Governo Federal oferece suporte para famílias de baixa renda.

PUBLICIDADE

O Plano Progredir é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, o qual visa promover a autonomia para as famílias inscritas no Cadastro Único e no Bolsa Família. Por meio de geração de emprego, qualificação profissional e renda, o programa visa gerar oportunidades para que os cadastrados possam melhorar de vida.

Dessa forma, o plano conta com cursos profissionalizantes, encaminhamento ao mercado de trabalho e também apoio ao empreendedorismo para os microempreendedores individuais (MEI) que estejam cadastrados nos programas no governo.


PUBLICIDADE

O plano é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e atua por meio de parcerias públicas e provadas, em seus três eixos. O Banco do Brasil e a Caixa são dois dos diversos parceiros que o Progredir possui.

Qual o objetivo do programa progredir?

O Progredir visa aumentar as oportunidades de emprego ao seus cadastrados por meio de cursos gratuitos de qualificação profissional, educação financeira, inclusão digital e empreendedorismo. Assim, com maior capacitação, as chances de contratação se tornam maiores.


São 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec, além de uma ferramenta online que possibilita a localização de Centros Vocacionais Tecnológicos para dar suporte aos cursos de formação profissional. Há também oficinas de educação financeira para educar as famílias sobre custos e como administrar melhor sua renda.

Além disso, o Progredir também visa a inclusão digital de seus cadastrados. O programa disponibiliza também uma ferramenta que localiza telecentros para auxiliar o acesso aos cursos de inclusão digital. Há também bolsas para agentes de inclusão digital.

Por fim, o Progredir oferta ações de incentivo ao empreendedor por meio do Microcrédito Produtivo. Essa ação é um empréstimo ofertado ao microempreendedor de baixa renda que deseje melhorar, ampliar ou até mesmo iniciar o seu próprio negócio.

Como fazer para participar do programa progredir?

Para participar do Progredir, o interessado precisa estar inscrito no Cadastro Único. Desta forma, o CPF da pessoa será identificado pelo sistema no momento em que ela fizer o cadastro no Portal Progredir.



As pessoas que estão dentro do perfil de baixa renda e não estão inscritas no Cadastro Único, devem entrar em contato com o CRAS para providenciar sua inscrição. Quem já está inscrito no Cadastro Único, pode acessar o Portal Progredir e se cadastrar online.

Após concluir o cadastro, o interessado poderá encontrar ofertas de qualificação, acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo.

Para mais informações Acesse: Plano Progredir 

Os incentivos vão até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, destinado a famílias cadastradas no Cadastro único. Há uma assistência técnica e inclusão financeira para os trabalhadores autônomos que estão inscritos nos programas sociais.

Mais uma boa notícia:

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica.

O benefício, cujo desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, pode ser requerido por famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Também podem pedir o desconto as famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que possuam membros portadores de doença ou deficiência cujo tratamento médico demande o uso continuado de aparelhos com elevado consumo de energia elétrica. Já as famílias indígenas e quilombolas com renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 KWh/mês.

O percentual é calculado com base no consumo mensal de energia elétrica do domicílio. As famílias que gastam até 30 KWh recebem 65% de desconto. De 31KWh a 100 KWh, o índice é de 40%. Para quem utiliza entre 101 KWh e 220 KWh, o desconto é de 10%.

Fonte: editalconcursosbrasil



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *