Você alguma vez já ouviu falar que o nosso Ministério da Educação, também conhecido como MEC, é um órgão do governo também responsável por disponibilizar cursos, que por sua vez, são dos mais variados temas, destinado à diferentes pessoas, que também tenham variadas formações acadêmicas?
Os cursos em questão além de ser um ótimo adicional em seu currículo, que por sua vez, ajudará em sua vida profissional, é também, algo muito bom para que você possa alavancar a sua vida acadêmica, já que obviamente, através do curso você terá um repertório de conhecimento ampliado de forma totalmente significativa.
Portanto, se você tem interesse em obter mais informações detalhadas a respeito, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer, pois aqui, apresentaremos não só quais são os cursos, mas também como efetuar a sua inscrição no mesmo e várias outras coisas.
MEC- O que é e como funciona?
Antes que possamos disponibilizar mais informações detalhadas a respeito dos cursos que o MEC oferece, é interessante que ressaltemos, mesmo que de forma breve, do que na verdade o MEC, que conforme já ressaltando é a sigla utilizada para se referir ao Ministério da Educação, se trata.
A princípio, é interessante que ressaltemos um pouco do seu surgimento, coisa que ocorreu no ano de 1930 através do governo de Getúlio Vargas, no entanto, o nome que carregava na época era “Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública”.
Foi somente 23 anos depois, ou seja, em 1953, que o Ministério da Saúde ganhou autonomia, portanto, o nome que foi adotado pelo órgão a partir daí foi: “Ministério da Educação e Cultura”, que desde então vem ajudando milhares e milhares de estudantes a atingirem ok seu sonho.
No referindo agora ao que o órgão em questão é responsável por fazer, podemos destacar de modo geral que este tem a obrigação de melhorar a qualidade da educação, seja ela desde a educação infantil, até a profissional e também tecnológica.
Sendo portanto responsável por elaborar e também executar a Política Nacional de Educação, o Ministério da Educação e Cultura é também o gerenciador de diversas programas voltados obviamente, para os estudantes, como por exemplo:
- ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio;
- PROUNI- Programa Universidade para todos;
- FIES- ;Programa de Financiamento Estudantil
- PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
E além desses conhecidos programas, o MEC é também responsável por disponibilizar diversos cursos, que por sua vez, são totalmente gratuitos.
MEC- Cursos Gratuitos
O Ministério da Educação e Cultura é responsável por oferecer diversos programas estudantis, conforme já dito, no entanto, é válido ressaltarmos novamente que o órgão do governo em questão é também responsável por disponibilizar cursos, que por sua vez, são totalmente gratuitos.
Os cursos em questão, são distribuídos entre diversas instituições de ensino superior e no total são 117, confira alguns a seguir:
USP
- Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1;
- Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2;
- Marketing Digital;
- Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores;
- Marketing e vendas B2B: Fechando novos negócios;
- Inove na gestão de equipes e negócios: O crescimento da empresa;
- UX / UI: Fundamentos para o design de interface;
- Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira;
- Econometria Básica Aplicada;
- Introdução à Análise Macroeconômica;
- Introdução ao Teste de Software;
- Programa de cursos integrados Introdução aos Princípios e Práticas da Gestão De Projetos;
- Estatística não-paramétrica para a tomada de decisão;
- Programe-se;
- Mapas conceituais para aprender e colaborar;
- Compreendendo o Zika e doenças emergentes;
- Origens da vida no contexto cósmico.
UNICAMP
- Conceitos Básicos de Logística e Supply Chain;
- O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor;
- Curso de Desenvolvimento e Design de Aplicativos iOS;
- Como criar aplicativos com múltiplas telas para iPhone e iPad;
- Como criar jogos 2D para iPhone e iPad;
- A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte;
- Saúde Baseada em Evidências.
ITA
- Introdução ao Controle de Sistemas;
- Introdução ao Controle Moderno;
- Desenvolvimento Ágil com Java Avançado;
- Controle de Sistemas no Plano-s;
- TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes;
- Orientação a Objetos com Java.
HARVARD – (diferentes áreas)
- Artes e Design;
- Negócios e Gestão;
- Ciência da Computação;
- Ciência de Dados;
- Desenvolvimento Educacional e Organizacional;
- Ciência Ambiental;
- Governo, Leis e Política;
- História;
- Humanidades;
- Matemática e Análise de Dados;
- Medicina e Saúde Pública;
- Religião e Espiritualidade;
- Ciência e Engenharia;
- Ciências Sociais.
Como Se Inscrever Nos Cursos Gratuitos do MEC
Agora que você já viu grande parte dos cursos que o MEC é responsável por disponibilizar de forma gratuita em diferentes áreas e também instituições de ensino, é importante que destaquemos como você pode realizar a sua inscrição.
Primeiramente, é interessante já destacarmos o fato de que a sua inscrição pode ser feita de forma totalmente prática, através da internet, mais especificamente, acessando o seguinte endereço eletrônico: https://avamec.mec.gov.br/#/curso/listar.
Posteriormente, será necessário que selecione um dos diversos cursos gratuitos que estão sendo disponibilizados, para que então, você possa ler como o mesmo funciona e finalmente clicar em “Inscrever”, e finalmente clicar em “Cadastre-se”, para que assim, possa seguir todo o passo a passo que o site está lhe sugerindo.
Pronto, dentro de alguns dias você poderá iniciar o curso pela qual se inscreveu e ao final do mesmo, terá acesso à um diploma, que conforme dito anteriormente, pode ser ótimo para o seu currículo, seja ele profissional ou educacional.