Tecnologia 5G – Saiba mais agora sobre esse assunto

Publicidade

Previamente, pode-se dizer que a tecnologia 5G é uma extraordinária evolução tecnológica dos últimos anos. Não parando por aí, diversas novas expansões de cobertura de sinal surgirão rapidamente nos próximos meses.

De forma idêntica, deve chegar em diversas lojas mais lançamentos de aparelhos celulares compatibilidade com essa rede nova. Sendo proporcionado aos consumidores depois da primeira leva de smartphones.

Publicidade

Na sequência, mostraremos nossa análise sobre a tecnologia 5G trazendo todas as informações que você precisa saber. Citando também explicações sobre a origem dessa tecnologia, seu significado e seus possíveis usos.

Fonte: Imagem do (Google)

O que é 5G? Saiba seu significado

5G é a sigla que tem como significado a 5ª geração da tecnologia de banda larga e internet móvel para a telefonia móvel (celulares). A latência e a velocidade dessa tecnologia tornou-se grande destaque, ultrapassando seu antecessor, o 4G.

Surpreendentemente, os padrões da nova tecnologia atingiram marcas realmente superiores. Enquanto que na rede 4G, tinham valores em média de download era de 22 Mbps (Megabytes por segundo) e a latência de 130ms (Milisegundos).

Em testes realizados na tecnologia 5G, alcançaram em média uma taxa de download de 50 Mbps e impressionantes 5Ms de latência, taxas excepcionais para uma rede móvel de celulares. Tornando-se um novo paradigma de comunicação entre os usuários.

Como surgiu a tecnologia da comunicação?

Tudo se iniciou em 1983, nos EUA, quando a Motorola apresentou a criação do AMPS (Sistema Avançado de Telefonia Móvel – Advanced Mobile Phone System). Superando vários padrões existentes naquela época na Europa.

Publicidade

Entretanto, a primeira geração dessa tecnologia (o 1G), tinha uma limitação que permitia apenas voz. Contudo, nasceu em 91 o 2G, padrão no qual fazia o tráfego de dados a 100 Kbps. Posteriormente o 3G em 2001 com 2Mpbs.

Disponibilizado a partir de 2010 pelas operadoras de telefonia móvel o 4G, popularizando então o acesso por celulares à internet banda larga. Com o 5G, inegavelmente as possibilidades irão se expandir abruptamente.

Mitos e verdades sobre a radiação do 5G

Após falarem sobre o 5G, houve grande repercussão sobre os primeiros testes realizados. Foram relacionados por estudos sobre essa tecnologia que apontavam problemas de saúde sem uma comprovação científica.

Diversos cientistas do mundo todo se uniram para estudar os possíveis efeitos de radiação não ionizante que é produzida pela pela tecnologia 5G, que possui muita semelhança ao sinal que temos em casa, o Wi-Fi.

Foi concluído então que essa tecnologia não oferece nenhum risco à saúde, com observações na exposição do campo eletromagnético em níveis normais. Provando que não causa problemas de saúde no dia a dia.

Saiba quaisas possibilidades terá com a rede 5G

Foram estabelecidos em 2014 critérios pela GSM Association, uma organização formada internacionalmente por 1200 operadores de internet, rádio e telefone móvel, para guiar a implantação da tecnologia de redes 5G.

  • Em primeiro lugar, com as redes 5G você terá uma ótima economia, pois o consumo de energia deverá ser até 90% mais baixo do que nas redes atuais do 4G, reduzindo o tempo de conexão entre os dispositivos já que a latência pode ser inferior a 5ms (milisegundos);
  • Desse modo, por área, o número de conexões de aparelhos devem superar de 50 a 100 vezes mais do que o atual. Também deverá ocorrer aumentos rigorosos na duração do carregamento da bateria dos aparelhos rádio receptores;
  • Será possível a comunicação com estrangeiros de forma simplificada, pois essa tecnologia conta com tradução em tempo real. Possibilitando ao usuário ouvir a tradução de diversos idiomas mediante aos tradutores disponíveis online atualmente;
  • Já pensou na possibilidade de se comunicar através de hologramas 3D? Exatamente, assim como você vê nos filmes hoje, você poderá substituir as atuais chamadas de vídeo por outras versões, incluindo a tridimensional, um baita avanço de tecnologia, não é mesmo?

Como já citamos, a excepcional velocidade junto a estabilidade de conexão são, de fato, um enorme diferencial dessa tecnologia. Para você entender, você poderá baixar um filme em qualidade ultra em 21 segundos com o 5G.

Fatidicamente, parecem coisas tiradas de filmes, que agora, estão se tornando realidade e brevemente estará presente diariamente. Possivelmente permitindo o início dos estudos científicos de uma nova geração, o 6G.

Quer medir a velocidade da sua internet? Saiba qual o melhor aplicativo

Indicamos o aplicativo “Meteor Teste a velocidade”. Saiba mais aqui e acesse a página do aplicativo na Play Store para fazer o download. É um app ideal para você medir a velocidade da sua rede, cobrindo 4G e também o 5G.

Com o Meteor, você não só irá medir a velocidade da sua internet, mas também receberá informações detalhadas da sua experiência, indo além de resultados numéricos e acessando escalas qualitativas simplificadas.

Acesse nosso site para mais dicas de cursos.

Esperamos ter esclarecidos suas dúvidas quanto à nova tecnologia de rede móvel 5G. Não fique de fora dessa evolução tecnológica e aguarde mais informações sobre esse assunto. Abraço e até breve!

Publicidade