SERASA tem serviço gratuito online para consulta do “nome sujo”.

Além de fazer consultas, você poderá negociar a sua dívida.

O número de brasileiros endividados tem crescido muito nos últimos anos no país. Em novembro de 2018, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 63,1 milhões de pessoas possuíam dívidas e pendências financeiras, um avanço de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado.



Além do problema da dívida em si, quem tem apontamentos financeiros normalmente não tem acesso ao crédito, como cartões de crédito e financiamentos, e perde a oportunidade de ter uma vida financeira organizada e saudável.

O brasileiro continua pagando muito caro pelas suas dívidas. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 77,4% das famílias endividadas tem dívidas na modalidade de crédito com as taxas de juros entre as mais altas do mercado: o cartão de crédito. Dados do Banco Central mostram que os juros médios do cartão ficaram em 278% ao ano em outubro.

Os carnês aparecem em segundo lugar como o principal tipo de dívida, mencionado por 14,5% dos endividados, seguido pelo financiamento de carro, com 10,1%.

Para sair dessa situação e limpar o nome, o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e renegociar. O que muita gente não sabe é que dá para fazer consultar seu CPF pela Internet.

Os consumidores podem contar com uma ferramenta para consultar se o CPF está regularizado.

O consumidor poderá verificar através do site ou, pelo aplicativo, para usuários de smartphones Android.

A consulta ao Serasa, antes dessa ferramenta, só era permitida presencialmente nas agências da empresa.

O consumidor que tem o nome negativado, ou como é popularmente conhecido, “nome sujo”,  é incluído em cadastros de proteção ao crédito, instituições que disponibilizam para empresas o nome dos consumidores inadimplentes.

Para “limpar” o seu nome e não ter mais restrições nas compras a crédito, é necessário pagar a dívida.

Nesse mesmo site é possível também renegociar dívidas atrasadas diretamente com o credor, no caso da empresa participar do programa “Limpa Nome Online”.

Através do site, o consumidor conseguirá informações sobre suas pendências financeiras relativas a débitos, como valores e a data de vencimento.

É possível também informar sobre documentos e cheques roubados. O serviço é gratuito.

O serviço disponibiliza também informações detalhadas sobre os credores.

Como fazer a consulta:

Basta preencher um cadastro. Para garantir a segurança, é necessário fornecer o número de celular para receber um código de validação de SMS e autenticá-lo ao entrar no serviço online.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o seu cadastro com o “nome sujo” ficará até cinco anos da data do vencimento do débito.

Depois desse período, seu nome fica “limpo” e você poderá assumir novos créditos no mercado, mas sua dívida com o banco ou a loja continua e vai aumentar, a cada mês, com os juros.

Para fazer a consulta do seu CPF gratuitamente CLIQUE AQUI 

Abaixo segue um vídeo super explicativo com um passo a passo para facilitar ainda mais a consulta do seu cpf.

Como diminuir a produção de dívidas

Grande parte dos Brasileiros se endividam. Um dos primeiros passos para zerar sua dívida, é aceitar que você deve e que você precisa se organizar.

Faça anotações de tudo que você comprar em créditos, isso vai fazer muita diferença, aos poucos você vai perceber onde está investindo seus bens e o valor de crédito que terá de pagar a frente.

Crie uma planilha com o nome dívidas! Ela vai te ajudar muito, pois você terá uma visão ampla de quanto e como o dinheiro está saindo do bolso, além de providenciar uma base da sua vida financeira.

Tente no máximo pagar suas contas em dia. Evite pagar juros, é um dinheiro que não tem volta, e não agrega valor nenhum para você. E se por acaso você já tiver contas vencidas, negocie com seus credores, veja se consegue descontos, parcele e consiga pagar em dia.

Utilize seu crédito para comprar produtos que você necessita, que vão realmente valer na sua vida. Comprando coisas desnecessárias por impulso, você poderá se arrepender.

Fuja das dívidas

É óbvio que você fazer uma dívida para ter sua própria casa, não uma divida má. O ideal é que você fuja, das dívidas que não são necessárias, que não agregam em sua vida.

Dívidas Ruins:

– Consomem aquele dinheiro extra;

– Tem juros altíssimos;

– O produto adquirido perde valor e é desvalorizado ao longo do tempo;

– Geram Passivos, concluindo, sé uma máquina que suga todo seu dinheiro.

Dívidas Boas:

– Aumentam seu dinheiro extra;

– Por mais que há juros, o produto dá mais rentabilidade.

– Produtos valorizados que irão superar os juros e inflação;

_ Produtos que irão aumentar sua renda financeira.

O SERASA é administrado pela empresa Serasa Experian, a maioria dos seus clientes são bancos e financeiras, restrições no SERASA são popularmente conhecidas como “Restrições Financeiras” em diferentes sites que realizam a consulta do seu CPF, já o SPC é conhecido como “pendência no varejo”.

Fontes: Serasaconsumidor.com.br, edumoreira.com.br

Principais erros que uma pessoa comete ao elaborar um currículo.

Como baixar o aplicativo CNH Digital 2019