RG identidade online – Solicite seu documento pela internet

Publicidade

Certamente vamos tratar aqui de um assunto importante: RG identidade online. Pode parecer estranho a você que seja possível tirar o RG – Registro Geral, de forma online, principalmente se você tiver mais que 30 anos. Porém, isso é possível de fato. 

Afinal de contas, estamos vivendo em uma época em que a tecnologia entrou em nossas vidas, de uma forma como nunca antes foi vista. Quase qualquer coisa hoje em dia pode ser feita com o uso dos aplicativos através do celular e também da internet.

Publicidade

Sem dúvida, saber como fazer o RG identidade online é uma coisa extremamente útil, e que será usada, não somente para você, mas também por qualquer outra pessoa com que você compartilhe a informação. Saiba mais sobre isso. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Você sabe como era antes de ser RG identidade online? 

Inegavelmente, antes de adentrarmos ao assunto do artigo em questão (RG identidade online), vale a pena falar um pouco sobre a história do RG. Principalmente, para quem é mais novo e também nem imagina como esse documento era antes.   

Surpreendentemente, o primeiro RG – Registro Geral, é de 1907. Nessa época, chamava-se de “Registro Civil”. O primeiro documento foi em nome de Edgard Costa que trabalhava no órgão emissor. Mais de 100 anos atrás!

Sabia que esse documento não continha foto? Sem dúvidas, à época, as fotos eram algo raro. Portanto, além da filiação e também data de nascimento, o documento ainda trazia todas as características físicas das pessoas, incluindo marcas e tatuagens. 

Quais são os documentos que o brasileiro pode ter em formato digital? 

Essa é, certamente, uma informação bastante relevante. Além do RG identidade online, que outros documentos você pode emitir usando a internet? Importante saber que você pode ter uma série de vantagens em ter a versão digital dos seus documentos.   

Publicidade

Você sabe quais os tipos de vantagens que estamos nos referindo aqui? Se não souber, não se preocupe. Vamos te contar agora mesmo! A primeira delas é a de poder carregar todos os documentos em um único lugar: no seu smartphone. 

Certamente, as demais vantagens são: otimizar o tempo da apresentação de documentos, autenticidade, confiabilidade e segurança. Veja agora quais os documentos que você pode ter em forma digital:     

  • Em primeiro lugar, o “Título de Eleitor”, com o qual, na sua versão digital, o eleitor pode buscar o local e também a seção em que vai votar, além de ter a possibilidade de usar o app para se identificar. 
  • Em segundo lugar, usamos a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, tanto quanto o RG e o Título de Eleitor. Dentre outras coisas, com o app da CNG Digital, o motorista recebe as informações sobre pendências imediatamente.
  • De maneira idêntica aos anteriores, você pode ter o seu CPF – Cadastro de Pessoa Física, de forma digital, constando nele uma informação biométrica que não está presente na maioria dos documentos físicos. 
  • Do mesmo modo, há outros documentos de forma digital. São eles: o “CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo”, “Carteirinha do SUS”, “Carteirinha de Estudante”, e também a “CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social”.

Além do primeiro RG identidade online, é possível fazer mais alguma solicitação? 

Sem dúvida que sim! Se estamos vivendo em um dos períodos mais fantásticos que a tecnologia permite, é claro que podemos emitir não somente o RG identidade online, mas também uma segunda via dele. Fantástico isso, não é verdade? 

Importante é saber que, não apenas uma 2a via é possível, mas também uma terceira ou demais vias. Isso é mais frequente em pessoas mais velhas que já tiveram a emissão de outras vias anteriormente, principalmente por perda roubo. 

Certamente, você deve saber que a primeira via é gratuita, conforme determina a Lei Federal 7.116 de 29/08/1983. O valor cobrado das demais vias pode sofrer variação conforme cada estado. Vale a pena pesquisar sobre isso na hora de emitir.

O que mais pode ser diferente de um estado para o outro?

Surpreendentemente, mesmo estando dentro de um mesmo país, as condições para emissão dos documentos pode ter uma variação grande quando tratamos de um estado para o outro. Portanto, esteja atento a algumas delas aqui.

Só para exemplificar, em São Paulo e alguns outros estados, a segunda via é gratuita com a apresentação de boletim de ocorrência, para casos de furto ou roubo. De maneira idêntica, é grátis para desempregados e também idosos.

Outro exemplo é no estado do Rio de Janeiro, onde solicita-se a 2a via do RG de forma online desde o último dia 24/03/2022. Dessa forma, o processo para eles se torna muito mais ágil. Pesquise pela internet como funciona no seu estado.

O melhor app para quem tem o documento de identidade emitido em SP

Certamente se você mora em São Paulo deve baixar o app “RG Digital SP”. É uma incrível possibilidade de portar o RG identidade online no seu smartphone. Esse aplicativo está disponível não somente para celulares Android, mas também iPhones.

O download do aplicativo será feito gratuitamente na sua loja de aplicativos Google Play Store e App Store. Caso queira, pode também procurar por um vídeo explicativo no canal do Poupatempo no YouTube.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Pronto. Se você chegou até aqui então já possui todo o conhecimento de seus documentos, principalmente o RG, de forma online. Esperamos que tenha gostado das dicas. Te desejamos sorte. Até breve.

Publicidade