Eleições no Brasil 2022 – Saiba mais como aprender a votar

Publicidade

Inegavelmente, quando o assunto é eleições no Brasil, todos nós temos algo a dizer, não é mesmo? Afinal de contas, quanto mais os dias passam, mais próximos estamos dela e, a preocupação em fazer uma boa escolha, nos deixa apreensivos.

Surpreendentemente, outros pontos chamam bastante a atenção para esse período atual. Não somente o cenário único em que nos encontramos, mas também uma rejeição muito forte aos candidatos. Principalmente para Presidente da República. 

Publicidade

Entretanto, nossa intenção ao escrever esse artigo é trazer algumas informações apenas. Nesse sentido, a ideia é te dar algumas orientações, especialmente em como fazer para votar se essa será a sua primeira vez ou não lembra como fazê-lo.

Fonte: Imagem do (Google)

As eleições no Brasil e suas estatísticas

Sem dúvida, as eleições no Brasil, no que diz respeito ao ano de 2022, dará o que falar. Principalmente quando se olha para o estado do Rio de Janeiro onde o número de pessoas se candidatando para Deputado Federal é maior que 23 por vaga. 

Não somente no Rio os números chamam a atenção, mas também no Brasil de forma geral. Afinal de contas, temos pouco mais de 1.620 vagas e mais de 28 mil pessoas se candidatando a elas. Desse número, 34% são mulheres e 66% são homens. 

Surpreendentemente, na média os candidatos possuem entre 44 e 49 anos. De maneira idêntica chama a atenção o fato de mais da metade deles possuir ensino superior. Além disso, pouco mais de 10% deles são empresários.

Vamos conhecer um pouco sobre as pessoas que trabalham nas eleições no Brasil

Sem dúvida, quando se fala em eleições no Brasil, a figura do mesário logo surge em nossa mente, não é mesmo? Inegavelmente, nem todos sabem que as pessoas que trabalham nas eleições se dividem em: secretários, mesários e presidentes. 

Publicidade

Certamente você já entendeu que a autoridade máxima entre eles é o presidente. Entretanto, os mesários podem assumir esse papel na ausência do presidente. Desse modo, todos eles têm a função de facilitar a vida dos cidadãos na hora de votar. 

Não somente os mesários podem assumir a função do presidente em caso de sua ausência. Mas também os secretários, cuja função original é realizar a organização e também o controle dos eleitores que acessam a seção de voto. Todos são importantes

Você sabia que é possível “treinar o seu voto”? 

É isso mesmo que você leu! Nas eleições no Brasil em 2022 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma inovação. Ou seja, criou na sua página da internet um Simulador de Voto. Inegavelmente isso é muito útil, não é mesmo?

Não apenas para quem se esqueceu como se vota, mas também para quem o fará pela primeira vez. Certamente, isso permitirá que as eleições aconteçam de forma mais ágil. Veja abaixo como você pode treinar, simulando assim o seu voto: 

  • Em primeiro lugar, acessa a página do TSE usando algum navegador de internet (Google Chrome, Mozila Firefox, Internet Explorer, etc);
  • Em segundo lugar, busque a opção “Eleitor” e, desse modo, basta clicar na opção “Eleições 2022”;
  • Desse modo, você deve buscar agora a opção “Urna Eletrônica”, clicando então em “Simulador de votação”;
  • De maneira idêntica, quando estiver visualizando a página “Quer aprender a votar?”, bastará escolher qual dos cargos você deseja simular a sua votação.  
  • Por fim, uma imagem de urna eletrônica, bem como seus botões aparecerão e você pode concluir a simulação.

Inegavelmente, esse é um avanço e também é algo bastante útil para todos os eleitores. Principalmente para quem sente aquele friozinho na barriga na hora de ir votar. Lembre-se que o uso de aparelhos celulares não é permitido na hora de votar. 

Que tal falarmos um pouco sobre a urna eletrônica?

Surpreendentemente, a segurança das urnas eletrônicas é um assunto que sempre chama a atenção nas eleições no Brasil. Desse modo, podemos confiar no que diz o TSE, ou seja, as urnas eletrônicas são confiáveis, seguras e também auditáveis. 

Certamente você sabe que as eleições em nosso país, graças a utilização da urna eletrônica, possui um dos processos de apuração mais rápidos do mundo. Desse modo, desde 1996 muitos avanços foram feitos no que diz respeito à tecnologia. 

Não somente o sistema operacional é destaque para a confiabilidade das urnas, mas também os algoritmos de criptografia que são parte dos módulos embarcados de segurança. Muita gente critica, porém,ela é de fato segura.

Que tal usar um pouco de tecnologia para te ajudar nas eleições?

Certamente, ao pensar em tecnologia, pensamos no app “E-Titulo”. Saiba mais aqui o motivo pelo qual atribuímos essa relação em nossos pensamentos. Primeiramente, você pode usá-lo como identificador na zona eleitoral, substituindo o título físico.

Não apenas isso chama atenção, mas também suas diversas funcionalidades. Principalmente o fato de o eleitor poder justificar o voto quando não conseguir comparecer às urnas no dia da eleição. Isso é simplesmente sensacional, não acha? 

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Por fim, se você tinha alguma dúvida de que as eleições no Brasil nesse ano serão marcantes, elas não existem mais, não é mesmo? Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você. Até breve.

Publicidade