Título de Eleitor online – Como tirar Título de Eleitor pela internet

Publicidade

Surpreendentemente, saber informações sobre Título de Eleitor online é extremamente importante e também essencial em ano eleitoral. Certamente você sabe que esse ano temos eleições aqui no Brasil, entre elas, a escolha do novo Presidente do Brasil. 

Não somente o Presidente da República será eleito esse ano, mas também Senadores, Deputados e Governadores. Inegavelmente, o assunto escolhido para esse artigo é importantíssimo, principalmente se você tem mais de 16 anos completos.

Publicidade

Certamente a possibilidade de emitir o Título de Eleitor online é a melhor notícia após o cadastramento da biometria, que aconteceu há alguns anos. Portanto, esteja atenta(0) às informações que seguem aqui. Saiba mais e boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Informações importantes sobre o cadastramento da biometria 

Sem dúvida, é muito importante adentrarmos o assunto da biometria a também como ela funcionará, antes mesmo de falar sobre o Título de Eleitor online. Ambos os assuntos são muito discutidos na atualidade. Fique atento!

Desde sempre, como forma de confundir a cabeça dos eleitores, alguns boatos surgem em anos eleitorais. Certamente, tais fatos conturbam as pesquisas e, principalmente, a opinião pública. Quem não tem a biometria poderá ou não votar em 2022? 

A resposta está diretamente na página da internet do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. Ali consta que “NÃO será obrigatório” o cadastramento biométrico para as eleições de 2022. Além disso, saiba que desde o ano de 2020 que a obrigatoriedade está suspensa. 

De quanto em quanto tempo acontecem as eleições no Brasil 

Essa é, inegavelmente, uma das perguntas mais feitas por milhares de brasileiros em todo o Brasil e também no mundo. Você sabe qual é a periodicidade em que as eleições acontecem aqui no Brasil e quem é eleito em cada uma delas? Saiba mais a seguir. 

Publicidade

Em 1532 aconteceram as primeiras eleições em nosso país, sabia disso? Atualmente, as nossas eleições sempre acontecem em anos pares. Só para exemplificar, aconteceram eleições em 2016, depois em 2018, em 2014 e também em 2020. 

Certamente, você já deduziu que ela acontecerá então, novamente, em 2022. Sabe quem é obrigado e a quem é concedido o direito de votar? Se acha que sabe, mas não tem tanta certeza assim, fique ligado nas informações abaixo. 

O Título de Eleitor online, o direito e a obrigatoriedade em votar

Inegavelmente, você já sabe que aqui no Brasil, existe o “direito” de voto e também a obrigatoriedade em votar. Você sabe quem se enquadra em qual das categorias acima mencionadas? É muito simples de entender! Esteja atenta(o).

Todo brasileiro, que possui completar 16 anos, já possui alguns direitos. Certamente, entre eles está o direito de votar. Sem dúvida, é importante você saber que, caso complete 16 anos até 2 de outubro (data do 1o turno) deve tirar seu título até 4 de maio.

Além disso, é obrigado a votar todo brasileiro, nascido no Brasil ou naturalizado, que seja considerado alfabetizado e também com idade que vá de 18 a 70 anos. Se você estiver dentro dessas condições, será então, obrigado a votar nessas eleições.

Como fazer para tirar o Título de Eleitor online? 

Em primeiro lugar, é importante você saber que todas as informações que você precisa saber para tirar o Título de Eleitor online, estão na página da internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).   

Você também pode encontrar muitas informações em formato de posts, e também vídeos. Para isso, basta seguir o Tribunal Superior Eleitoral nas redes sociais. São várias postagens no Facebook, Instagram e, principalmente no YouTube. 

Sem dúvida, nós também vamos te dar o passo a passo para que possa, não somente emitir pela primeira vez o seu Título de Eleitor, mas também regularizar alguma pendência diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral. Veja abaixo:     

  • Primeiramente, no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, busque a aba “Autoatendimento do Eleitor”, localizada na parte superior direita do site. 
  • Em segundo lugar, você deve escolher a opção que aparecerá na próxima tela, de maneira idêntica, com o “Atendimento do Eleitor”.
  • Do mesmo modo, clique na opção “Tire seu título eleitoral”. Nesse momento, uma janela se abrirá e nela você encontrará quais são os documentos que você deverá, não somente ter em mãos, mas também escaneá-los. 
  • Assim sendo, você será direcionado ao preenchimento dos dados e também para anexar os documentos dentro do site. Após finalizado esse processo, você poderá acompanhar o status da sua solicitação e também consultar essa e outras informações.

Você conhece o melhor aplicativo para baixar nessas eleições?

Sem dúvida, se você já possui Título de Eleitor, o app “e-Título” é a melhor opção para qualquer período eleitoral. Na realidade, é útil não somente em anos eleitorais, mas também em anos que antecedem as eleições, para consultar as informações.

O app permite que, entre outras coisas, você consulte as pendências relacionadas às eleições, se cadastre como mesário para trabalhar nelas e também armazene os comprovantes anteriores de votação. Tudo isso gratuitamente.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Vá até a Google Play Store ou App Store e baixe agora mesmo o app e providencie o seu Título de Eleitor online, em seu smartphone Android e iPhone, caso ainda não o tenha. Esperamos que tenha gostado das dicas. Te desejamos boa sorte. Até breve.