Velocímetro de Internet – Baixe o App e teste a velocidade

Publicidade

Certamente você já deve ter ouvido sobre o Velocímetro de Internet, não é mesmo? Independente de qual seja a sua resposta, vamos falar um pouco mais sobre ele e qual a sua importância. 

Normalmente conhecido como Teste de velocidade, Velocímetro de internet ou Speed test, é uma ferramenta utilizada para descobrir se a velocidade da sua internet é a mesma contratada com a operadora.

Mas ao utilizar o Velocímetro de internet é necessário entender como ele funciona. Continue a leitura e fique por dentro de tudo, certamente este é um assunto de extrema importância. 

Publicidade
Fonte: Imagem do (Google)

Por que os testes de velocidades vem com resultados diferentes?

Atualmente, existem diversos Velocímetro de Internet como por exemplo: o teste de velocidade da Anatel, SpeedTest Copel, o velocímetro do Google, EAQ Brasil Banda Larga, entre outros.

Se você já utilizou algum deles, com certeza deve ter notado a diferença entre os resultados. Isso acontece porque os sites que oferecem esse velocímetro tem maneiras diferentes de calcular as estatísticas.

Contudo, os princípios gerais que todos utilizam, são de certa forma bem parecidos. Além disso, devido às particularidades dos navegadores, os resultados contam com uma margem de até 20% de erro.

O que significa a velocidade de download?

A velocidade de download é o quão rápido você carrega uma página da internet ou baixa arquivos. Com certeza, você já deve ter notado quando a velocidade estava lenta, não é mesmo?

Para medir a taxa de download é preciso que o Velocímetro de Internet se conecte com o servidor, baixando vários artigos. Logo após, ele analisa o tempo de processo e define o resultado.

Como mencionamos acima, é preciso entender que pode haver uma margem de até 20% de erro, sendo necessário atingir a velocidade de download de até 80% mensalmente.

Conheça algumas opções de Velocímetro de Internet.

Surpreendentemente, existem algumas opções de Velocímetro de Internet, e sua velocidade pode ser testada através de sites ou apps para seu smartphone. Veja algumas de nossas opções abaixo:

  • Brasil Banda Larga –  Um serviço promovido pela Anatel, o Brasil Banda Larga oferece aos seus usuários o acesso rápido a todas as informações sobre sua conexão e assim descobrir se a sua velocidade de internet é a mesma contratada. 
  • Internet Speed Test ou Minha Conexão – Este é um dos mais conhecidos quando se trata de testar a velocidade de internet, para isso, basta acessar o site e o teste iniciará automaticamente. No final é possível ver informações sobre sua conexão.
  • Speed Test by Ookla – Este também é um dos velocímetros mais conhecidos, em sua maioria podemos dizer que é um dos melhores. Basta apertar o botão para iniciar, e aguardar então os resultados, logo de cara ele já indicará seu IP, cidade e operadora
  • NPerf – Este é uma excelente opção se você quer testar sua internet através do smartphone. O app está disponível para Android e IOS , com ele é possível ver a taxa de desempenho em vídeos, o tempo de carregamento de sites e a pontuação sobre sua conexão. 

Considerar qual o melhor, certamente é algo bem difícil. Isso porque, todos eles cumprem com a mesma função. Contudo, vale a pena testá-los e descobrir qual deles é o melhor para você.

Além disso, é importante também usá-los para entender de fato os resultados. Afinal, são diversos motivos que podem deixar sua internet lenta, e às vezes uma coisa simples pode se tornar algo muito grande.

Fatores que podem afetar o resultado

Alguns fatores podem atrapalhar os resultados, como por exemplo: Ter obstáculos ou aparelhos eletrônicos entre você e o modem podem diminuir a distribuição do sinal. Assim como a distância do Wi-fi. 

O sinal do Wi-fi depende do quão perto dele você esteja, quanto mais longe mais fraco o sinal fica. E por fim, desligar os aparelhos ligados à rede durante a noite também é de extrema importância.

Isso porque a banda larga é dividida entre os aparelhos conectados, e para captar toda a internet na hora de utilizar o Velocímetro de internet é preciso desconectar todos os aparelhos ligados à rede.

Baixe gratuitamente o melhor app de Velocímetro de Internet

sem dúvidas o “Speedtest por Ookla” é o melhor. Saiba mais aqui sobre esse aplicativo e faça o download em sua loja de aplicativos agora mesmo. Use o Speedtest para testar sua conexão de forma rápida e simples.

Os testes de vídeo permitem uma avaliação completa e em tempo real sobre a velocidade e qualidade de streaming de sua rede, baixe o app agora mesmo e faça o teste. 

Acesse nosso site e confira nossas dicas de cursos.

Agora que você já conhece as melhores opções para o Velocímetro de Internet, não deixe de escolher o seu favorito e testar sua conexão de forma rápida e segura. Esperamos ter ajudado e até breve.