Validade CNH – Saiba o que muda em 2022

Publicidade

Um novo ano começou e temos novidades sobre a validade CNH. Você está por dentro de tudo o que mudou e que passa a valer agora nesse novo ano de 2022? Se a sua resposta foi não, fique tranquilo. Nós contaremos tudo para você.

Afinal de contas, milhões de brasileiros possuem a CNH – Carteira Nacional de Habilitação e, toda e qualquer alteração nesse sentido, bem como algumas facilidades tecnológicas, podem fazer a diferença na hora de cuidar dos pontos da sua CNH.

Publicidade

É importante estar por dentro da nova validade CNH bem como de outras alterações e assim poder inclusive auxiliar as pessoas de sua família ou amigo com algumas informações. Leia esse artigo até o final e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura.

Fonte: Imagem do (Google)

Você já ouviu falar alguma vez do PGU? Conheça um pouco dessa história

Antes de seguirmos com o assunto que nos trouxe a escrever esse artigo, ou seja, a validade CNH, achamos por bem trazer algumas informações interessantes para você sobre o surgimento da Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Motorista.

Você sabia que a licença para dirigir surgiu no ano de 1981 e tinha o nome de PGU – Prontuário Geral Único? É isso mesmo, o PGU foi uma licença para dirigir que valeu no Brasil por 13 anos.

Foi somente a partir de 1994 que ela passou a se chamar Carteira Nacional de Habilitação, tendo alguns anos depois a inclusão do RG e CPF e finalmente em 2018 passando a existir na sua versão digital.

Brasil: o país das infrações de trânsito

A validade CNH é algo que muda com a chegada do novo ano, entretanto há algumas coisas que, infelizmente, não mudam em nosso país. Uma delas está relacionada à quantidade de infrações cometidas no trânsito.

Publicidade

Nesse aspecto, nosso país é campeão. Todos os anos milhares de multas são aplicadas em motoristas inconsequentes que abusam da sorte e colocam em risco a vida de outras pessoas. Quer saber quais são as infrações mais cometidas?

Excesso de velocidade aparece em primeiro lugar encabeçando a lista. Depois dela temos o uso do celular enquanto dirige. Estacionar em local ou vagas proibidos e por fim, não usar o cinto de segurança. Isso não é nada que possamos nos orgulhar.

Quais as categorias de Carteira de Motorista existentes no Brasil?

Quando o assunto é validade CNH, também é importante trazer algumas informações que muitas das pessoas não sabem. Especialmente aquelas que são relacionadas às categorias da carteira Nacional de Habilitação.

Ou você achava que todas as Carteiras de Motorista eram iguais? Se você achava isso, então ficamos felizes de te contar que não é assim. Existem várias categorias para atender os vários tipos de condutores. Falaremos um pouco sobre elas abaixo.

Se você ainda não possui a sua Carteira de Motorista e está pensando em tirar a sua, as informações que seguem poderão te ajudar a buscar a Carteira Nacional de Habilitação ideal para você. Confira:

  • Categoria A: ideal para o condutor que pretende conduzir veículos com motor e que contenha de 2 à 3 rodas;
  • Categoria B: para os motoristas que conduzirão veículos com motor, que não estejam na categoria A e que tenham peso até 3,5 toneladas. Para esse tipo de categoria é importante lembrar que o veículo não pode ter mais do que 9 lugares;
  • Categoria C: para os condutores de veículos para transporte de carga que possuam mais de 3,5 toneladas;
  • Categoria D: Essa categoria de CNH atende os motoristas de veículos que fazem transporte de passageiros e que tenham capacidade superior a 9 lugares (incluindo o próprio motorista), que possua pelo menos 21 anos, que tenha também 2 anos de experiência na condução de veículos com a categoria B e ao menos 1 ano na categoria C;
  • Categoria E: por fim, essa categoria destina-se aos condutores de veículos que se enquadrem dentro das categorias B, C ou D, que possuam mais de 6 toneladas (a exemplo de reboque, semirreboque, trailer) ou lotação cujo número seja maior do que 8 lugares.

A validade CNH mudou. Saiba como será a partir de 2022

As mudanças que aconteceram no CTB – Código de Trânsito Brasileiro no ano de 2021, trouxeram alterações não somente na validade CNH e, como dissemos anteriormente, é extremamente importante que você esteja por dentro delas.

Agora, quem tirar a CNH em 2022 e tiver até 50 anos tem a validade de 10 anos. Para motoristas entre 50 e 70 anos, a validade será de 5 anos. Já para os motoristas com mais de 70 anos, o prazo será de 3 anos.

O DETRAN será responsável por avisar os condutores, com antecedência de 30 dias, sobre a renovação da sua CNH. Ao motorista caberá quitar todos os débitos existentes relacionados aos seus próprios nomes ou aos veículos que conduzem.

Tenha a validade CNH bem na palma da sua mão

Você sabia que com o app “Carteira Digital de Trânsito” você pode ter a sua Carteira Nacional de Habilitação bem na palma da sua mão, no seu smartphone? Isso não é incrível? Baixe agora mesmo o aplicativo na Google Play Store ou na App Store.

Com ela o motorista tem maior segurança com os dados criptografados e a assinatura digital. Isso garante a autenticidade do documento, reduz os riscos em falsificações e fraudes, além de uma economia em digitalizações, impressões e autenticações.

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Pronto! Agora você já está por dentro de tudo o que está relacionado à validade CNH. Esperamos que tenha gostado das informações e das dicas que trouxemos. Te desejamos sorte. Até breve.

Publicidade