Muitos profissionais brasileiros têm o sonho de trabalhar no exterior, mas não é uma coisa tão fácil. Muitas vezes é até muito complicado e demorado. No entanto, alguns países estão dando preferência pelos profissionais brasileiros, em algumas áreas, por possuírem qualidades que os diferenciam no mercado de trabalho.
De 2013 para 2017, a quantidade de declarações de saída definitiva do Brasil entregues à Receita Federal mais do que duplicou. passando de 9.887 para 21.701.
Qualificações
Profissionais brasileiros que têm alta qualificação e especialização em algumas áreas vão encontrar o caminho mais rápido para ingressarem em carreiras fora do país. Como por exemplo:
Economistas, analistas e administradores de empresas que tenham experiência em comércio exterior. Médicos, dentistas, fisioterapeutas, chefs de cozinha e os que possuem formação na área de TI.
Países onde os brasileiros preferem trabalhar
Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Suíça, Portugal e também o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, (BRICS).
Entre os queridinhos, especialmente dos jovens adultos, estão Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Cada qual com seus desafios e seus encantos, porém, todos com os mesmos atrativos: segurança, tranquilidade e qualidade de vida. É uma troca — e vale lembrar que tem prós e contras.
Estados Unidos e o Canadá estão em primeiro lugar na lista de preferências por profissionais brasileiros.
No Canadá, por exemplo, é comum a preferência para jovens solteiros, com menos de 30 anos. Em s com experiência profissional, formação acadêmica com pós, sem filhos e alto nível de proficiência do idioma. É uma seleção bem elitista, que quer apenas os melhores para compôr a força de trabalho local. Já na Austrália e Nova Zelândia, os quarentões e cinquentões, respectivamente são bem-vindos.
A ideia dos países que valorizam os profissionais brasileiros, na verdade é a política do ganha-ganha, pois ao contratar um profissional qualificado, já pronto para o mercado de trabalho, não terá custos no processo de formação e especialização.
Assim, renovando a população economicamente ativa, evitando o prejuízo da economia, com conseqüências negativas em relação ao PIB (Produto interno bruto), com o envelhecimento dos seus cidadãos.
E para os profissionais brasileiros, a notícia é boa, pois só tem a ganhar, realizando o sonho de conquistar uma carreira no exterior, sendo muito bem recebidos e com salários bem atrativos.
A facilidade de adaptação em ambientes multiculturais, os profissionais brasileiros são muito bem visto.
Quais são as profissões mais valorizadas?
O primeiro profissional em destaque é o que atua no mercado financeiro, altamente valorizado no exterior. Economistas, analistas e administradores que tenham experiência em comércio exterior, mercado global e negócios podem sair na frente na busca por uma carreira internacional. Médicos, dentistas, fisioterapeutas, chefs de cozinha e trabalhadores com formação em TI também são valorizados e procurados,
Pontos positivos que atrai empresas de outros países
A cultura que vive os brasileiros é mais um ponto positivo que atrai empresas de outros países, pois convivem de maneira pacífica com outras etnias e religiões, então, ter um colega de trabalho que tenha outra crença ou que fale outro idioma não é problema para os profissionais brasileiros.
Para esses destinos, a vantagem em contratar um profissional brasileiro está no fato de que as empresas podem aproveitar a experiência e o talento de um trabalhador pronto para o mercado, sem custos com formação ou especialização.
Profissionais Brasileiros: tenha sua independência financeira
Países como os Estados Unidos e o Canadá são tão grandes, que buscam promover feiras e eventos, para mostrarem as vantagens de trabalhar e morar por lá.
Se você é um profissional qualificado e sonha em morar no exterior, pesquise por empresas que estão oferecendo vagas e vá à luta. Boa sorte!