Vacinação no Brasil – Saiba como está a vacinação em nosso país

Publicidade

Com toda a certeza, a vacinação no Brasil é um assunto muito discutido e também mostrado na mídia atualmente. Afinal de contas, depois do susto que a pandemia nos deu, inegavelmente, saber sobre isso pode ser até considerado fundamental.

Inegavelmente, a polêmica que permeia o assunto desde o início da pandemia, no que diz respeito aos testes necessários, não está esquecida. Portanto, entenda que essa questão ainda está na noss a memória.

Publicidade

Sem dúvida, a vacinação no Brasil é um assunto interessante para discussão. E também pode ser considerado essencial, se levarmos em conta que a utilização das máscaras está sendo flexibilizada em algumas partes do país. Saiba mais sobre esses assuntos agora.

Fonte: Imagem do (Google)

A história da vacina em nosso país e no mundo

Com toda a certeza, se vamos falar sobre a vacinação no Brasil, sempre é importante saber um pouco da história que baseia o assunto. Certamente você vai concordar que aprender algo novo é não apenas bom, mas também importante.

Em primeiro lugar é importante saber que, a primeira vacina do mundo veio no século X na China, e também chegou para combater a varíola. O método era bem diferente, com a aplicação das cascas de ferida em pó com o vírus já morto.   

De modo idêntico, no Brasil a primeira vacina chegou ao Brasil através do Marquês de Barbacena, no ano de 1804 com a intenção de combater a varíola. Certamente, devemos muito a ele no que diz respeito à imunização.  

Por que é importante a vacinação no Brasil?

Em primeiro lugar, basta entender que, no caso da Covid 19, uma das formas mais efetivas de combate, foi a vacinação no Brasil. Sem dúvida existem outras formas, em especial os cuidados com a saúde, que funcionam bem como forma de prevenção.

Publicidade

Em segundo lugar, ela funciona como uma forma de proteção coletiva. Ou seja, já sabemos que a questão da imunidade é algo que requer cuidados e também atenção. Portanto, a conscientização de vacinar-se é extremamente importante.

Além disso, é crucial saber que existem cuidados a serem observados “antes, durante e depois” dela. Você sabia disso? Sem dúvida que sim. Achamos relevante e também necessário, relembrar esses cuidados. Acompanhe abaixo:   

  • Certamente, alguns cuidados são tomados quando tratamos das futuras mamães. As gestantes dependerão não somente de suas próprias convicções sobre a vacina, mas também de uma opinião do seu médico. 
  • Com toda a certeza, pessoas que apresentam febre também devem ter um maior cuidado. Além disso, podem aguardar até que sua saúde volte ao normal. 
  • Além disso, pessoas com gripe e outras infecções não somente devem ter cuidado ao decidir tomar a vacina, mas também devem aguardar o quadro de saúde voltar ao seu normal.
  • Só para exemplificar, cuidados como compressas e também a ingestão de medicamentos analgésicos e antipiréticos (a exemplo do paracetamol) são permitidos para aliviar dores, e também desconfortos.

Podemos considerar que o perigo de uma nova pandemia acabou?

Inegavelmente, o assunto da vacinação no Brasil, bem como os dados que veremos abaixo, pode causar uma falsa sensação de tranquilidade. Sem dúvida, dizemos “falsa”, principalmente porque muito pouco se previne e também muito é remediado.

Sem dúvidas, nós podemos cuidar da prevenção. Principalmente se cuidarmos da alimentação, sono, quantidade de água  e também exercícios físicos. Além disso, desacelerarmos um pouco, através da yoga e meditação ajudará muito.

De maneira idêntica, devemos valorizar mais as conversas em família, a convivência com as pessoas que amamos e também diminuirmos a quantidade de televisão e notícias negativas que assistimos. Tudo isso ajudará a prevenir, pode ter certeza. 

A vacinação no Brasil em números

Primeiramente, é necessário entender que o processo de vacinação no Brasil, comparado com outros países, foi um verdadeiro sucesso. Como resultado, sabemos que, até o mês de janeiro de 2022, mais de 352 milhões de doses foram aplicadas.

Do mesmo modo, é relevante saber que nosso governo investiu mais de 226 bilhões de reais para que isso não somente acontecesse, mas que também fosse eficiente. Certamente, nesse aspecto, nosso governo está de parabéns. 

Com relação às vacinas, sem dúvida, você sabe que estão liberadas pela ANVISA os seguintes tipos: Janssen (1 dose) e também Astrazeneca, Pfizer, Covaxin, Sputnik-V e CoronaVac (todas com 2 doses). E existe também a dose de reforço. 

Como você pode usar a tecnologia e fazer a sua parte?

Certamente, você ajudará baixando o app “Conecte SUS”, que está disponível para ser baixado gratuitamente. Não somente em celulares iPhone, mas também em smartphones com sistema operacional Android. 

Com ele você tem acesso a todos os dados da sua Carteira Nacional de Vacinação, e também, a informações importantes relacionadas à vacinação no Brasil. Que tal você baixar o aplicativo agora mesmo e ficar por dentro de tudo a também se prevenir? 

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Com toda a certeza, se você chegou até aqui já está de posse de todas informações e também dicas sobre a importância da vacinação. Lembre-se sempre de cuidar com atenção da sua saúde. Esperamos que tenha gostado das dicas. Até breve.

Publicidade