Qual a história do futebol? – Descubra agora mesmo 

Publicidade

Certamente não é nenhuma novidade que o futebol é considerado um dos maiores esportes do mundo, assim como é uma das maiores paixões dos brasileiros, afinal o Brasil é considerado o país do futebol.

Desse modo, nós vamos mostrar informações sobre os principais assuntos relacionados ao esporte. Desde a sua origem, até como é nos dias atuais. O crescimento desse esporte só cresce a cada dia.

Publicidade

O futebol certamente é o esporte mais popular hoje no mundo, mas quando nasceu? Qual foi o país a dar o primeiro passo na criação? É isso e mais que vamos falar neste artigo, portanto, leia até o final e conheça mais do esporte.

Fonte: Imagem do (Google)

Quando iniciou-se a prática do futebol

Surpreendentemente, o futebol é um esporte bem antigo. Apesar da sua modernidade de hoje, foi lá no século XVII na Inglaterra que começou a ser praticado. 

Contudo, naquela época o futebol era muito diferente de como é hoje e o nome também era outro. Foi depois de algumas décadas que isso tudo aconteceu, conforme foram-se criadas as regras.

Ao longo dos anos e com toda a evolução do esporte, chegaram muitas outras coisas, como por exemplo, hoje através do futebol tem uma movimentação bilionária no mercado financeiro, além de eventos globais.

Conheça mais sobre a origem desse esporte

Apesar de sabermos o século em que iniciou-se a prática do futebol, não se sabe precisamente a data em que surgiu. De acordo com historiadores, os ingleses criaram o hábito de chutar uma bola feita de couro.

Publicidade

Que, surpreendentemente, simbolizava a cabeça de um dos membros do exército Dinamarquês, como uma forma de comemoração da expulsão dos dinamarqueses da Inglaterra ainda no século X.

Na época, realizava-se essa ação anualmente, contudo, com o passar dos tempos essa prática popularizou-se e assim os jogos com a bola passaram a ser feitos com uma frequência maior.

  • Em primeiro lugar, não existiam regras estabelecidas nos jogos, na verdade, permitiam-se vários tipos de agressão para poder avançar ou realizar a contenção dos adversários, o que obviamente acabava causando ferimentos em muitos participantes.
  • Em segundo lugar, com as consequências causadas, o Rei Eduardo II decretou a proibição dos jogos com medo de perder os soldados do seu poderoso exército. Contudo, proibiu-se a prática, mas não cessaram. Somente em 1681 voltaram a ser permitidos os jogos com bolas na Inglaterra.
  • Entre os períodos de 1810 e 1840 registraram-se o crescimento desse esporte popular pelos alunos de diversas escolas públicas da Inglaterra. Porém, o esporte não deixou de ser considerado um jogo violento e desapropriado para jovens de classe alta das escolas da elite inglesa.
  • Foi no ano de 1830 que as primeiras regras do futebol foram escritas. “The Football Rules”, criadas no Colégio Harrow. Foi-se estabelecido 11 jogadores em cada equipe e os gols que as bolas deveriam ser conduzidas. 

Futebol e o seu crescimento como esporte

O crescimento dos torneios e desafios entre os clubes foi de fato, impulsionador para a institucionalização do esporte, que ocorreu no ano de 1863 pela Football Association (FA).

Foi a partir da fundação da FA, instituição que realizou a formalização das primeiras regras para a prática do esporte, o futebol passou a receber mais visibilidade e levando a elaboração de campeonatos.

E assim iniciou-se às partidas oficiais. E com a criação de campeonatos, veio a importância sobre o surgimento das regras universais para o esporte, e com isso o futebol passou a ter a sua expansão universalmente.

Chegada do futebol ao Brasil

No ano de 1894, o futebol chega ao Brasil através de um jovem chamado Charles Miller, filho de ingleses que chegou na cidade de São Paulo após finalizar seus estudos na Europa, com bolas e regras para jogar no Brasil.

A prática pela primeira vez realizada foi pelo “São Paulo Athletic Club”, mas o primeiro clube formado, especialmente para realizar a prática do esporte foi Associação Atlética Mackenzie College, no ano de 1898.

Com o crescimento do esporte no Brasil, ocasionou-se que o maior esporte da época, o “REMO”, caísse para o segundo lugar, chegando até a ser quase completamente esquecido pelos brasileiros.

Baixe agora o “Globoplay” e veja o crescimento do futebol que a cada dia está maior

Assista aos jogos com “Globoplay: filmes, séries e +”. Saiba mais aqui os motivos para ter esse aplicativo incrível em seu smartphone. Nele você tem acesso aos jogos de futebol e pode acompanhar a evolução do esporte.

Você pode assistir aos campeonatos brasileiros, europeus, até mesmo a copa do mundo (nesse caso, a cada 4 anos). Desse modo, você terá acesso à melhor ferramenta para acompanhar o esporte que mais cresce no mundo.

Acesse nosso site para mais dicas de cursos.

Disponível para Android e também para iOS, basta fazer o download e usufruir dos conteúdos oferecidos pelo aplicativo. Esperamos que tenha gostado dessa breve história do futebol. Fique bem e até breve!