar a data da Black Friday. 

Isso porque ao distanciar das datas comemorativas de final de ano, evitaria a queima de algumas margens desnecessárias. Além disso, no Brasil, o que vale são os preços baixos e as condições de pagamento.

A Black Friday e os descontos para o Natal

Certamente agora que você já sabe qual a data da Black Friday, é bom aproveitar para garantir os presentes. Diversos serviços e produtos estarão com condições especiais e descontos.

Você sabia que a quantidade de produtos disponíveis com descontos na Black Friday é muito maior que a quantidade disponível do mês de dezembro? É isso mesmo, vale a pena aproveitar!

Mas antes de ir às compras é bom fazer uma lista e ver quais as pessoas que você quer presentear. Por mais que seja uma lista pequena, vale a pena anotar para não ter gastos desnecessários.

Sabendo agora qual a data da Black Friday, conheça o melhor app 

O app da “Magalu:Black das Blacks” é o melhor. Saiba mais aqui sobre esse aplicativo e os descontos da Black Friday que ele pode oferecer. Uma excelente opção se você busca preço baixo. 

Este aplicativo reúne suas lojas parceiras para que você consiga encontrar tudo em um único app. São várias categorias para você conhecer e aproveitar.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos

Agora que você descobriu qual a data da Black Friday não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares e quem sabe até garantir seu presente de Natal! Esperamos ter ajudado e até breve!

Publicidade