Taxa de licenciamento 2023 – Veja Como pagar a Taxa Pelo Aplicativo

Publicidade

Certamente a taxa de licenciamento é um dos assuntos mais temidos e procurados pelos motoristas. É realmente muito importante o pagamento da taxa. Pensando nisso trouxemos informações que podem te ajudar. 

Para quem não conhece o licenciamento é uma taxa que todos os proprietários de veículos devem pagar anualmente. Sua principal função é garantir que os veículos circulem livremente, continue a leitura e saiba mais.

Publicidade

Além disso, com o pagamento da taxa de licenciamento não só os veículos podem circular livremente, é possível ainda que o motorista esteja em dia com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado.

Fonte: Imagem do (Google)

O pagamento da taxa de licenciamento é obrigatório?

Sim! O pagamento da taxa de licenciamento é uma obrigação inserida no Código de Trânsito Brasileiro. O motorista que for pego dirigindo sem ter efetuado o pagamento pagará multa e terá o veículo apreendido. 

Após o pagamento do licenciamento o motorista fica livre para fazer a impressão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos. Além de tudo, este documento deve ser levado sempre com o condutor. 

Vale ressaltar que o licenciamento somente pode ser feito após o pagamento das taxas anteriores. Desta forma, o condutor não pode ter pendências referente a seguro DPVAT, IPVA ou qualquer outro tipo de multa. 

Como consultar a taxa de licenciamento?

Geralmente a consulta da taxa de licenciamento é feita pelo DETRAN, mas ela também pode-se realizar através da Secretaria da Fazenda do seu estado, ambas têm a mesma finalidade e podem te ajudar.  

Publicidade

Pelo DETRAN é possível verificar se existem pendências ou débitos. Além é claro das formas de pagamento da Taxa de Licenciamento e consultar a situação cadastral do motorista juntamente ao órgão. 

Após a realização do procedimento da consulta, será possível acompanhar todos os débitos inseridos no cadastro do condutor. Lembrando que os valores do licenciamento podem variar conforme o estado. 

Saiba quais são as maneiras de pagar o licenciamento

Acima de tudo, cada estado determina os descontos da taxa de licenciamento e as facilidades para a quitação do débito. Entretanto, vale lembrar que os motoristas precisam por lei pagar a taxa obrigatória em dia.

Caso o motorista fique em débito, é possível parcelar o licenciamento através do portal do DETRAN. Além disso, vale ressaltar que os pagamentos atrasados e fora do prazo poderão sofrer multas e juros. 

Todavia, para aqueles que efetuarem o pagamento da taxa de licenciamento à vista, muitos órgãos oferecem descontos que variam entre 5% a 20%. O principal motivo é incentivar os pagantes. 

IPVA e licenciamento são a mesma coisa? Descubra agora

Surpreendentemente todo condutor já se perguntou se o IPVA e a taxa de licenciamento são a mesma coisa. A resposta é muito simples: Não, eles certamente não são a mesma coisa. Entenda qual a diferença. 

A Taxa de licenciamento e o IPVA são taxas cobradas anualmente dos proprietários de veículos do Brasil, por este motivo é comum serem confundidos e gerarem dúvidas.

  • Em primeiro lugar: IPVA – O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é um tributo. Por esse motivo deve-se pagar na SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda) onde seu veículo está registrado. O IPVA deve ser pago pela maioria dos condutores de veículos automotores terrestres. 
  • Em segundo lugar: Por ser um imposto, o valor que os estados arrecadam é utilizado para as despesas públicas dos nossos governos estaduais e municipais como por exemplo: Transportes, educação, segurança, infraestrutura e contas de saúde. 
  • Licenciamento – Diferente do IPVA, a taxa de licenciamento é na realidade um documento e não um imposto. Além disso, é um certificado de emissão anual e sem exceção deve ser pago por TODOS os proprietários de veículos. 
  • O documento é de porte obrigatório, caso contrário se o condutor do automóvel for pego conduzindo seu veículo sem o documento regularizado resultará em uma infração gravíssima, com direito a multa e veículo apreendido em um dos pátios do DETRAN vigentes no Estado. 

A taxa de licenciamento e o IPVA são contas veiculares de extrema importância mas possuem suas particularidades. Agora que você já sabe a diferença entre ambos, não há mais dúvidas.  

Conheça o melhor app para consultar a Taxa de Licenciamento 2023 

Certamente o app “Gringo: IPVA, Multas,CNH e+” é o melhor. Saiba mais aqui sobre o app e baixe-o agora mesmo na loja de aplicativos do seu smartphone de forma rápida e segura. Fique por dentro de tudo!

Com o Gringo é possível consultar a Taxa de licenciamento, IPVA, multas, seguro, empréstimos e muito mais. Com apenas poucos cliques você pode obter todas as informações na palma de sua mão.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Agora que você já sabe tudo sobre a Taxa de Licenciamento, não se esqueça de compartilhar estas informações com seus familiares e colegas. Agradecemos por ter você conosco mais uma vez e até breve!