Principais erros que uma pessoa comete ao elaborar um currículo

PUBLICIDADE

Se você enviou currículo, mas ninguém se interessou, não foi chamado para uma entrevista, aí vem a pergunta: Porque não fui selecionado?

A resposta pode estar no seu currículo, afinal este é o primeiro passo para uma porta se abrir para o tão sonhado cargo.

Lembre-se: o currículo é o seu “cartão de visita” profissional para uma empresa.


Portanto, um currículo bem elaborado, prático e verdadeiro pode te colocar à frente de alguns concorrentes, mas cuidado com o que vai colocar em seu currículo.

 

Vamos agora dar algumas dicas do que você NÃO pode, de jeito nenhum errar ao preencher o seu currículo:

Erro 1: Digitação e gramática:

Prepare um currículo sem erros de português, pois poderão ser fatais no processo de avaliação. O primeiro defeito do candidato já fica evidenciado. Evite causar má impressão logo de cara. Leia e releia várias vezes com calma, use o corretor gramatical automático, se ainda houver alguma dúvida, consulte o corretor gramatical automático.

Peça para uma pessoa de confiança dar uma revisada. É muito importante que nenhum erro de digitação ou de gramática passe desapercebido. Como diz o ditado: A primeira impressão é a que fica.


Erro 2: Omitir dados:

Seja sempre sincero e verdadeiro, nunca esconda um fato importante com medo de que atrapalhe no seu currículo. Destaque sempre suas principais atividade e experiências profissionais, sempre informando as datas. Se, por acaso, você tenha ficado parado por algum tempo, informe mesmo assim.

Ocultar que esteve desempregado não é bom. Se foi demitido, explique os verdadeiros motivos. O recrutador poderá ficar desconfiado se perceber que você está omitindo dados que podem ser importantes para sua entrevista.

Erro 3: Tamanho e informações do currículo:

Não polua seu currículo com muitas informações demais. Se você já tem experiências profissionais, coloque no máximo, duas páginas. Se está começando a carreira agora, coloque uma página. O recrutador não tem muito tempo para analisar um currículo cheio de fatos irrelevantes  Lembre-se que o recrutador não tem muito tempo para analisar currículo muito “enfeitados”. A idéia é ser prático e objetivo nas informações, assim poderá conquistá-lo, mostrando como a sua experiência profissional pode agregar valor à empresa. Use sempre um único tipo de letra para preencher o currículo, dê preferência às tradicionais Arial ou Times, não use cores e formatos extravagantes.

O currículo deve ser um documento de fácil visualização e rápida leitura. Se for entregar pessoalmente o currículo, coloque-o numa pasta ou envelope, datado e com assinatura.

Erro 4: Perfil que não condiz com o seu cargo:

Não queira colocar um perfil que não condiz com a sua vaga. Não adianta você se candidatar para uma vaga de digitador, se você mal consegue ligar um computador. Sempre mantenha o bom senso e se candidate a uma vaga que realmente condiz com as suas qualificações profissionais.

É extremamente desagradável você ser chamado para uma entrevista de um cargo que você não tem experiência, mas se candidatou achando que poderá ter uma chance. Não arrisque, pois na maioria das vezes, o tiro sai pela culatra. Poupe o tempo do recrutador. Honestidade sempre.

Erro 5: Currículos desatualizados:

Muitas vezes você faz cópias de currículos, que ficam guardados e quando você encaminha para a empresa, algumas informações, como telefone, endereço, email estão desatualizados.

Confira sempre, antes de encaminhar o seu currículo para uma empresa. Se quiser, coloque no currículo as mídias sócias, mas tome cuidado com o que está postando nelas, pois isso pode depor contra você num processo seletivo.

Verifique Evite perder a tão sonhada vaga por uma simples falta de atenção. Verifique cuidadosamente todas as informações contidas no seu currículo antes de encaminhá-lo.

Com essas dicas, espero que você consiga elaborar um currículo bem informado e verdadeiro, conseguindo, assim, a sua vaga tão esperada…

Fonte: blogs.opovo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *