Saúde mental – Conheça 3 apps que te deixarão mais saudável

Publicidade

Você sabe por que é importante cuidar da sua saúde mental, além de cuidar sempre da saúde do seu corpo? Já ouviu aquela frase tão falada por nossos pais e avós, que diz assim: “Mente sã em um corpo são”?

Existe muita sabedoria nessa frase e existem pessoas que afirmam que muito conhecimento vem se perdendo com o passar dos anos, por isso há tanta infelicidade no mundo e a maioria das pessoas nem sempre conseguem ser feliz e saudáveis.

Publicidade

Ter equilíbrio entre a saúde mental e a saúde física é extremamente importante e pode mudar a sua vida para melhor com poucas dicas e toques. Se você quer viver melhor, leia esse artigo até o final e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Vamos entender a diferença entre mente e cérebro

O assunto tratado nesse artigo é a importância da saúde mental, como vimos acima, porém, antes de adentrar esse conceito, é relevante saber qual a diferença entre duas palavras que muita gente confunde: mente e cérebro.

O cérebro é um órgão em nosso corpo, responsável por muitas funções de nosso corpo, capaz de gerar todos os estímulos em milésimos de segundos. O cérebro é físico e todos os animais possuem, mas os humanos são diferentes por uma razão.

E essa razão se chama “mente”. Diferente do cérebro, a mente não é um órgão, mas sim um conceito. A mente controla os pensamentos. A mente é o seu cérebro em movimento. A mente e os seus pensamentos constroem a vida que você leva.

A saúde mental e as doenças que se manifestam no seu corpo

Para entendermos a importância da saúde mental, basta olharmos para as doenças que se manifestam em nosso corpo. Como vimos acima, nosso corpo e nossa mente estão diretamente ligados. O que e como pensamos é importante demais!

Publicidade

Basicamente temos 3 tipos de doenças. O primeiro tipo é aquele que já nasce com a pessoa e que foi originada durante a formação do feto. O segundo tipo é aquele que é causada por má alimentação, falta de água, sono ruim, falta de exercícios físicos, etc.

O terceiro tipo é a doença psicossomática, aquela que surge na mente, derivada de pensamentos e sentimentos negativos. Ela nasce na mente e se manifesta no corpo. Afirma-se que hoje, a maior parte das doenças existentes são psicossomáticas.

Conheça a fórmula de sucesso para manter a mente sempre em ordem

A sua saúde mental é importante para que você consiga obter melhores resultados em sua vida. E existe uma forma infalível de você controlar esses resultados, evitando que sejam negativos e estimulando, cada vez mais, para que sejam positivos.

A fórmula a que me refiro e que você deve sempre guardar para que se lembre dela constantemente pode ser definida por 4 letras: “P – S – C – R”. As 4 letras estão relacionadas às palavras: pensamentos, sentimentos, comportamentos e resultados.

Em resumo: os seus “pensamentos” (nascem na mente) formam seus “sentimentos”, que geram seus “comportamentos”, que determinam os resultados que você tem na vida. Simples assim! Por isso mantenha a sua mente e vigie seus pensamentos.

Conheça alguns aplicativos que ajudam a cuidar da saúde da sua mente

Nós estamos vivendo atualmente um uma época maravilhosa, onde a tecnologia é farta e há uma facilidade muito grande de ter acesso à milhares de informações. Isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, sabia disso?

É ruim porque o acesso à informações sensacionalistas, mentirosas e que apenas visam estimular a ansiedade, preocupação e o medo fazem muito mal à sua saúde mental. Já vimos o quanto pensamentos negativos podem te prejudicar.

Entretanto, o lado bom da tecnologia é pode contar com algumas ferramentas que ajudam a manter a mente equilibrada. Conheça alguns aplicativos que você pode baixar no seu smartphone ou computador para cuidar da saúde da sua mente:

  • Nossa primeira recomendação é o app “Cíngulo”. Ele oferece sessões de terapia guiada, as quais ajudam a diminuir o estresse, aliviar crises de ansiedade, controlar o medo, a falta de ânimo e melhorar a sua autoestima, trabalhar o medo e a falta de ânimo. Está disponível para smartphones iPhone e Android e possui versões paga e gratuita.
  • A segunda opção é o aplicativo “Happify”. Ele promete auxiliar seus milhões de usuários a viverem mais felizes, com vários programas bastante interativos e simples. Disponibiliza jogos, atividades práticas e divertidas que permitem controlar a ansiedade e estresse e cuidam das emoções. Também está disponível para celulares Android e iOS e possui versão paga e gratuita.

Conheça o melhor aplicativo para cuidar da sua saúde mental

Para nós, o melhor aplicativo para cuidar da saúde mental é o “Calm”. Ele pode ser baixado gratuitamente em smartphones Android e iOS. Vá agora mesmo à loja de aplicativos do seu celular, faça o download e experimente todos os benefícios.

O app disponibiliza músicas relaxantes, ensina exercícios para melhorar a respiração e oferece vários programas para meditar de forma guiada. Tudo isso melhora a sua concentração, diminui a ansiedade e beneficia a qualidade do seu sono.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Com ele você pode acessar sons de chuva, fogueira e ondas do mar, pratica a atenção plena, realiza treinos para alongar o corpo e acessa muitas histórias para dormir bem. Ele é maravilhoso. Esperamos que tenha gostado das dicas. Até breve e cuide-se.

Publicidade